TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Profissionais & Tecnologias

Coronavírus e contratos: o que fazer? Veja o que informa uma especialista no assunto

Publicado em

Nos casos que envolvem contratos, duas alternativas para enfrentar o coronavírus: ou as partes previamente convencionam como lidar com situações como essa ou se utilizam de preceitos legais para proteção da parte mais fraca ou da durabilidade da relação.

A questão é que não pode simplesmente a parte falar: “não vou conseguir cumprir o contrato por conta do coronavírus.” A mera alegação não é fundamento para postergar o cumprimento de obrigações contratuais.

Acesse o link abaixo e saiba o que fazer, com orientação da advogada contratualista Lauren Juliê Liria Fernandes Teixeira Alves.

Coronavírus e contratos: o que fazer?

Comentários Facebook
Advertisement

Profissionais & Tecnologias

Pesquisador do IFMT de Cáceres cria cerveja de bocaiuva e registra patente da invenção

Published

on

Um pesquisador do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cáceres, criou uma cerveja de bocaiuva, que é inédita no Brasil.

O professor Admilson Costa da Cunha desenvolveu o produto como resultado de sua pesquisa de doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria.

De acordo com o pesquisador, a cerveja possui características sensoriais únicas e um forte apelo cultural e regional.

A ideia surgiu a partir de uma experiência vivenciada por Admilson em um projeto de extensão do IFMT com mulheres camponesas no curso de Formação de Preparadora Cervejeira Artesanal.

A ideia surgiu a partir de uma experiência vivenciada por Admilson em um projeto de extensão do IFMT com mulheres camponesas.

Durante o curso, as estudantes chegaram a um consenso e escolheram a bocaiuva como um possível ingrediente para a produção da cerveja.

O fruto é muito popular em Cáceres e em todo Mato Grosso, sendo frequentemente utilizado em diversas receitas tradicionais, mas seu uso na produção de cervejas é algo novo.

Para proteger a invenção e garantir os direitos autorais do produto, o IFMT e a Universidade de Santa Maria realizaram o depósito com pedido de patente no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Até o momento, não existe nenhuma patente registrada de cerveja de bocaiuva no INPI.

Admilson ressaltou que a comercialização do produto será feita pelas próprias mulheres que inspiraram a criação da cerveja.

A bocaiuva pode ser encontrada em florestas tropicais do Brasil nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo amplamente espalhada pelas áreas de Cerrado.

O fruto tem uma forte ligação com a cultura das comunidades em que são colhidos através da atividade extrativista.

No Pantanal, a bocaiuva pode ser utilizada em receitas típicas de sorvetes, doces, bolos e licores.

Estudos apontam que a polpa da bocaiuva é rica em cobre, zinco e potássio.

(Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana