TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

COVID-19: Tangará tem nove confirmados e recuperados; Sete foram ‘importados’

Publicado em

Nove casos de Covid-19 estão registrados pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus em boletim epidemiológico divulgado na manhã desta sexta-feira (01.05) em Tangará da Serra. Nos nove casos, os pacientes alcançaram a recuperação e estão curados.

(*) Veja quadro ao final do texto

De acordo com o boletim, as notificações chegam a 165 desde o início da pandemia, em 26 de fevereiro. Destas, 144 (87,3%) foram descartadas após os exames apontarem negativo para infecção pelo novo coronavírus. Há, ainda, 12 casos em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O município segue sem óbitos na pandemia. Não há pacientes internados.

Transmissões

Ainda segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira, das nove confirmações de infecção pelo novo coronavírus, sete são “importadas”, ou seja, vieram de pacientes que voltaram de viagem ou vieram em visita ao município.

Outras duas transmissões foram provocadas por contágio local, invariavelmente de pessoas próximas dos pacientes acometidos por transmissão importada. Não há registros de transmissão comunitária.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Lei prevê acesso a resultados de exames da rede pública por QR-Code em Mato Grosso

Published

on

Pacientes atendidos pela rede pública de saúde de Mato Grosso poderão consultar resultados de exames laboratoriais por meio de QR-Code. A medida está prevista na Lei nº 13.394/2026, que determina a disponibilização do código no protocolo entregue ao paciente no momento da coleta.

Pela legislação, caberá à Secretaria de Estado de Saúde (SES) exigir dos laboratórios a implantação e a adequação do sistema. O QR-Code deverá permitir o acesso digital ao laudo, por meio de celular ou outro dispositivo compatível, dispensando, nos casos em que o paciente optar pelo acesso eletrônico, a necessidade de retornar ao laboratório apenas para retirar o resultado impresso.

A medida também prevê a possibilidade de consulta dos laudos por profissionais de saúde, facilitando o acesso às informações durante o atendimento e reduzindo a necessidade de impressão dos documentos.

O acesso digital a resultados de exames, entretanto, não é uma novidade no setor de diagnóstico. Na rede privada, laboratórios de diferentes portes já disponibilizam laudos pela internet, por meio de portais, aplicativos e outros canais digitais. Algumas redes também oferecem serviços de armazenamento do histórico de exames e notificações por aplicativos de mensagens.

No caso da rede pública de Mato Grosso, a legislação estabelece a utilização do QR-Code como mecanismo adicional para acesso aos resultados. A adoção do sistema poderá reduzir deslocamentos dos pacientes e o uso de documentos impressos, desde que a infraestrutura necessária esteja disponível e o acesso digital seja efetivamente implementado pelos laboratórios.

A lei é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

(Com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana