A qualidade na educação é alcançada através de diferenciais. No Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (IPES), de Tangará da Serra, os diferenciais estão no sistema Anglo, na equipe pedagógica e em atividades que oportunizam os alunos a explorarem os seus potenciais da melhor forma e com a maior produtividade possível.

IPES: Atividades que oportunizam os alunos a explorarem os seus potenciais da melhor forma e com a maior produtividade possível.
Para esse ano letivo de 2025, o IPES implantou uma novidade para os alunos do ensino fundamental e educação infantil: o Espaço de Tecnologia, através do Programa Mundo Computacional, “Estamos oportunizando aos alunos conhecer a tecnologia e a melhor forma de usá-la no dia a dia como aliada do saber”, anuncia o diretor da escola, Wesley Lopes Torres.
O Programa Mundo Computacional engloba o conceito Mind Makers, uma disciplina que une conceitos e técnicas da Ciência da Computação, tecnologias digitais e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.

Diretor Wesley Lopes Torres com Felipe Martins, em um bate papo no estúdio do IPES-POD.
Nessa atividade inovadora, os alunos desenvolvem conhecimento através de tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker que viabilizam soluções.
Na semana anterior, o IPES contou com a presença do assessor Mind Makers Felipe Martins, que coordenou o treinamento presencial das atividades. Segundo ele, o objetivo da disciplina é oportunizar o aprendizado da manipulação da tecnologia. “Nossa meta é orientar o aluno a utilizar a tecnologia de modo ativo e não somente de maneira passiva. Ou seja: o aluno vai entender que a tecnologia existe para resolver os problemas do dia a dia”, explicou Martins.
Conceito

Na disciplina, os alunos desenvolverão conhecimento através de tecnologias digitais como programação, robótica, inteligência artificial e práticas Maker.
O conceito de Pensamento Computacional ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Apresenta fundamentos da Ciência da Computação e desenvolve habilidades socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
As aulas são baseadas em projetos, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uso de técnicas de gamificação para desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.

Na semana anterior, o IPES contou com a presença do assessor Mind Makers Felipe Martins, que coordenou o treinamento presencial das atividades.