Com diversos feriados no ano e pontos facultativos que os prolongam, 2023 certamente será um ano positivo para o turismo.
No Brasil inteiro, a previsão é de faturamento alto. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tudo indica que, apenas este ano, o setor deve movimentar cerca de R$ 74,3 bilhões. A entidade observa que desde 2018 não havia esse otimismo no setor.
Em Tangará da Serra, assim como em todo o Mato Grosso, a ocorrência dos feriados anima o trade turístico. O município oferece balneários – como o Salto das Nuvens, no rio Sepotuba (foto do topo) –, esportes radicais (rafting e caiaque extremo, no rio Formoso, e rapel nas serras de Tapirapuã e dos Parecis).
Esportes radicais, como o caiaque extremo, no rio Juba, estão entre as atrações da região.
Atento à esta agenda de feriados, o secretário de Turismo de Tangará da Serra, Wellington Rondon, observa que todos os feriados são importantes para a atividade turística. “As pessoas aproveitam esses feriados para seus momentos de descanso e para conhecer novos lugares e culturas. Nestes períodos é nítido o aumento do fluxo de pessoas na cidade, nos hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Inclusive, são constatações trazidas pelos representantes destes segmentos nas reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que se preparam para estas datas”, observa.
A região do polo Tangará da Serra tem outras atrações, como o Hotel Fazenda Primavera, junto à Serra de Tapirapuã, em Nova Olímpia; a Pousada Currupira, em Barra do Bugres, e os balneários Pubi e Rio Verde, em Sapezal e Campo Novo do Parecis.
Em nível de estado, o governo investiu valores importantes nos municípios turísticos. Nos últimos quatro anos foram destinados mais de R$ 144 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria de Estado Adjunta de Turismo (Seadtur-MT), vem estruturando destinos regionais e trabalhando em prol do fomento ao turismo em todo o estado.
Pousadas também são atração na região, como a Currupira, em Barra do Bugres.
Os municípios de Barra do Bugres, Porto Estrela, Cáceres, Barão de Melgaço, Luciara, São Félix do Araguaia, Jaciara, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger estão recebendo recursos para a construção e revitalização de pontos turísticos e obras de melhorias nos acessos.
Em Tangará da Serra, o principal investimento é no Centro de Eventos, que deverá ser entregue ainda esse ano, provavelmente durante as festividades do 47º aniversário do município. A estrutura promete aquecer, em especial, o turismo de negócios.
O otimismo existe mesmo com as incertezas do novo governo federal. Alguns parâmetros, como os preços dos combustíveis e o comportamento da economia em geral, fazem oscilar os preços dos pacotes de viagens.
Independente disso, o fato é que os feriados já entram no planejamento dos turistas em potencial.
Confira os feriados de 2023:
– 2ª feira (20 de fev): ponto facultativo de Carnaval
– 3ª feira (21 de fev): ponto facultativo de Carnaval
– 4ª feira (22 de fev): Quarta-Feira de Cinzas
– 6ª feira (7 de abril): Paixão de Cristo
– 6ª feira (21 de abril): Tiradentes
– 2ª feira: (01 de maio): Dia do Trabalhador
– Sábado (13 de maio): Aniversário de Tangará da Serra e Nova Olímpia
– 5ª feira (08 de junho): Corpus Christi
– 5ª feira (07 de setembro): Independência do Brasil
– 5ª feira (12 de outubro): Nossa Senhora Aparecida
– Sábado (28 de outubro): Dia do servidor público
– 5ª feira (02 de novembro): Dia dos finados
– 4ª feira (15 de novembro): Proclamação da República
– 2ª feira (20 de novembro): Dia da Consciência Negra
– 2ª feira (25 de dezembro): Natal
No total, serão 14 feriados nacionais e municipais, seis deles com pontos facultativos, quando será possível emendar o feriado com o fim de semana. São eles: Carnaval, Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Dia da Consciência Negra e Natal.