TANGARÁ DA SERRA

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Impasse entre Brasil e EUA, biocombustíveis, agricultura digital são destaques da semana

Publicado em

Como de costume, o Momento Agrícola traz temas relevantes para o Agro brasileiro em mais uma edição. O programa, apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli Silva, é veiculado pela rede de rádios do Agro e divulgado aos finais de semana pelo Enfoque Business (link do programa ao final do texto).

Um dos assuntos é o impasse entre Brasil e Estados Unidos em relação ao etanol. Em plena campanha pela reeleição, o presidente americano Donald Trump ameaça retaliar o Brasil por conta da taxação que o governo brasileiro impõe ao etanol do país da América do Norte. Acontece que se o etanol do ‘Tio Sam’ não for taxado, acaba competindo fortemente com o etanol brasileiro aqui, no mercado interno.

Há, porém, alternativas de negociação. Uma delas é a possibilidade de isenção do açúcar brasileiro exportado aos Estados Unidos. É aguardar para ver o desfecho desta polêmica bilateral.

Biocombustíveis

Outro assunto relevante no Agro brasileiro é o descontentamento de produtores com as usinas produtoras de etanol. O motivo está na comercialização dos créditos de descarbonização comercializados pelas usinas via bolsa. Ocorre que os produtores querem uma fatia dos recursos auferidos com a venda dos CBios.

Leia mais:  Momento Agrícola: ‘Renovar’, glifosato, desconto em multas e entrevistas são destaques

Arioli traz uma análise pontual sobre o tema ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola desta semana.

Outro assunto em destaque são as questões relacionadas ao biodiesel. Segundo Arioli, a política dos biocombustíveis do país tende a elevar a soja e o milho a outros patamares de preços em razão da demanda criada pelo crescente aproveitamento destes grãos na produção de biodiesel e o apetite do mercado externo pelos grãos brasileiros (especialmente a China). O apresentador aborda esta questão em detalhes.

Agro Digital

Uma realidade ironicamente impulsionada pela pandemia é a imposição da era digital no Agro. A pandemia tem acelerado a revolução digital na agricultura brasileira, resultando, aí, num caminho sem volta.

Um dos claros sinais é a orientação remota para manutenção de maquinários, realidade criada pelas precauções ante o coronavírus e, daí, a necessidade de quarentena e o distanciamento social. Este é outro assunto abordado de forma precisa no programa.

Outros

O Momento Agrícola também traz em seu conteúdo desta semana outros três blocos com abordagens sobre os avanços na recuperação judicial, os reflexos da venda antecipada de soja no mercado e os “intermináveis” embargos de propriedades rurais.

Leia mais:  Momento Agrícola: ‘Renovar’, glifosato, desconto em multas e entrevistas são destaques

Clique abaixo para ouvir o Momento Agrícola na íntegra.

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: ‘Renovar’, glifosato, desconto em multas e entrevistas são destaques

Published

on

Renovação da frota rodoviária, redução do imposto sobre importação do glifosato, redução de multas ambientais pela Sema, notícias comentadas, safra do Paraguai e entrevista com o economista-chefe do USDA são os destaques da primeira edição do Momento Agrícola deste mês de agosto.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Renovar

Projeto Renovar pretende tirar de circulação caminhões com mais de 20 anos de uso.

Logo na abertura da edição, o Momento Agrícola traz informações sobre a aprovação pelo Senado e pela Câmara Federal, na última quarta-feira (03), da Medida Provisória (MP) 1.112/2022 que cria o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar) e tem entre seus objetivos tirar de circulação ônibus e caminhões no fim da vida útil.

A MP, agora na do PLV 19/2022, que segue para sanção presidencial. Com a destinação à sucata dos veículos antigos, o Renovar tem como objetivo a redução dos custos de logística, a inovação e criação de novos modelos de negócios, e a melhoria da qualidade de vida dos profissionais de transporte. O programa também busca o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Leia mais:  Momento Agrícola: ‘Renovar’, glifosato, desconto em multas e entrevistas são destaques

Ricardo Arioli comenta sobre o assunto.

Menos imposto

Outra pauta explorada no Momento Agrícola é a redução, por um ano, no imposto de importação de cinco produtos usados como insumos industriais e na agricultura. A medida foi aprovada na última quarta-feira (03), em reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A medida abrange glifosato e quatro tipos de resina plástica usadas na produção. O glifosato e seu sal de monoisopropilamina foram os insumos usados na agricultura que tiveram suas alíquotas reduzidas. No caso específico do herbicida, a redução foi de 9,6% para 3,8%.

Desconto e outras pautas

O Momento Agrícola traz, em seus dois primeiros blocos, uma série de assuntos de amplo interesse do Agro, como a regulamentação do programa de redução das multas ambientais da Sema.

Os descontos podem chegar a 90% nas multas aplicadas pelo órgão. As novas regras constam no decreto nº 1436/2022, que, em seu artigo 68, regulamenta o Programa de Conversão de Multas em Serviços de Preservação, Melhoria e Recuperação da Qualidade do Meio Ambiente, com o objetivo de fazer conciliação entre a Sema e os infratores.

Leia mais:  Momento Agrícola: ‘Renovar’, glifosato, desconto em multas e entrevistas são destaques

Além de outras notícias comentadas, o Momento Agrícola traz uma abordagem sobre a Safra 22-23 no Paraguai, e uma entrevista com Seth Meyer, Economista-chefe do USDA, que esteve em visita ao Mato Grosso.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana