TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Na Feira do Centro, praça de alimentação oferece uma iguaria típica do Brasil Central

Publicado em

Nutritiva, saborosa e com aroma inigualável. Ela é muito apreciada e tem grande procura na praça de alimentação da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, que atende neste domingo (23) a partir das 05 da manhã.

Feira do Centro aguarda bom público neste domingo.

A pamonha é um alimento riquíssimo, preparado à base de milho verde ralado, muito requisitada pelos consumidores que procuram seu desjejum às quartas e domingos no mercado público central da cidade. “É uma forte tradição que temos aqui da Feira do Centro, um alimento forte que tem a cara da agricultura familiar”, diz o presidente da Associação dos Feirantes e gestor da Feira do Centro, Valdeci Ferraz Aquino.

O quitute é preparado na hora, doce ou salgado, saindo fumegante das grandes panelas usadas no seu cozimento. Quem vende a iguaria avisa: não pode deixar para vir muito tarde na Feira. “O povo procura muito e às vezes termina logo, conta Terezinha de Jesus Silva, de uma das bancas que vendem a pamonha, além do curau, outro alimento à base de milho.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Origem indígena

A pamonha é um alimento típico do Brasil Central. O milho ralado é cozido embrulhado em sua própria palha verde. A pamonha geralmente tem como outros ingredientes manteiga, leite, ovos e leite condensado, podendo ser doce ou salgada, recheada com queijo, linguiça, goiabada, ou conforme determina a criatividade de quem a prepara.

Sendo à base de milho, a pamonha é um alimento energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde. Além disso, regula o intestino, rejuvenesce, fortalece a imunidade, cuida da visão e da pele.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Published

on

Uma das atrações da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, é o setor de carnes. É ali que se encontra bons cortes de carnes bovina, suína, os embutidos e derivados, além de peixes. Nesse domingo de Páscoa, a Feira começa a atender a partir das 05h00.

O dia é especial e  muitos consumidores optam pelo churrasco, e aí vão cortes bovinos e suínos que a Feira do Centro oferece para preparar na brasa. “Nosso setor de carnes é muito frequentado, especialmente aos domingos. As opções são várias, e fica ao gosto do consumidor escolher o que mais lhe convém na ocasião”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),Valdeci Ferraz Aquino.

Tradicional feira de domingo é atração em Tangará da Serra.

Churrasqueadas à parte, há quem valorize uma boa carne de panela como prato principal no domingo. E uma opção deliciosa é o músculo ao molho na pressão, acompanhado da tradicional polenta. (Veja receita ao final do texto)

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

O corte

O músculo bovino, ou garrão, é aquela carne que deriva das pernas dianteiras e traseiras do boi. É um corte versátil (o mesmo do ossobuco) e nutritivo. É rico em colágeno, possui textura firme e sabor marcante, sendo ideal para receitas que exigem cozimento prolongado.

É considerado uma carne de segunda, geralmente mais acessível. É uma carne magra, com baixo teor de gordura e rico em colágeno, proteínas e nutrientes. Por isso, pode ser utilizada na alimentação infantil.

Seu sabor é marcante e se acentua com o cozimento. É versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações, como guisados, carnes de panela, sopas e ensopados.

Veja, na sequência, receita de músculo na pressão, com polenta.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana