TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Decreto retoma toque de recolher aos domingos; Padarias, comércio de alimentos, gás e mercados também fecham

Publicado em

O Executivo Municipal anunciou hoje o vigor do Decreto 277/2020 em que endurece as medidas de contenção da disseminação do novo coronavírus em Tangará da Serra. Pelo decreto, fica estendido aos domingos (04 e 11) o toque de recolher (Artigo 8º C), que passa a vigorar até às 06hs das segundas-feiras subsequentes.

(Leia ao final da matéria: Lockdown nos municípios do oeste)

As medidas são válidas até 15 de julho e incluem a suspensão de funcionamento inclusive de padarias, comércio de alimentos, distribuição de gás e água (mesmo retirada no local e delivery) e mercados com áreas inferiores a 1.000 m² de área interna. A suspensão de funcionamento destes estabelecimentos está prevista no Artigo 2º do referido decreto, onde consta a suspensão da eficácia das alíneas ‘C’ e ‘E’ do Inciso III do Artigo 8º do Decreto 169, de 24 de abril último.

Academias, cultos e missas

Como parte das medidas adotadas anteriormente, em 15 de junho e que valeriam até o dia 30, foram suspensos até 15 de julho o atendimento presencial em academias, os cultos e missas presenciais, os eventos com aglomerações, parques públicos foram fechados, assim como campos de futebol, quadras de esportes. Fica mantida a suspensão de venda de bebida alcoólica e consumo destas em locais públicos. A Polícia Militar dará apoio ao cumprimento do toque de recolher.

Leia mais:  Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Evitar lockdown

Segundo o Executivo Municipal, o objetivo do Decreto 277/2020 é evitar o fechamento geral da cidade (lockdown). Outra justificativa do Executivo é que “ainda verifica-se a falta de sensibilidade de certa parcela da população em que tange à adesão dos munícipes às medidas sanitárias (…)”.

Veja íntegra do decreto 277/2020 no link: https://www.tangaradaserra.mt.gov.br/fotos_downloads/38599.pdf

A decisão foi tomada em conjunto entre o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, e o Comitê de Combate ao Coronavírus. “O Comitê manteve-se reunido virtualmente e em virtude de avaliação do quadro epidemiológico local comparado ao quadro estadual, considerando que possuímos leitos de UTI pública em funcionamento para COVID ainda não habilitados pelo Ministério da Saúde e portanto cofinanciados pelo Estado e Município apenas, até que se publique a habilitação, adotamos medidas que ampliam o combate à COVID-19”, afirmou o prefeito.

O Comitê de Combate ao Coronavírus considerou ainda, para adoção das medidas que ampliam as ações preventivas, o enquadramento local na Tabela de Classificação de Alerta, que indica baixo risco de contágio.

Leia mais:  Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Lockdown no oeste

Cáceres é polo da região oeste de Mato Grosso.

A Justiça Federal determinou que prefeitos de 21 municípios localizados na região Oeste de Mato Grosso adotem o sistema ‘lockdown’ (fechamento total) para combater os casos de coronavírus (Covid-19). A decisão é do juiz federal Rodrigo Bahia Accioly Lins, que atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública.

Os 21 municípios – Cáceres, Araputanga, Comodoro, Conquista D’oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’oeste, Glória D’oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’oeste, Mirassol D’oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto Do Céu, São José Dos Quatro Marcos, Vale De São Domingos e Vila Bela Da Santíssima Trindade – deverão adotar as medidas de isolamento e restrição.

No pedido, as autoridades narraram aumento dos casos de Covid-19 na região Oeste de Mato Grosso, que conta com aproximadamente 320 mil habitantes, tendo a cidade de Cáceres como polo de saúde da região.

A opção de lockdown foi vista como forma de contenção e diminuição da velocidade de contágio da doença.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Published

on

A elevação dos casos de Influenza A em Tangará da Serra nas últimas duas semanas provocou aumento na demanda por atendimentos na rede pública de saúde, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que registra superlotação.

Diante do cenário, o município anunciou medidas para ampliar a capacidade de atendimento. As ações foram informadas pelo prefeito Vander Masson (União) na última quinta-feira (09), após recebimento de relatório da Secretaria Municipal de Saúde indicando o crescimento dos casos de gripe e a pressão sobre a UPA.

Como medida emergencial, o município prevê a ampliação do horário de atendimento até as 23h, de segunda a sexta-feira, no Posto Central e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Cohab e Jardim Presidente. A implementação depende de autorização da Câmara Municipal para a contratação de médicos. Para isso, o Executivo encaminhou projeto de lei ao Legislativo.

Também foi anunciada a ampliação do número de leitos hospitalares contratados junto à rede privada. O total passará de 20 para 28 leitos disponíveis nos dois hospitais particulares do município.

Leia mais:  Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Situação de alerta

Mato Grosso apresenta cenário de alerta para aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026, com a Influenza A entre os principais vírus em circulação. O estado registra crescimento nas internações e nas notificações da doença.

Dados recentes indicam elevação no número de casos suspeitos de influenza e aumento da pressão sobre os serviços de saúde. Em Cuiabá, também há registro de crescimento das infecções respiratórias.

Entre os vírus identificados nos casos de SRAG, a Influenza A aparece com frequência, ao lado do vírus sincicial respiratório (VSR) e do rinovírus.

A Fundação Oswaldo Cruz monitora a evolução da doença no país e aponta avanço da influenza em 18 estados e no Distrito Federal. Mato Grosso está entre as unidades da federação com maior impacto.

Os casos de SRAG associados ao VSR seguem em alta, principalmente entre crianças de até dois anos, com registros em estados do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a influenza ocorre entre 28 de março e 30 de maio, voltada aos grupos prioritários.

Leia mais:  Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Em Tangará da Serra, a aplicação das doses está prevista para o dia 25. A vacinação será realizada em todas as USFs, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, destinada ao público prioritário. (Veja quadro abaixo)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana