conecte-se conosco

Eleições 2020

Mais de três horas após o pleito, apenas 1,45% dos votos estão apurados; TSE admite lentidão

Publicado

A lentidão verificada na apuração dos votos das eleições municipais em todo o país frustrou quem já estava acostumado a ver resultados mais rapidamente no histórico dos pleitos desde a implantação da urna eletrônica pela Justiça Eleitoral brasileira, em 1996.

Em todo o país, três horas após terminar o horário de votação, apenas uma parcela ínfima das urnas já havia sido apurada. Em Tangará da Serra, às 20h19 de domingo, apenas 1,45% dos votos estão apurados (Imagem no topo).

Vander Masson aparece em primeiro com uma larga vantagem (81,76%), seguido de Chico Clemente (8,92%) e Weslei Lopes Torres (6,72%). Os outros dois candidatos – Claudinho Frare e Jean Piccoli – somam, juntos, pouco mais de 2% dos votos apurados.

As primeiras informações sobre a disputa proporcional (vereador) foram divulgadas há pouco pela Justiça Eleitoral.

No Senado, porém, Carlos Fávaro, do PSD, lidera nas primeiras urnas apuradas.

Dificuldades

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na noite deste domingo, 15, que enfrenta dificuldades técnicas para divulgação dos resultados das eleições de 2020. A Corte disse, no entanto, não haver qualquer problema no sistema de totalização e apuração dos votos.

Leia mais:  Eleições 2020: Partidos realizarão convenções a partir de 31 de agosto; Registros de candidaturas até 29 de setembro

Após as instabilidades enfrentadas no aplicativo e-Título, agora é o site de divulgação das Eleições (resultados.tse.jus.br) que apresenta problemas na atualização dos dados. Mas a informação é de que essa dificuldade técnica não reflete nenhum problema no sistema de apuração, que estaria recebendo normalmente as informações do pleito.

“O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”, afirma nota divulgada pela assessoria do TSE.

Mais cedo, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, informou que o sistema responsável pelas informações da Justiça Eleitoral foi alvo de uma tentativa de ataque hacker, mas que investida foi totalmente neutralizada. Segundo ele, não houve nenhum tipo de prejuízo à eleição. “Houve de fato uma tentativa de ataque hoje, com quantidade de acessos massivos para tentar derrubar o sistema como um todo. E não foi bem-sucedido”, disse Barroso em entrevista durante a tarde.

Leia mais:  Convenções se encerram hoje para consumar quadro das municipais; Em Tangará, ao menos cinco disputarão majoritária

A Corte Eleitoral tomou medidas de prevenção após o sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ser invadido por um hacker, que bloqueou o acesso aos processos e paralisou as atividades do tribunal no início do mês.

Neste ano, o pleito conta com uma novidade no processo de totalização dos votos. Agora, essa etapa está concentrada no data center do TSE, enquanto em eleições passadas o processamento era feito pelos tribunais regionais eleitorais. Ou seja, houve uma redução de 27 pontos de totalização para um.

No sábado, o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, afirmou que a mudança traria várias vantagens, como na “economicidade, segurança, gerenciamento, e na agilidade”.

publicidade

Eleições 2020

Diplomação dos eleitos em Tangará da Serra e Nova Olímpia será virtual, em 17 de dezembro

Publicado

Os prefeitos e vereadores eleitos e suplentes nas eleições de 15 de novembro em Tangará da Serra e Nova Olímpia serão diplomados em cerimônia virtual. É o que diz o edital 121/2020, da Justiça da 19ª Zona Eleitoral, assinado ontem (07/12) pelo juiz eleitoral Ângelo Judai Junior.

O evento será realizado a partir do Cartório da 19ª ZE, a partir das 17hs, através do aplicativo google meet, pelo link meet.google.com/tur-fttr-zfu.

A medida é motivada pelos cuidados relacionados à pandemia da Covid-19. Na sequência, imagem do edital emitido pelo Cartório da 19ª Zona Eleitoral:

 

Leia mais:  Derrotado em 2016, Vander bate recorde em 2020 e diz que será prefeito de todos os tangaraenses
Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana