O Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (IPES), de Tangará da Serra, conclui nesta quarta-feira (17) mais um ano letivo. O período foi marcado pelo desempenho dos alunos, com índice de 95% de aprovação nos ingressos às universidades em Mato Grosso e em outros estados.
As atividades de 2025 tiveram início em janeiro, com a realização da Semana Pedagógica, voltada à preparação da equipe e à organização da rotina escolar, especialmente no ambiente de sala de aula.
Na estrutura física, o IPES passou a contar com novos espaços, como a Sala Maker e Robótica, voltada à tecnologia, além da ampliação e remodelação do Laboratório de ciências. A escola também passou a oferecer a sala do IPESPod, um estúdio destinado à produção de podcasts e a sala da Capelania.
A tecnologia também foi incorporada à área de segurança. Com o objetivo de ampliar o controle de acesso e a organização do fluxo de entrada e saída, o IPES implantou um sistema de reconhecimento facial. O recurso, estendido ao estacionamento, identifica os alunos por meio de leitura facial na entrada, permite a automatização da chamada e pode gerar alertas aos pais.
O sistema é integrado ao Super APP Layers, agenda digital que reúne ferramentas de comunicação e gestão escolar. A plataforma permite o monitoramento da frequência dos alunos, a emissão de boletins escolares e boletos de mensalidades, além do acesso a materiais didáticos, conteúdo das aulas e às plataformas digitais dos sistemas de ensino. “É uma inovação voltada à informação, à segurança e ao controle, ampliando a capacidade de gestão e oferecendo mais tranquilidade às famílias, que poderão acompanhar o acesso dos filhos à escola”, destaca o diretor Wesley Lopes Torres.
Ao longo do ano, a comunidade escolar participou de diversas atividades, como a Feira do Conhecimento, realizada em junho, e a 30ª edição das Olimpíadas do IPES (OLIMPES), em agosto, considerada a mais tradicional competição esportiva estudantil de Tangará da Serra.
Ainda em agosto, o auditório da escola sediou o lançamento do livro “IPES, Monumento de Fé do Povo de Deus”, de autoria do reverendo Marcos dos Anjos (in memoriam), obra que registra a trajetória do IPES como instituição de ensino no município.
Matrículas
O IPES mantém abertas as matrículas para o próximo ano letivo. Por meio do Super APP Layers, as famílias podem realizar rematrículas on-line, acompanhar a frequência dos alunos, acessar e imprimir boletins, consultar boletos de mensalidades e visualizar materiais didáticos e conteúdo das aulas.
Para novos alunos, é necessário procurar a secretaria da instituição para efetivar a matrícula, uma vez que as vagas remanescentes são limitadas.