TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Partidos de oposição discutem aliança para disputar prefeitura de Tangará da Serra

Publicado em

As eleições municipais de outubro próximo prometem ser muito acirradas em Tangará da Serra. As movimentações entre partidos e suas lideranças apontam para uma mobilização considerável visando as convenções para já antecipar a definição das configurações das chapas, sejam majoritárias, sejam proporcionais.

O prefeito Vander Masson (União) deverá tentar a reeleição e conta com apoios de peso, como o do deputado estadual Doutor João (MDB) e do Partido Liberal (PL), sigla à qual pertence o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os liberais figuram no primeiro escalão de Vander, com o professor Palmínio Garrido na titularidade da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Vander Masson (União) deverá buscar a reeleição nas eleições municipais de 2024.

De outro lado, os opositores do atual prefeito estão focados na disputa pela prefeitura local e vão para as convenções de seus partidos com o firme propósito de terem seus nomes referendados. Sem espaço no MDB de Doutor João, o ex-prefeito Fábio Martins Junqueira trocou de partido e se dispõe a disputar o pleito majoritário pelo partido Republicanos. A filiação aconteceu em março, com apoio do presidente estadual da sigla, Adilton Sachetti e outras lideranças estaduais republicanas.

Junqueira foi dotado de plenos poderes na nova agremiação, assumindo a presidência do diretório municipal. Com ele, ingressaram no partido quatro vereadores – Ademir Anibale (ex-MDB), Horácio Pereira (ex-União), Sandra Ferracin e Fábio Brito (estes últimos ex-PSDB).

Fábio Junqueira conta com pleno aval do vice-governador Otaviano Pivetta (dir) para representar o Republicanos nas majoritárias de outubro.

Em recente pesquisa realizada pelo jornal Diário da Serra, Fábio Junqueira é o que mais de aproxima de Vander Masson. O atual prefeito apareceu com 35,2% na preferência dos eleitores consultados, enquanto Junqueira contabilizou 23,3%. O ex-deputado estadual Wagner Ramos (PP) foi apontado em terceiro, com 10,2% da preferência, seguido do produtor rural e ex-secretário de Infraestrutura Chico Clemente, que obteve 4,3%. Logo em seguida, a advogada Karen Rocha figurou em 3,8%.

Pois, foi Wagner Ramos quem tomou a inciativa de abrir conversações com objetivo de formar uma frente para a disputa pela prefeitura de Tangará da Serra. “Vi aqueles números e procurei o pessoal (Fábio, Chico e Karen) para vermos essa possibilidade e estamos conversando”, disse o ex-deputado.

Wagner Ramos iniciou conversações para possível aliança. Ex-deputado é aposta do PP para o pleito municipal.

Chico Clemente também teria sido procurado para uma possível composição. Ele, porém, já se declarou disposto a disputar a majoritária. Caso mantenha sua disposição de candidatura própria nas eleições de outubro, representará uma terceira via no pleito.

Segundo Wagner, há boas chances de formação de uma aliança para enfrentar Vander Masson nas urnas. “É uma forma de unirmos forças e acredito que temos boas condições. Quem estiver melhor será o cabeça de chapa, acompanhado pelos demais com funções bem definidas”, explicou, em conversa com a reportagem do EB, no último final de semana.

Novidade na política local, advogada Karen Rocha também está no contexto das majoritárias.

O PT, partido do presidente Luís Inácio Lula da Silva, ainda discute internamente se disputará o pleito majoritário ou se irá participar de alguma composição. A sigla de esquerda conta com duas possibilidades – professor José Rosa e o jovem Maycon David Caetano – para o pleito majoritário.

Mudanças nas proporcionais

A disputa proporcional em Tangará da Serra também será acirrada, a exemplo dos pleitos anteriores. Haverá novidades entre os postulantes, praticamente todos engajados com os ideais da atual polarização política vivenciada no País.

De um lado, postulantes que se declaram de direita integram as duas correntes políticas dominantes hoje no município – lideradas por Vander Masson e Doutor João, e por Fábio Junqueira em proximidade com Wagner Ramos e Karen Rocha.

As convenções são avidamente aguardadas pelos pretensos candidatos à vereança.

A disputa eleitoral deste ano conterá novas regras para a definição dos vereadores dos mais de 5.500 municípios brasileiros.

Uma das modificações é quanto ao tamanho da chapa de candidatos que cada partido pode registrar. A norma agora é a de que os partidos poderão ter nominatas de, no máximo, 100% das cadeiras em disputa, mais uma candidatura. Ou seja: se a câmara tem 14 vereadores, cada partido poderá apresentar, no máximo, 15 candidatos. Até a última eleição municipal, em 2020, o limite variava de 150% a 200% das cadeiras, de acordo com o porte do município.

Outra mudança refere-se às sobras eleitorais, na distribuição dos votos entre os partidos que definirá quem ficará com as cadeiras no parlamento. A partir de 2024, participarão da distribuição de vagas apenas os partidos que tenham atingido no mínimo 80% do quociente eleitoral e seus candidatos que tenham superado os 20% do quociente. Até então, bastava ao partido ter alcançado 100% do quociente.

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Chico Guarnieri participa da III Semana da Neurodiversidade em Barra do Bugres

Published

on

Evento municipal tem o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes perfis cognitivos

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) marcou presença na III Semana da Neurodiversidade, em Barra do Bugres. Com o tema “Um olhar afetivo para a neurodiversidade”, o poder público municipal, em parceria com o parlamentar e especialistas, discutiu a importância da sensibilização, compreensão e aceitação das pessoas com perfis cognitivos diferentes.

A abertura da semana de palestras foi realizada nessa segunda-feira (09.06) e o parlamentar reforçou que a neurodiversidade é a ideia de que cada pessoa é diferente, inclusive na forma como o cérebro funciona. Segundo esse conceito, os seres humanos têm jeitos variados de pensar e agir e essas diferenças naturais devem ser respeitadas e aceitas.

“É muito gratificante estar aqui hoje, neste evento que tem como objetivo promover a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade, incentivando a inclusão e a equidade para todas as pessoas”, afirmou.

Chico Guarnieri defende a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade.

Um desafio a ser vencido nesse ponto é a identificação de um número de quantas pessoas neurodivergentes existem.

O parlamentar reforçou que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que em Mato Grosso mais de 40 mil pessoas afirmaram ter recebido o diagnóstico de Transtorno Espectro Autista (TEA). Mas não há levantamentos de outras condições como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, entre outros.

“Precisamos desses números para que possamos construir políticas públicas de forma assertiva, compreendendo a realidade onde estamos inseridos”, disse Chico Guarnieri.

Nessa segunda-feira (10.06), a abertura do evento contou com a palestra “Comunicação e Desafios da Inclusão Escolar”, ministrada pelo psicólogo, doutor em estudos da Linguagem, Rodrigo Fernandes Brito.

Realizada pela Prefeitura de Barra do Bugres, pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, a Semana da Neurodiversidade ofereça palestras também nesta terça e quarta-feira, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na quinta-feira, na Praça Felipe Mendes, terão atividades culturais, interativas e recreação.

#neurodiversidade; #chico guarnieri; #transtorno espectro autista

(Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana