TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Clima: Estiagem de 2019 foi a mais severa da década em Tangará da Serra

Publicado em

A forte estiagem enfrentada por Tangará da Serra e pelo estado de Mato Grosso no ano de 2019 representa o menor volume de precipitação pluviométrica de um ano ao longo de toda a década.

A constatação tem como base dados fornecidos ao Enfoque Business pela Lyptus Flora, empresa especializada em florestas sustentáveis e que, por isso, promove medições pluviométricas diárias. Segundo medições realizadas na sede da empresa, às margens do Anel Viário, ano passado as chuvas acumularam 1.487,5 milímetros, contra 1.870 milímetros ao longo de 2018.

O volume de 2019 é menor que o ano de 2016, quando as chuvas acumularam 1.579 milímetros durante os 12 meses do ano. Nos anos de 2016 e 2019, vale lembrar, Tangará da Serra enfrentou duas das maiores crises hídricas da sua história, resultando em racionamentos de água na cidade.

Entre 2011 e 2019, os volumes anuais de chuva oscilaram entre um máximo de 2.094 milímetros, em 2013, e a marca mínima registrada ano passado. (ver gráfico)

Gráfico Enfoque Business

Comparativos

Leia mais:  Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

Ainda segundo os dados da Lyptus Flora, a média mensal de chuvas de 2019 foi de 123,9 milímetros, contra 155,8 mm médios em 2018. A diferença de volumes de chuvas foi de 20% de um ano para outro.

Média diária destes primeiros dias de janeiro de 2020 representa quase 60% a mais da média diária de janeiro do ano passado.

A título de comparação, no mês de janeiro do ano passado houve um volume acumulado de chuvas de 220 milímetros, representando uma média diária de 7,09 milímetros naquele mês. Somente nos primeiros sete dias deste ano o acumulado já chegou a 77 milímetros, perfazendo uma média diária de chuvas de 11 milímetros.

O comparativo entre a média diária de janeiro de 2019 e os sete primeiros dias de 2020 pode ser um indicativo de que este ano o município deverá registrar um volume consideravelmente superior de chuvas.

Previsão acertada

Em março do ano passado, o baixo índice pluviométrico foi previsto pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba – CBH Sepotuba -, professor Flávio Koehler, durante o ‘Curso de Recursos Hídricos – Conceitos, Legislação, Produção e Reuso de Água’ -, promovido pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, no IFMT, em Tangará da Serra.

Leia mais:  Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

Na oportunidade, Koehler, que ministra aulas na Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, previu um volume aproximado de 1.500 milímetros para 2019.

Baixo índice pluviométrico do ano passado foi previsto pelo professor Flávio Koehler (centro).

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

Published

on

O horário noturno de funcionamento da Feira do Produtor do Centro, às quartas-feiras, foi mantido pela grande maioria dos presentes na Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET), na noite da última quinta-feira (17), no plenário da Câmara Municipal.

A deliberação sobre o horário da noite foi um dos principais temas da assembleia, ao lado da prestação de contas do exercício anterior, também aprovada pelos presentes, porém com unanimidade.

Plenário da Câmara recebeu bom número de feirantes para a Assembleia Geral Ordinária da ASFET.

Liderada pelo presidente da ASFET, Valdeci Ferraz Aquino, a reunião deliberativa oficial contou com as presenças de membros da diretoria e do Conselho Fiscal da entidade. A assembleia foi prestigiada pelo prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, pelo vice-prefeito Eduardo Sanches, pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), pelo presidente da Câmara Municipal, Edmílson Porfírio, e pelos vereadores Evânia Felix, Sarah Botelho e Horácio Pereira. Outras presenças foram da equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) Vigilância Sanitária do município, através da sua coordenadora, Renata Dias de Almeida, e do veterinário Lucas Gabriel Machado, e da coordenação da Unidade Local do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (INDEA-MT).

Autoridades locais marcaram presença no evento deliberativo oficial da ASFET.

Outros assuntos em pauta estiveram relacionados às obras de reforma e modernização da estrutura física da Feira, segurança e, também, a questão sanitária para produção, manipulação e comercialização de alimentos. Nesses quesitos, houve informações e orientações aos participantes da assembleia.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Feira noturna

Em vigor desde agosto do ano passado, o horário noturno da Feira do Produtor do Centro ocorreu em caráter experimental até a assembleia do último dia 17, quando houve deliberação por mantê-lo, agora de forma definitiva. A deliberação foi avalizada pela grande maioria dos presentes.

A principal justificativa para o novo horário é a necessidade de mais opções de atendimento ao público consumidor. Segundo os feirantes, muitos consumidores têm dificuldades em ir à feira às quartas pela manhã em razão das suas rotinas profissionais.

Com a abertura à noite, esses consumidores poderão sair do trabalho e se dirigir à Feira para adquirir os produtos desejados. A praça de alimentação também será opção para o consumidor no horário noturno.

No curto prazo, a Feira do Centro contará com apoio do poder público em seu horário noturno. Há conversações entre a presidência da ASFET e órgãos municipais e estaduais para realização de atividades artístico-culturais e ações e campanhas orientativas/educativas dos órgãos das esferas municipal e estadual de governo.

Leia mais:  Em assembleia, feirantes decidem manter horário noturno nas quartas-feiras

*Horário*

A Feira do Produtor do Centro abre todas as quartas-feiras pela manhã, das 05h00 às 12h00, e das 17h00 às 22h00. Aos domingos, o horário de atendimento é, também, das 05h00 às 12h00.

(Assessoria)

Demais fotos da Assembleia Geral Ordinária da ASFET:

Plenário da Câmara recebeu bom número de feirantes para a Assembleia Geral Ordinária da ASFET.

Vereadora Sarah Botelho, durante a Assembleia: Poder Legislativo marcou presença no evento deliberativo dos feirantes.

Prestação de contas do exercício anterior foi aprovada por unanimidade entre os presentes.

Equipe técnica da Vigilância Sanitária discorreu sobre as normas sanitárias para produção, manipulação e comercialização de alimentos.

Projeto de reforma e modernização da Feira do Centro foi apresentado durante a Assembleia Geral Ordinária.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana