TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Donald Trump, a resistência europeia e o futuro do Agro em 2026 são os destaques

Publicado em

Na sua terceira edição de 2026, o programa Momento Agrícola mergulha nas águas turbulentas da geopolítica mundial. Sob o comando do produtor rural e agrônomo Ricardo Arioli, o destaque fica para o novo “tarifaço” de Donald Trump e o histórico desfecho do acordo Mercosul-UE.

Trump: Retaliação política em forma de tarifaço.

A sombra de Trump e o dilema do Irã

O cenário internacional estremeceu esta semana com as novas ameaças de Donald Trump. O presidente americano sinalizou a imposição de tarifas severas contra países que mantiverem relações comerciais com o Irã — nação que enfrenta uma crise interna profunda e repressão violenta.

Para o Brasil, o problema é pragmático e bilionário:

  • Balança Favorável: O Irã é um dos cinco maiores parceiros do Brasil no Oriente Médio, com exportações que beiram os US$ 3 bilhões.
  • Dependência de Insumos: Entre 17% e 20% da ureia usada nas nossas lavouras vem do solo persa. Com o Brasil importando 80% dos seus fertilizantes, qualquer sanção americana que interrompa esse fluxo pode inflacionar o custo de produção da nossa safra.
Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

O “esperneio” europeu

Enquanto isso, na Europa, o clima é de inconformismo. Cerca de 350 tratores invadiram as avenidas de Paris em direção ao Parlamento. Os produtores franceses tentam, num esforço de última hora, barrar a ratificação do acordo Mercosul-UE.

O medo é simples: competitividade. O produto sul-americano entrega escala, preço e qualidade que o protecionismo europeu não consegue flanquear. Apesar dos protestos, o caminho parece sem volta: a assinatura oficial ocorre este sábado, em Assunção, selando a criação da maior zona de livre comércio do planeta, abrangendo 720 milhões de pessoas.

Reflexões e Análises: O que esperar de 2026?

Além do giro de notícias – que inclui o sinal de alerta no Agro sobre o aumento dos pedidos de recuperações judiciais no campo -, esta edição traz entrevistas exclusivas com especialistas que ajudam a desenhar o mapa do setor para este ano:

Dez Temas para o Agro em 2026: Um diálogo estratégico com Enilson Nogueira (Céleres) sobre as tendências que vão ditar o ritmo das fazendas.

Bastidores do Acordo: Uma análise técnica de Fernando Pimentel (Agrosecurity) sobre os impactos reais da união Mercosul-UE.

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Ouça agora

Produzido por Ricardo Arioli, o Momento Agrícola vai ao ar todos os sábados pela rede de rádios do Agro e está disponível em formato de podcast no portal Enfoque Business.

Clique AQUI para ouvir o Podcast na íntegra.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Published

on

O recorde no abate de bovinos em Mato Grosso, os prejuízos amargados pelos produtores de cebola com preços muito baixos, a queda na oferta de feijão e a alta nos preços, notícias e entrevistas são os destaques da edição deste sábado (14.02) do Momento Agrícola.

Produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em formato de notícias e podcast pelo portal Enfoque Business.

Recorde

Com 641.039 animais abatidos, Mato Grosso iniciou 2026 com o maior volume para um mês de janeiro já registrado pelo Imea. Um ponto de destaque foi a forte presença feminina, que alcançou 48,45% da participação total (310.553 fêmeas frente a 330.486 machos).

Ranking por Regiões (Cabeças):

  • Oeste: 129.588
  • Centro-Sul: 117.073
  • Sudeste: 93.063
  • Norte: 87.440
  • Médio-Norte: 74.961
  • Nordeste: 69.629
  • Noroeste: 69.285

De acordo com o Imea, esse movimento é explicado pela combinação do fator sazonal — retomada do ritmo industrial após dezembro — com o aumento na oferta de gado pronto e o descarte estratégico.

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Crise da cebola, feijão em falta

Ainda no primeiro bloco, Ricardo Arioli destaca um cenário de contradições vivenciado neste início de 2026 pelo setor agrícola brasileiro. Há uma crise de superoferta (excesso) na cultura da cebola — resultando no descarte de produtos e prejuízos — e uma perspectiva de baixa oferta (falta/preços altos) em variedades de feijão.

Outras

Outras pautas do Momento Agrícola neste sábado incluem um sistema de cálculo através do qual a Federação de Goiás mostra margens apertadas na soja.

Nos blocos seguintes, Arioli traz mais notícias comentadas e entrevistas com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Domingos Lopes, sobre o incentivo a duas safras naquele estado,  e “As Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel”, com Carina Rufino.

Para ouvir o Momento Agrícola deste final de semana, clique abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana