TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Clima: Estiagem de 2019 foi a mais severa da década em Tangará da Serra

Publicado em

A forte estiagem enfrentada por Tangará da Serra e pelo estado de Mato Grosso no ano de 2019 representa o menor volume de precipitação pluviométrica de um ano ao longo de toda a década.

A constatação tem como base dados fornecidos ao Enfoque Business pela Lyptus Flora, empresa especializada em florestas sustentáveis e que, por isso, promove medições pluviométricas diárias. Segundo medições realizadas na sede da empresa, às margens do Anel Viário, ano passado as chuvas acumularam 1.487,5 milímetros, contra 1.870 milímetros ao longo de 2018.

O volume de 2019 é menor que o ano de 2016, quando as chuvas acumularam 1.579 milímetros durante os 12 meses do ano. Nos anos de 2016 e 2019, vale lembrar, Tangará da Serra enfrentou duas das maiores crises hídricas da sua história, resultando em racionamentos de água na cidade.

Entre 2011 e 2019, os volumes anuais de chuva oscilaram entre um máximo de 2.094 milímetros, em 2013, e a marca mínima registrada ano passado. (ver gráfico)

Gráfico Enfoque Business

Comparativos

Leia mais:  MT tem um policial militar para cada 06 faccionados. Deputada fala em “fragilidade”

Ainda segundo os dados da Lyptus Flora, a média mensal de chuvas de 2019 foi de 123,9 milímetros, contra 155,8 mm médios em 2018. A diferença de volumes de chuvas foi de 20% de um ano para outro.

Média diária destes primeiros dias de janeiro de 2020 representa quase 60% a mais da média diária de janeiro do ano passado.

A título de comparação, no mês de janeiro do ano passado houve um volume acumulado de chuvas de 220 milímetros, representando uma média diária de 7,09 milímetros naquele mês. Somente nos primeiros sete dias deste ano o acumulado já chegou a 77 milímetros, perfazendo uma média diária de chuvas de 11 milímetros.

O comparativo entre a média diária de janeiro de 2019 e os sete primeiros dias de 2020 pode ser um indicativo de que este ano o município deverá registrar um volume consideravelmente superior de chuvas.

Previsão acertada

Em março do ano passado, o baixo índice pluviométrico foi previsto pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba – CBH Sepotuba -, professor Flávio Koehler, durante o ‘Curso de Recursos Hídricos – Conceitos, Legislação, Produção e Reuso de Água’ -, promovido pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, no IFMT, em Tangará da Serra.

Leia mais:  Tolerância Zero: Em 40 dias, PM prende 1.193 em flagrante no estado durante operação

Na oportunidade, Koehler, que ministra aulas na Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, previu um volume aproximado de 1.500 milímetros para 2019.

Baixo índice pluviométrico do ano passado foi previsto pelo professor Flávio Koehler (centro).

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

Published

on

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou, nessa quarta-feira, o Plano Diretor Aeroportuário (PDIR), que estabelece o plano de desenvolvimento e expansão da infraestrutura aeroportuária do município, de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para a elaboração do PDIR do aeroporto municipal Joaquim Aderaldo de Souza, a Câmara se reuniu na manhã da última quarta-feira (15), em extraordinária, para discutir e votar o Projeto de Lei nº 002/2025 de autoria do Executivo Municipal. Foi a primeira sessão da Legislatura 2025-2028.

O PL 002/2025 autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 173 mil à Secretaria Municipal de Infraestrutura para contratação de empresa especializada na elaboração do projeto básico para a nova pista de táxi de aeronaves e elaboração do Plano Diretor através da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Aprovado por 11 votos favoráveis o texto segue para sanção do Executivo. O aeroporto municipal está localizado a aproximadamente 8k do centro da cidade e foi implantado em 1977, a partir da emancipação político-administrativa do município.

Leia mais:  Tolerância Zero: Em 40 dias, PM prende 1.193 em flagrante no estado durante operação

(Redação EB, com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana