TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Mapeamento de Riscos e Desastres

Mato Grosso tem 15 municípios sob risco geo-hidrológico crítico, segundo governo

Publicado em

Em Nova Olímpia, 140 pessoas residem em áreas de risco geo-hidrológico. Baixada Cuiabana soma 1.950 pessoas em áreas mapeadas

No Brasil, 1.942 municípios apresentam risco de ocorrência de incidentes durante o período chuvoso, como deslizamentos, enxurradas e inundações. Desse total, 821 são considerados prioritários para a gestão de riscos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do projeto Mapeamento de Riscos e Desastres.

A região Centro-Oeste registra a menor proporção de eventos e de pessoas expostas a esses riscos. Ainda assim, Mato Grosso concentra o maior número de municípios suscetíveis na região, com 40 cidades mapeadas. Desse total, 15 são classificadas como de risco geo-hidrológico crítico, integrando a lista dos 821 municípios prioritários definidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. (Veja lista)

Nessa condição de maior risco, com possibilidade de deslizamentos, enxurradas e inundações, estão os municípios de Cuiabá, Nova Olímpia, Água Boa, Comodoro, Colniza, Feliz Natal, Santo Antônio do Leverger, Santa Terezinha, Vila Rica, Peixoto de Azevedo, Confresa, Paranatinga, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte e São José do Rio Claro.

Chuvas podem provocar deslizamentos, enxurradas e inundações em 15 municípios de Mato Grosso.

Em Nova Olímpia, 140 pessoas residem em áreas mapeadas como de risco geo-hidrológico. Já em Cuiabá e Várzea Grande, o total de moradores nessas áreas soma 1.950 pessoas. Veja lista a seguir:

Minas Gerais é a unidade da federação com o maior número de municípios nessas condições, totalizando 283 cidades. No estado mineiro, mais de 1,4 milhão de pessoas vivem em áreas classificadas como de risco geo-hidrológico.

As informações completas sobre o mapeamento de risco em todo o país constam na Nota Técnica nº 1/2023/SADJ‐VI/SAM/CC/PR, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

(Redação EB, com contribuição de Brasil 61)

Comentários Facebook
Advertisement

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana