TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Entrave comercial, fertilizantes, soja na China, liderança brasileira e entrevistas são destaques

Publicado em

O novo entrave para a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, as importações de fertilizantes, o apetite chinês pela soja brasileira, a produção de carne no Brasil e entrevistas são os destaques da edição do Momento Agrícola deste sábado (20.12).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Acordo travado

O programa abre com a análise do adiamento da assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O novo entrave foi a manifestação da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que solicitou mais tempo para negociações.

Para a aprovação do acordo, é necessária a concordância de ao menos 15 países, o que representa 65% da população do bloco europeu. Nesse contexto, a posição da Itália pode ser decisiva para a formação de maioria no Conselho da União Europeia, o que, neste momento, impede o avanço das tratativas.

Leia mais:  Novos hábitos alimentares reduzem consumo de arroz e feijão mesmo com queda nos preços

Entre os fatores apontados para a dificuldade de conclusão do acordo estão as resistências internas de países europeus, especialmente França e Itália, motivadas por pressões políticas domésticas, pela oposição de produtores agrícolas — que alegam risco de concorrência com produtos sul-americanos — e pela inclusão de exigências ambientais adicionais nas etapas finais da negociação.

O programa também destaca que o Mercosul mantém a prerrogativa de se retirar das negociações caso avalie que a ausência de avanços ou as condições propostas não atendam aos interesses do bloco. O tema é analisado por Ricardo Arioli logo na abertura do Momento Agrícola.

Outros destaques

As importações brasileiras de fertilizantes e as compras de soja da China são temas abordados no primeiro bloco do programa. Também são tratados a liderança do Brasil na produção mundial de carne bovina em 2025 e o cenário enfrentado pelos Estados Unidos no setor de carnes.

Nos três blocos seguintes, o Momento Agrícola apresenta entrevistas com os temas: “A carne do futuro no simpósio da Nutripura”, com Luciano Resende; “Um mundo sem vacas”, com Clodys Menacho, da Alltech; e “O peso dos grãos e as altas produtividades de soja”, com o doutor Sérgio Abud.

Leia mais:  Novos hábitos alimentares reduzem consumo de arroz e feijão mesmo com queda nos preços

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Novos hábitos alimentares reduzem consumo de arroz e feijão mesmo com queda nos preços

Published

on

A queda no consumo dos dois alimentos, mesmo diante de preços menores, sinaliza uma mudança estrutural nos hábitos alimentares da população brasileira.

Um dos destaques da última edição do ano do Momento Agrícola, neste sábado (27.12) é a mudança do perfil do consumidor brasileiro e seus hábitos alimentares, levando à queda no consumo de arroz e feijão, dois dos alimentos mais tradicionais da culinária brasileira.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Mudança de hábito

O brasileiro está comendo cada vez menos arroz e feijão. Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que os níveis de consumo per capita dos dois alimentos estão entre os menores patamares desde a década de 1960.

Tradicional prato da culinária brasileira, o feijão com arroz tem perdido espaço com as mudanças de hábitos alimentares nas cidades.

Em 2024, o consumo médio anual de arroz foi de 34 quilos por pessoa, enquanto o de feijão ficou em 13,56 quilos.

Leia mais:  Novos hábitos alimentares reduzem consumo de arroz e feijão mesmo com queda nos preços

A retração ocorre mesmo em um cenário de queda de preços. Levantamento divulgado recentemente indica que o consumo de feijão recuou mais de 4%, apesar de redução de 17,5% no preço médio do produto. O arroz seguiu a mesma tendência, com queda de 4,7% no volume consumido, mesmo após recuo de 14,2% nos preços.

Refeições rápidas têm se tornado mais habituais entre os brasileiros.

Os dados indicam que o fator econômico não é o principal responsável pela mudança no prato do brasileiro. O comportamento está associado a transformações no perfil do consumidor, que dispõe de menos tempo para o preparo das refeições tradicionais e tem optado por soluções prontas, refeições fora de casa e serviços de entrega.

O modelo de alimentação baseado no preparo doméstico diário de arroz e feijão perde espaço em meio à rotina urbana, à ampliação das jornadas de trabalho e à busca por praticidade. O almoço deixa de ser uma refeição estruturada em casa e passa a ser tratado como uma necessidade funcional, resolvida de forma rápida.

Leia mais:  Novos hábitos alimentares reduzem consumo de arroz e feijão mesmo com queda nos preços

Outras

Os recordes mas exportações brasileiras, com destaque para o México e o aumento de impostos aprovado pelo Congresso para os produtores no “finalzinho” do ano também são destaques nesta edição do Momento Agrícola, em seu primeiro bloco.

Nos blocos seguintes, entrevistas abordam os temas “O agro na Argentina em 2025”, com Pablo Adreani; “O Etanol de Milho em 2025”, com Guilherme Nolasco, da UNEM; e “A pesquisa de Soja em 2025”, com Dr. Alexandre Nepomuceno, da Embrapa.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana