TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Escola Estadual Militar: prazo de matrícula para novos alunos termina nesta terça-feira

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, na última sexta-feira, o período de matrículas para os estudantes aprovados no processo seletivo das escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026.

O prazo para efetivação da matrícula segue até esta terça-feira, 23 de dezembro. O processo seletivo contemplou unidades das escolas Tiradentes e Dom Pedro II.

Ao todo, as escolas estaduais militares — sendo cinco administradas pelo Corpo de Bombeiros Militar e 24 pela Polícia Militar — ofertaram 5.422 vagas, distribuídas em 24 municípios do estado.

Conforme o edital, a presença dos pais ou responsáveis legais é obrigatória no ato da matrícula. Os candidatos classificados além do número de vagas formarão cadastro de reserva e poderão ser convocados em caso de desistência, desclassificação ou não comparecimento de candidatos aprovados.

As vagas foram distribuídas por cotas, nos seguintes percentuais: 20% para filhos e dependentes legais de policiais militares e bombeiros militares de Mato Grosso; 20% para estudantes de famílias comprovadamente em situação de vulnerabilidade social; 5% para o público-alvo da Educação Especial; e 55% para ampla concorrência.

As escolas estaduais militares estão localizadas em municípios como Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Querência, Cáceres, Confresa, Colniza, Juína, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Tangará da Serra, entre outros.

(Com informações de Seduc-MT)

Comentários Facebook
Advertisement

Educação

IPES conclui ano letivo e projeta 2026 com qualidade aliada às inovações tecnológicas

Published

on

O Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (IPES), de Tangará da Serra, conclui nesta quarta-feira (17) mais um ano letivo. O período foi marcado pelo desempenho dos alunos, com índice de 95% de aprovação nos ingressos às universidades em Mato Grosso e em outros estados.

As atividades de 2025 tiveram início em janeiro, com a realização da Semana Pedagógica, voltada à preparação da equipe e à organização da rotina escolar, especialmente no ambiente de sala de aula.

Na estrutura física, o IPES passou a contar com novos espaços, como a Sala Maker e Robótica, voltada à tecnologia, além da ampliação e remodelação do Laboratório de ciências. A escola também passou a oferecer a sala do IPESPod, um estúdio destinado à produção de podcasts e a sala da Capelania.

A tecnologia também foi incorporada à área de segurança. Com o objetivo de ampliar o controle de acesso e a organização do fluxo de entrada e saída, o IPES implantou um sistema de reconhecimento facial. O recurso, estendido ao estacionamento, identifica os alunos por meio de leitura facial na entrada, permite a automatização da chamada e pode gerar alertas aos pais.

O sistema é integrado ao Super APP Layers, agenda digital que reúne ferramentas de comunicação e gestão escolar. A plataforma permite o monitoramento da frequência dos alunos, a emissão de boletins escolares e boletos de mensalidades, além do acesso a materiais didáticos, conteúdo das aulas e às plataformas digitais dos sistemas de ensino. “É uma inovação voltada à informação, à segurança e ao controle, ampliando a capacidade de gestão e oferecendo mais tranquilidade às famílias, que poderão acompanhar o acesso dos filhos à escola”, destaca o diretor Wesley Lopes Torres.

Ao longo do ano, a comunidade escolar participou de diversas atividades, como a Feira do Conhecimento, realizada em junho, e a 30ª edição das Olimpíadas do IPES (OLIMPES), em agosto, considerada a mais tradicional competição esportiva estudantil de Tangará da Serra.

Ainda em agosto, o auditório da escola sediou o lançamento do livro “IPES, Monumento de Fé do Povo de Deus”, de autoria do reverendo Marcos dos Anjos (in memoriam), obra que registra a trajetória do IPES como instituição de ensino no município.

Matrículas

O IPES mantém abertas as matrículas para o próximo ano letivo. Por meio do Super APP Layers, as famílias podem realizar rematrículas on-line, acompanhar a frequência dos alunos, acessar e imprimir boletins, consultar boletos de mensalidades e visualizar materiais didáticos e conteúdo das aulas.

Para novos alunos, é necessário procurar a secretaria da instituição para efetivar a matrícula, uma vez que as vagas remanescentes são limitadas.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana