conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Petróleo a preços negativos e o etanol, variedades de alto rendimento e cuidados com a “RJ” são destaques

Publicado

Como de costume, o programa Momento Agrícola traz informações relevantes do Agro para os leitores. Produzido e apresentado por Ricardo Arioli, o programa é veiculado pela rede de rádios do Agro e repercutido pelo Enfoque Business aos finais de semana.

Um dos destaques desta edição do Momento Agrícola é a desvalorização assombrosa do barril de petróleo, algo jamais visto na história recente. O preço do líquido fóssil caiu tanto que chegou a ficar com preço negativo na bolsa de valores. A indústria petrolífera não parou de produzir e acabou ficando sem ter onde estocar a produção.

Após esta depressão, o preço do barril voltou a subir, mas especialistas preveem uma possibilidade que poderá ser ainda mais aterrorizante para o setor petrolífero logo ali, no mês de maio, quando o petróleo poderá apresentar preços de -100 dólares. Isso mesmo: Preço de US$ 100 negativos!

O resultado destes tombos nos preços do petróleo, decorrente da briga mercadológica entre Arábia Saudita e Rússia, atingiu em cheio o mercado do etanol de milho. E, a partir daí, os ‘efeitos colaterais’ desta conjuntura indicam que o milho brasileiro terá de enfrentar uma competição ferrenha, já que os estoques americanos do grão começam a ficar altos.

Leia mais:  Momento Agrícola: PIB do Agro, Green Bonds e homenagens a Morricone, Vinícius e Ringo Starr são os destaques

Mercado

Entre outros destaques do Momento Agrícola consta uma análise feita por um especialista que afirma a necessidade de se observar muito bem a movimentação do mercado, já que vender a safra agora talvez não seja um bom negócio, apesar dos bons preços.

Outra importante abordagem é sobre os riscos de recuperação judicial de empresas compradoras da safra. O Momento Agrícola traz dicas sobre como o produtor pode identificar se determinada empresa está em risco ou não de pedir a “RJ”.

Crises à parte, o Momento Agrícola também destaca duas variedades de soja que deverão render excelentes resultados na próxima safra: a TMG 2381 – que já alcançou grande produtividade na última safra – e a TMG 2379. Ambas são resistentes à maioria das raças de nematoides. A 2379, em especial, será apropriada para a abertura do plantio.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Sensacionalismo e inverdades, política, mercado e entrevistas são os destaques

Publicado

O Enfoque Business repercute neste sábado (16/01) mais um Momento Agrícola recheado de informações, comentários e entrevistas. O programa veiculado pela rede de rádios do Agro é de autoria do engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli e repercutido no portal sempre aos finais de semana.

Sensacionalismo e inverdades

Os incêndios do Pantanal no último período de estiagem foram manchetes no mundo inteiro, com a mídia sensacionalista criminalizando o Brasil, o governo local e, em especial, os produtores rurais brasileiros.

O falaz Macron: Críticas equivocadas e desprovidas de conhecimento/sabedoria sobre a soja brasileira.

As críticas exacerbadas e as manchetes sensacionalistas de grande parte da mídia foram levadas a cabo pelas alas extremistas das classes ambientalistas brasileira e estrangeira.

Países como a França, do falastrão presidente Emmanuel Macron, e outros da Europa, exauriram seus recursos naturais e hoje se prestam a criticar e dar palpites sobre como tratar o meio ambiente no Brasil e na América Latina.

Ou seja: Os europeus destruíram os seus quintais no passado e hoje, em meio a um falso moralismo, querem intervir no quintal alheio.

Leia mais:  Os protestos de produtores na Europa, o balizador da soja e o gergelim são destaque no Momento Agrícola

Ainda assim, apesar da hipocrisia ambientalista que reina na Europa, os europeus não deixam de importar a soja, o milho e a carne produzidos no Brasil.

Estes países tentam intervir negativamente na opinião pública internacional sem considerar (dolosamente) os esforços brasileiros e a rígida legislação local em prol da preservação do meio-ambiente.

Nesta edição do Momento Agrícola, Ricardo Arioli discorre sobre a questão ambiental, em especial sobre manejo em áreas de pastagens no Pantanal, de forma técnica, considerando os aspectos burocráticos e de bom senso.

As críticas equivocadas e desprovidas de conhecimento e, muito menos, de sabedoria sobre a soja brasileira por parte do falaz presidente francês ‘Macron’ também foram comentadas.

Política

A questão política envolvendo a Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional é outro assunto abordado no Momento Agrícola.

Arioli discorre sobre o posicionamento de membros da FPA no processo de eleição da nova mesa diretora da Câmara dos Deputados.

Outras

A edição deste final de semana do Momento Agrícola também traz um grande volume de informações, com outras notícias comentadas e entrevistas sobre os Avanços na Lei de Sementes, com Virgínia Carpi, do MAPA; ‘O Mercado de Soja’, com Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities; e ‘O Milho, os Adubos e a Soja em 2022’, também com Marcos Araújo da Agrinvest.

Leia mais:  Ricardo Arioli: Missão de Tereza Cristina nos países árabes, safras, mercado do etanol, dólar e Lei Kandir

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana