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Coronavírus: Os sintomas na economia internacional e os efeitos no Brasil

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A propagação do Coronavírus pelos continentes a partir do foco na cidade chinesa de Wuhan provoca uma onda de pessimismo nos mercados mundiais. Na última quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do novo Coronavírus 2019 (n-CoV) são uma emergência de saúde pública de caráter internacional, levando em conta o alto risco de propagação da doença.

Os reflexos na economia são automáticos. A queda dos preços das matérias-primas e do barril do petróleo são os primeiros sintomas.

Segundo economistas, a China perdeu o controle sobre o vírus e isso afetará o mercado internacional. A bolsa de valores brasileira já apresentou queda na segunda feira (27). O Ibovespa encerrou o dia em desvalorização de 3,29%, a 114.481 pontos essa foi a maior queda dos últimos meses.

A reação dos investidores é imediata e eles tendem, prudentemente, a preferir investimentos em ativos mais seguros como o dólar, que subiu em torno de 0,6% desde o início da crise por conta do Coronavírus.

É bom lembrar que durante outros fatos como em 2009, com a gripe suína, e com o ebola em 2018, o mercado caiu consideravelmente em um curto prazo e isso acabou durando bastante tempo.

Epicentro da crise

Wuhan tem várias zonas industriais e cerca de 230 das 500 maiores empresas do mundo já investiram ali.

Wuhan, na região central da China, é a sétima maior cidade do país asiático, e entrou definitivamente no mapa mundial por ter sido origem do novo Coronavírus. Wuhan tem várias zonas industriais e cerca de 230 das 500 maiores empresas do mundo (classificadas pela lista da Fortune Global) já investiram ali.

Os investimentos mais notáveis ​​são da França, que possuía uma “concessão estrangeira” (território arrendado) em Hankou, hoje Wuhan, entre 1886 e 1943. Há investimentos de mais de 100 empresas francesas, incluindo a Peugeot-Citroen, que tem um consórcio chinês na cidade.

Relação com o Brasil

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Ano passado, praticamente 20% das importações brasileiras vieram da China. Dentre os itens figuram produtos manufaturados, plataformas de perfuração, circuitos impressos, partes de aparelhos transmissores ou receptores, entre outros muitos itens.

Em 2019 a China ficou em 1º Lugar no Ranking das Exportações Brasileiras, ou seja, a China é o Principal Destino das nossas exportações. No ano passado, as exportações superaram as importações, o que rendeu um superávit na balança comercial Brasil-China no valor de US$ 27,6 milhões.

A soja é o principal produto exportado do Brasil para China, mas há também carnes, milho e algodão.

Por enquanto, os setores da economia brasileira observam o cenário internacional. Porém, é certo que empresas de commodities terão seus negócios afetados com a ocorrência do Coronavírus. Ou seja: as exportações serão impactadas.

A soja é o principal produto exportado do Brasil para China, mas há também carnes, milho e algodão. Por isso, Mato Grosso e os estados produtores estão atentos aos efeitos da crise.

No Brasil como um todo, a crise ainda não provocou alterações significativas em indicadores, como nos juros (que segundo especialistas, deverá se situar no patamar de 4,25%) e na inflação, que por enquanto está controlada.

Porém, no médio prazo, será a severidade da doença que irá determinar o tamanho do impacto na economia. Tudo depende da contenção da doença, o que é imprevisível. E os mercados, obviamente, não gostam de coisas imprevisíveis.

(Redação EB, com informações BBC)

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Preço médio da gasolina e do etanol registram queda de 2,5% na semana; Diesel se mantém

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O preço médio da gasolina e do etanol vendidos nos postos do Brasil tiveram queda em comparação com a semana anterior, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A gasolina foi comercializada, em média, a R$5,74 o litro, 2,5% menor que na semana anterior. Já o etanol também teve recuo no preço de 2,5%, e foi vendido em média de R$4,21 por litro.

Esta é a quinta queda semanal consecutiva na gasolina e contempla totalmente a redução de 4,9% nos preços da Petrobras nas refinarias, a partir do dia 20 de julho, e parcialmente a redução de 3,88%, que entrou em vigor nesta sexta-feira.

Já o diesel S-10, o mais usado no país, manteve-se mais uma vez praticamente estável, com ligeira queda de 0,5%, indo a 7,51 reais o litro, em média. A petroleira não reduziu o preço do combustível em nenhum dos dois reajustes que fez neste mês.

(Fonte: Money Times)

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