conecte-se conosco


Cidades & Geral

Frio recorde em Mato Grosso a partir de quinta-feira; Sem chuva, mínimas poderão descer aos 10°C na serra

Publicado

Em meio a uma época de estiagem severa e temperaturas altas, os mato-grossenses poderão assistir a uma brusca virada no tempo. Os principais sites especializados em meteorologia preveem uma onda de frio no final desta semana, com previsão de garoa e mínimas de 10 graus celsius.

As previsões constam nos portal Clima Tempo e no site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Em Tangará da Serra, o calorão persiste entre hoje (terça, 18) e amanhã. As máximas chegam aos 37 graus, enquanto às mínimas não baixam dos 20 graus.  Porém, na quinta-feira, as temperaturas entram em declínio até que, na sexta-feira, os termômetros apontem para mínimas de 10°C quinta, com possibilidade de garoa.

O frio na Serra de Tapirapuã segue no final de semana, com mínimas se mantendo nos 10°C e as máximas não superando os 28 graus celsius no domingo. Não chove.

Na região metropolitana, há chance de recorde de calor para 2020 em Cuiabá nesta terça-feira, 18, e/ou na quarta. O recorde atual de calor é de 40,1°C no dia 14/8/2020, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Ainda na capital do estado, a previsão do Climatempo é de 40°C para esta terça-feira e de 41°C para quarta-feira. O ar frio de origem polar começa a influenciar Cuiabá na quinta-feira e a temperatura tem forte queda. Esta massa de ar frio polar que está prevista para o fim da semana é muito intensa e será a mais forte de 2020.

O calor voltará a predominar a partir da próxima segunda-feira, quando as máximas voltarão e chegar aos 39°C.

Madrugadas do final de semana prometem recordes de frio no ano.

publicidade

Cidades & Geral

Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Publicado

Uma forte e extensa massa de ar frio atinge o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

Em Mato Grosso, o frio poderá ser recorde a partir da noite de quarta-feira (18), com mínimas de 7°C na capital, Cuiabá, e de 5° C em Tangará da Serra. Na quinta-feira, os termômetros poderão apontar 4°C na cidade da Serra de Tapirapuã (Veja imagem abaixo).

A friagem deverá persistir por até uma semana, segundo previsões nos principais sites especializados em meteorologia do país, como o Clima Tempo, o Cptec/Inpe e o Inmet.

A figura a seguir, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19 (quarta-feira e quinta-feira).
Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Leia mais:  Governador autoriza licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-358, no Chapadão

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana