TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Entrave comercial, fertilizantes, soja na China, liderança brasileira e entrevistas são destaques

Publicado em

O novo entrave para a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, as importações de fertilizantes, o apetite chinês pela soja brasileira, a produção de carne no Brasil e entrevistas são os destaques da edição do Momento Agrícola deste sábado (20.12).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Acordo travado

O programa abre com a análise do adiamento da assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O novo entrave foi a manifestação da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que solicitou mais tempo para negociações.

Para a aprovação do acordo, é necessária a concordância de ao menos 15 países, o que representa 65% da população do bloco europeu. Nesse contexto, a posição da Itália pode ser decisiva para a formação de maioria no Conselho da União Europeia, o que, neste momento, impede o avanço das tratativas.

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Entre os fatores apontados para a dificuldade de conclusão do acordo estão as resistências internas de países europeus, especialmente França e Itália, motivadas por pressões políticas domésticas, pela oposição de produtores agrícolas — que alegam risco de concorrência com produtos sul-americanos — e pela inclusão de exigências ambientais adicionais nas etapas finais da negociação.

O programa também destaca que o Mercosul mantém a prerrogativa de se retirar das negociações caso avalie que a ausência de avanços ou as condições propostas não atendam aos interesses do bloco. O tema é analisado por Ricardo Arioli logo na abertura do Momento Agrícola.

Outros destaques

As importações brasileiras de fertilizantes e as compras de soja da China são temas abordados no primeiro bloco do programa. Também são tratados a liderança do Brasil na produção mundial de carne bovina em 2025 e o cenário enfrentado pelos Estados Unidos no setor de carnes.

Nos três blocos seguintes, o Momento Agrícola apresenta entrevistas com os temas: “A carne do futuro no simpósio da Nutripura”, com Luciano Resende; “Um mundo sem vacas”, com Clodys Menacho, da Alltech; e “O peso dos grãos e as altas produtividades de soja”, com o doutor Sérgio Abud.

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Published

on

O recorde no abate de bovinos em Mato Grosso, os prejuízos amargados pelos produtores de cebola com preços muito baixos, a queda na oferta de feijão e a alta nos preços, notícias e entrevistas são os destaques da edição deste sábado (14.02) do Momento Agrícola.

Produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em formato de notícias e podcast pelo portal Enfoque Business.

Recorde

Com 641.039 animais abatidos, Mato Grosso iniciou 2026 com o maior volume para um mês de janeiro já registrado pelo Imea. Um ponto de destaque foi a forte presença feminina, que alcançou 48,45% da participação total (310.553 fêmeas frente a 330.486 machos).

Ranking por Regiões (Cabeças):

  • Oeste: 129.588
  • Centro-Sul: 117.073
  • Sudeste: 93.063
  • Norte: 87.440
  • Médio-Norte: 74.961
  • Nordeste: 69.629
  • Noroeste: 69.285

De acordo com o Imea, esse movimento é explicado pela combinação do fator sazonal — retomada do ritmo industrial após dezembro — com o aumento na oferta de gado pronto e o descarte estratégico.

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Crise da cebola, feijão em falta

Ainda no primeiro bloco, Ricardo Arioli destaca um cenário de contradições vivenciado neste início de 2026 pelo setor agrícola brasileiro. Há uma crise de superoferta (excesso) na cultura da cebola — resultando no descarte de produtos e prejuízos — e uma perspectiva de baixa oferta (falta/preços altos) em variedades de feijão.

Outras

Outras pautas do Momento Agrícola neste sábado incluem um sistema de cálculo através do qual a Federação de Goiás mostra margens apertadas na soja.

Nos blocos seguintes, Arioli traz mais notícias comentadas e entrevistas com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Domingos Lopes, sobre o incentivo a duas safras naquele estado,  e “As Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel”, com Carina Rufino.

Para ouvir o Momento Agrícola deste final de semana, clique abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana