conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Funrural, aquecimento global, desafio de produtividade e PSA foram destaques na semana

Publicado

O programa Momento Agrícola, veiculado pela rede de rádios do Agro trouxe nesse final de semana, como de costume, informações relevantes relacionadas ao setor produtivo.

O produtor e apresentador do programa, Ricardo Arioli, destaca a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal de que não pode haver cobrança do Funrural nas exportações indiretas de produtos agrícolas. Ele discorre sobre um eventual (mas improvável) reembolso da contribuição desde 2005.

Ricardo Arioli produz e apresenta o Momento Agrícola

Outros assuntos abordados no Momento Agrícola desse final de semana são o aquecimento global e as suas contradições e estudos especializados, e o Desafio Nacional da Máxima Produtividade lançado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil nesta safra 2019/2020.

Ricardo Arioli destinou um bloco específico do Momento Agrícola para discorrer sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Brasil Mata Viva. Neste bloco, Arioli conversa com o diretor da Forest Friend, Mauro Romani, sobre uma plataforma mato-grossense destinada à venda de ativos ambientais dos produtores rurais.

A nomeação de Ricardo Arioli para a presidência da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) também foi assunto no programa deste final de semana e será pauta do Enfoque Business nos próximos dias.

Para ouvir na íntegra estes e outros conteúdos do Momento Agrícola desse final de semana, basta clicar o link abaixo.

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana