TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Previsões de safras, Agricultura 4.0, a ‘onda’ dos biológicos e logística de transporte são os destaques do Momento Agrícola

Publicado em

As previsões das safras brasileiras e os números da produção nacional de grãos estão entre os primeiros temas abordados pelo Momento Agrícola na edição desta semana. O programa, apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli Silva, é veiculado pela rede de rádios do Agro e divulgado aos finais de semana pelo Enfoque Business (link do programa ao final do texto).

Arioli destaca que é preciso melhorar a confiabilidade e a metodologia das informações contidas nas previsões de safra no Brasil. Estas informações, que constam nos relatórios periódicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são muito contestadas pela classe produtora local.

Classe produtora quer maior confiabilidade e aperfeiçoamento da metodologia das informações contidas nas previsões de safra no Brasil.

Enquanto isso, o país se reporta aos relatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA – United States Department of Agriculture) como base para a tomada de decisões. O USDA, vale lembrar, mantém parcerias com universidades, associações de produtores e sindicatos para elaborar suas previsões de safras e projetar o mercado de commodities.

Segundo Ricardo Arioli, a Conab e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) projetam uma parceria que, por meio de um levantamento de dados em comum, visa melhorar a confiabilidade das previsões de safras.

Agricultura 4.0

A tecnologia está cada vez mais presente no Agro. Dados de sensores, de máquinas agrícolas com grande aparato tecnológico, de imagens de satélite e de estações meteorológicas já orientam boa parte dos produtores no aumento da produtividade e na redução de custos, oferecendo condições para a tomada de decisões mais assertivas.

Ricardo Arioli aborda esse tema e conversa com o diretor técnico da Fundação MT, Leandro Zancanaro. A abordagem está no quarto bloco do programa.

Logística

Outro assunto relevante abordado no Momento Agrícola é a logística de transportes da produção, com destaque para o transporte ferroviário e as obras de ferrovias. A ampliação do contrato de concessão da Rumo Logística com a Malha Paulista, as obras da Ferrovia Norte-Sul, as projeções de novos braços ferroviários – como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e a Ferrogrão – foram temas de entrevista com o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Pereira.

Crescimento dos biológicos

O mercado amplamente favorável para as ferramentas de controle biológico de pragas – bioinseticidas, bionematicidas, biofungicidas promotores de crescimento e inoculantes – no conceito inovador da multiplicação de fungos e bactérias ‘on farm’ também é uma interessante abordagem do Momento Agrícola.

Sobre esse tema, Arioli conversa com a pesquisadora da Rose Monnerat, da Embrapa, com foco no Programa Nacional de Bioinsumos. O diálogo é esclarecedor sobre a tendência e crescimento deste novo mercado, a partir do qual o produtor pode chegar a uma redução de até 50% nos custos com produtos de controle de pragas e doenças em lavouras comerciais.

Os bioinsumos também já trazem grandes resultados nos sistemas orgânicos de produção, onde o controle biológico alcança 100% de participação, enquadrando-se perfeitamente no ambiente das pequenas, médias e grandes propriedades.

Mobilização ‘artística’

Outro assunto abordado por Ricardo Arioli no programa desta semana é a campanha de arrecadação de fundos para a defesa da Amazônia “Protecting the Protectors”, uma live global que reuniu grandes artistas como Jane Fonda, Wagner Moura e Morgan Freeman, além de líderes indígenas, cientistas e ativistas do meio ambiente para chamar a atenção mundial sobre o que entendem ser o “desmonte de políticas ambientais” na Amazônia e a “perseguição contra povos indígenas” na América Latina.

De suas mansões e apartamentos e luxuosos, protegidos do corona vírus, da dengue e da malária, os artistas lançaram a campanha cujos fundos certamente irão para administração de organizações não-governamentais (ONG’s), que, por sinal, até hoje não comprovaram eficiência em suas ações na Amazônia.

Clique no link abaixo para ouvir na íntegra o Momento Agrícola:

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

O dólar e o pacote de cortes, as RJs, os dramas de empresas e entrevistas são destaques

Published

on

A alta do dólar – que passa dos R$ 6,00 – como resposta ao desagrado em relação ao pacote de corte de gastos do governo e os reflexos sobre a economia, especialmente no agro. As recuperações judiciais e os seus efeitos. As oito mil demissões da Cargill justificadas pelos preços das commodities. Os cortes da Syngenta e o fechamento da unidade de sementes de Ituiutaba-MG motivado pelos altos custos de produção, pela limitação do crédito e volatilidade do câmbio.

Estas são algumas das notícias comentadas no primeiro bloco do Momento Agrícola, na edição deste sábado, 07 de dezembro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

O programa traz, ainda, os blocos de entrevistas, com os temas “Os detalhes da Pecuária na Integração”, com Nelcino de Paula, da UFMT, e “O Mercado do Milho”, com Jeferson Souza, da Agrinvest.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana