conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

MT, Brasil, EUA e UE: Momento Agrícola relembra principais fatos do Agro em 2019

Publicado

Na primeira edição do ano, o Momento Agrícola traz uma retrospectiva sobre os principais acontecimentos relacionados ao Agro em 2019. O engenheiro agrônomo, consultor e apresentador Ricardo Arioli relatou fatos relevantes no Brasil, na União Europeia e nos Estados Unidos, cujos mercados foram impactados por fatores climáticos, medidas políticas e, obviamente, as movimentações do maior mercado consumidor do planeta: a China.

Ricardo Arioli produz e apresenta o Momento Agrícola

Arioli começa pelos Estados Unidos, onde enchentes e chuvas incessantes que ocorreram entre os meses de março e maio causaram enormes prejuízos na produção de grãos e nos rebanhos bovinos. A guerra tarifária entre Estados Unidos e China também pesaram fortemente na balança do Agro norte-americano.

Na União Europeia, os principais fatos de 2019 dizem respeito à busca pela modernização do obsoleto Agro europeu e o famoso ‘Pacto Verde’, a partir do qual o Velho Mundo tenta diminuir os impactos sobre o seu meio ambiente, severamente devastado no passado por guerras e pelo avanço populacional.

Nunca é demais lembrar que, enquanto tentam restaurar o meio ambiente que destruíram ao longo da História, os europeus se atiram em pressões descabidas e equivocadas sobre o Brasil, e se valem da hipocrisia e da falta de conhecimento para criticar a produção agropecuária brasileira.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

No Brasil, a retrospectiva dos acontecimentos do Agro se referem aos reflexos do novo governo brasileiro, comandado por Jair Bolsonaro. E os impactos são positivos, em que pese as dificuldades deixadas pelos 15 anos de governo equivocado e corrupto do PT e de seus partidos orbitários.

Por fim, em diálogo com o jornalista João Batista Olivi, Arioli traz a retrospectiva para Mato Grosso, onde o Agro demostra descontentamento com o governo Mauro Mendes diante de fatos negativos como a incidência do Fundo Especial para o Transporte e Habitação sobre a produção. Arioli e Olivi discorrem sobre o Fethab 2, o Fethab do milho, o Fethab do feijão e as especulações em torno da possível queda da Lei Kandir.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana