conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Tecncologia, pesquisa e a boa fase da pecuária são destaques no programa

Publicado

A segunda edição do ano do programa Momento Agrícola traz informações que remetem a uma expectativa positiva para o Agro neste ano de 2020. Nesta edição – que o Enfoque Business reproduz neste espaço e na integra, o produtor e apresentador do programa Ricardo Arioli discorre sobre pesquisa, tecnologia, eventos e o bom momento que a pecuária de corte passou a desfrutar desde o ano passado.

Arioli fala sobre o Congresso de Solo, Plantas e Pragas, que ocorreu recentemente nos Estados Unidos, e o Dia de Negócios e Tecnologia (Dinetec) que acontece em Canarana, no Vale do Araguaia, na próxima quarta-feira (15/01).

O bom momento da pecuária de corte é um dos destaques do programa deste final de semana.

No mesmo programa, Ricardo Arioli conversa com o investidor Celso Armando Fugolin Junior, da FinPec, empresa especializada em investimentos em pecuária de corte e confinamento de bovinos. No diálogo, Fugolin fala sobre o bom momento da pecuária de corte a partir dos lucrativos negócios do setor com o exterior, os bons preços da arroba do boi gordo e a boa fase dos frigoríficos.

Leia mais:  Momento Agrícola: Preços e compras de fertilizantes, carbono e entrevistas são destaques

Outro destaque do programa é o bloco cujo tema é o manejo de solos arenosos no CAD Parecis.

Para ouvir o programa na íntegra, clique abaixo.

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Preços e compras de fertilizantes, carbono e entrevistas são destaques

Publicado

A baixa nos preços dos fertilizantes e as compras do insumo para a próxima safra de soja, evento sobre mercado de carbono, entrevistas e outras notícias comentadas são as atrações do Momento Agrícola deste sábado, 21 de maio.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Fertilizantes: preços e compra

Ricardo Arioli abre o Momento Agrícola deste sábado mencionando que algumas notícias no mercado apontam para uma baixa nos preços dos fertilizantes. Segundo ele, estas baixas giram em torno dos 10%. “A ureia já caiu um pouco e os fosfatados também (…). Será que pode cair mais? Resposta difícil!”, afirma.

Nestas circunstâncias, Arioli sugere aos produtores rurais que ainda não adquiriram o insumo para a próxima safra que não percam tempo. “Quem ainda tem adubo pra comprar para esta próxima safra de soja e se a compra for mesmo indispensável, então tem que tomar uma decisão logo”, aconselha, observando que a decisão não deve considerar apenas do fator preço, mas também os prazos de entrega.

Leia mais:  Momento Agrícola: Preços e compras de fertilizantes, carbono e entrevistas são destaques

Carbono

O Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes, realizado entre quarta (18) e ontem (sexta, 20), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, discutiu soluções inovadoras e de tecnologia capazes de tornar o Brasil um exportador de energia verde para o mundo, além de promover o avanço na direção da neutralidade em emissões de gases de efeito estufa.

Arioli participou de painel no evento do Rio de Janeiro.

O evento teve a participação de mais de 100 palestrantes – entre empreendedores e líderes de grandes corporações nacionais e internacionais – e contou, anteontem, com o painel “Agricultura e Serviços Ambientais”.

Na condição de proprietário da Agropecuária Novocampo, Ricardo Arioli participou do painel com Alysson Paolinelli, presidente executivo da Abramilho, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz; Julio Cezar Busato, CEO da Busato Agropecuária; Ricardo Faria, proprietário da Insolo Agroindustrial, e Tânia Cosentino, Presidente da Microsoft Brasil. Carlos Motta, vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, foi o moderador.

O painel levou à conclusão de que a tecnologia e a conectividade são fundamentais para o agronegócio encontrar um caminho para produzir mais e, ao mesmo tempo, preservar. O modelo econômico atual exige práticas muito mais conscientes no trato com o ambiente. A economia de baixo carbono é uma oportunidade de negócios. Mas para que seja possível monetizar, o agricultor, o pequeno e o grande, precisam ter acesso a dados.

Leia mais:  Momento Agrícola: Preços e compras de fertilizantes, carbono e entrevistas são destaques

Arioli – que apresentou sugestão no painel relacionada ao uso da calculadora do RenovaBio, a RenovaCalc – comenta sobre o evento, ainda no primeiro bloco.

Outras

Outros assuntos entram na pauta do Momento Agrícola deste sábado, entre eles a realização, em Rondonópolis, da 1ª Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), nos dias 02 e 03 de junho, e a consulta pública para modernização do padrão de qualidade da soja no Brasil. Sobre este último assunto, Arioli estende seus comentários sobre a viabilidade da mudança deste padrão.

O Momento Agrícola discorre, nos blocos seguintes, sobre o AFERE – o Aplicativo para Adubação da Embrapa -, o Congresso Brasileiro da Soja 2022, e as Propostas da CNA para o Plano Safra 22-23.

(Foto do topo: CNA/Agência Brasil – Wenderson Araujo/Trilux) 

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana