TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Lesma causa prejuízo em lavouras de soja de Sapezal

Publicado em

Produtores rurais da região de Sapezal vem enfrentando problemas com ataques de lesma em lavouras de soja. Segundo informações levantadas pelo Enfoque Business, a incidência da praga vem aumento nos últimos três anos e é preciso adoção de práticas de manejo para prevenir os danos.

Segundo relato de um produtor rural de Sapezal, cerca de 870 hectares de soja plantados há cerca de um mês tiveram de ser replantados. “Agricultura tem surpresas diversas todo ano (…). Natureza é uma coisa que não podemos controlar”, consta, em postagem em rede social.

Em contato com o Enfoque Business, o agrônomo e consultor Rafael Bonatto confirmou a ocorrência da praga em lavouras de Sapezal. Segundo ele, a incidência do molusco tem aumentado nos últimos três anos, mas é preciso monitoramento para prevenir os ataques. Uma ação preventiva é a aplicação de lesmicida à base de metaldeído. “É uma questão de monitoramento, com atenção redobrada nos primeiros 15 dias após o plantio”, disse Bonatto.

Praga

A praga ataca as lavouras de soja até 30 dias depois da semeadura e é durante a noite até o amanhecer que o molusco sai para se alimentar.

Os primeiros ataques da praga em Mato Grosso foram registrados no ano de 2005, em lavouras de Sorriso. De lá para cá, os ataques da lesma persistiram safra após safra, mas sua incidência foi controlada com aplicações de produtos com metaldeído.

A praga ataca as lavouras de soja até 30 dias depois da semeadura e é durante a noite até o amanhecer que o molusco sai para se alimentar. Em alguns casos, se o produtor se descuidar, o estrado pode ser grande.

Em Mato Grosso, com a prática do plantio direto, a palhada que ajuda a proteger o solo serve de abrigo, criando um microclima perfeito para a reprodução da lesma.

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Tecnologia para soja, RJs, relatório safra e entrevistas são os destaques do sábado

Published

on

A nova tecnologia da Bayer para a soja, as recuperações judiciais e as preocupações que elas representam, o relatório da safra do IMEA, notícias comentadas e entrevistas são os destaques da edição deste sábado do Momento Agrícola.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Tecnologia

A Bayer anunciou o lançamento da tecnologia Vyconic para soja. Conforme a empresa, será a primeira a oferecer tolerância a cinco herbicidas em um único evento genético. A apresentação ocorreu durante o Commodity Classic 2025, em Denver, nos Estados Unidos.

A principal inovação da Vyconic é a combinação de resistência aos herbicidas dicamba, glufosinato, mesotriona, 2,4-D e glifosato.

Houve acréscimo duas tolerâncias em relação às gerações anteriores: mesotriona e 2,4-D. Ambos os herbicidas são eficazes no combate a ervas daninhas de folha larga.

A empresa também destaca que a Vyconic será desenvolvida com genética avançada para garantir elevado potencial produtivo.

Além da novidade da Bayer, o Momento Agrícola traz outras novidades, como as recuperações judiciais, que preocupam em número e em tamanho. Também, a medida do governo para tentar conter a inflação dos alimentos, zerando impostos de importação de nove produtos.

Ainda no primeiro bloco, Ricardo Arioli discorre sobre o relatório de safra do IMEA, que mais uma vez prevê produtividade recorde da soja em Mato Grosso.

Entrevistas

Do segundo ao terceiro bloco, o Momento Agrícola traz reflexões e entrevistas, sob os temas “Os Efeitos das taxações no Agro dos EUA; “A Acrimat em Ação”, com Chico Manzi; e “A China e os Tarifaços do Donald Trump”, com Liones Severo.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana