TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

DIA DAS MÃES

Comércio do MT projeta R$ 760 milhões; Em Tangará, setor tem horário estendido até sábado

Publicado em

Um volume de negócios superior a R$ 760 milhões e um incremento nas vendas de 10% a 12%. Essa é a expectativa do Comércio de Mato Grosso com a segunda principal data comercial do ano no Brasil, o Dia das Mães.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, Rodrigo Andrade, os lojistas apostam num incremento nas vendas de 10% a 12%. Para ele, a flexibilização da prefeitura local quanto ao horário especial de funcionamento do Comércio ajudará em muito nas vendas. “Essa facilitação que a prefeitura deu para extensão do horário e a abertura do Comércio no sábado, ajudará nas vendas, mesmo sendo feriado”, disse. Andrade se refere ao horário comercial estendido até às 20h00 de hoje (quarta, 10) até a próxima sexta-feira e, também, às festividades do aniversário de 47 anos de emancipação de Tangará da Serra, no próximo dia 13, data que coincidiu com o final de semana do Dia das Mães.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra, Alessandro Rodrigues Chaves, destaca que, além do Dia das Mães, a data de aniversário do município amplia a movimentação na cidade, o que também acaba refletindo no Comércio. “Essa é uma semana especial para o Comércio e para toda a população de Tangará da Serra porque temos duas datas especiais, que são o Dia das Mães e o aniversário da cidade (…) e com isso esperamos um aquecimento nas vendas”, disse.

Horário estendido

Comércio atenderá em horário estendido na segunda principal data do calendário comercial.

O comércio de Tangará da Serra terá horário estendido entre hoje (quarta, 10) e a próxima sexta-feira (12), e, também, no feriado de aniversário do município, no sábado, dia 13. Os estabelecimentos abrirão até às 20h00 entre quarta e sexta-feira, e até às 18h00 no feriado de sábado.

Pesquisa

A pesquisa de intenção de compra dos mato-grossenses para o Dia das Mães, revelou que 64% dos entrevistados pretendem fazer compras em comemoração à data, celebrada no próximo dia 14 (domingo). O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) com 266 pessoas de 32 municípios do estado, entre os dias 6 a 27 de abril.

O levantamento traz o gasto médio dos entrevistados, que será de R$ 334,16, o que, segundo a análise do IPF-MT, poderá movimentar até R$ 762 milhões na economia do estado. Roupas e acessórios foram os objetos mais citados por 38% dos entrevistados, que pretendem presentear as mamães, seguido de perfumes 33%, chocolate 6%, e eletrônicos com 5%.

Roupas e acessórios foram os objetos mais citados por 38% dos entrevistados, que pretendem presentear.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, demonstra otimismo com a segunda melhor data comemorativa do ano para as vendas. “O Dia das Mães é uma data bastante celebrada no país, principalmente pelos comerciantes por ser considerada uma das datas mais importantes do calendário comercial. Esperamos que as vendas no comércio impulsionem e aqueçam ainda mais a economia de Mato Grosso, aumentando as vendas em vários segmentos do comércio e serviços”, destacou.

As lojas de rua serão os estabelecimentos mais procurados por 62% dos que disseram que irão realizar compras no período. Outros 22% disseram que vão fazer compras em shopping centers e apenas 7% das pessoas devem comprar em sites ou aplicativos.

Entre os que não consumirão na data, 49% disseram que não comemoram; em seguida 25% apontam questões financeiras e 17% por distância geográfica, ou seja, não moram no mesmo local da pessoa que desejam presentear.

Outro dado interessante da pesquisa é sobre as formas de pagamento na hora da compra do presente. Para os que pretendem comprar na data, o cartão de crédito será o mais utilizado com 45%, o cartão de débito 22%, e o pagamento via PIX 19%. O menos citado foi o dinheiro em espécie, com apenas 15%.

Wenceslau Júnior destaca, ainda, os presentes de eletrônicos e eletrodomésticos, que têm crescido nos últimos anos. “As mães também estão conectadas e gostam de ganhar produtos modernos, de última geração, elevando o ticket médio por serem bens de maior valor”, afirma ele.

(Redação EB, com Assessoria)

Comentários Facebook
Advertisement

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana