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Infraestrutura & Logística

Agenda Cáceres: MT-339 aguarda retomada das obras através de PPP; MT-343 com pavimentação em andamento

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Duas das rodovias mais importantes da macrorregião oeste-sudoeste de Mato Grosso se encontram em situações distintas. Enquanto a MT-339 (Tangará – Panorama) ainda aguarda a implantação do asfalto, a MT-343 (Cáceres – Porto Estrela – Barra do Bugres) encontra-se plenamente em obras de pavimentação.

MT-339 conta apenas com um pequeno trecho pavimentado de 03 km.

As condições das duas rodovias estaduais foram verificadas pela equipe da Agenda Cáceres, expedição realizada nos dias 03 e 04 passados. Os dois trechos foram percorridos pelo engenheiro civil, economista e especialista em logística Silvio Tupinambá, pelo cientista de dados Jose Valdeci Cardoso e pelo jornalista Sergio Roberto Reichert, do Enfoque Business.

Obras em ponte da MT-343: Estrada liga Cáceres a Barra do Bugres, via Porto Estrela.

As condições das duas rodovias e suas importâncias constarão em relatório técnico a ser entregue a entidades representativas dos diversos segmentos econômicos, às lideranças políticas (Governo do Estado e Assembleia Legislativa; bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional e Ministério da Infraestrutura).

Situações

MT-339, na região do Assentamento/Curva da Calcário.

A MT-339 tem um diminuto trecho de apenas três quilômetros pavimentados, obra que aconteceu ainda no governo de Pedro Taques (PSDB), sendo paralisada logo em seguida por inconsistências no contrato. Ainda faltam 119 quilômetros de pavimentação, incluindo quase duas dezenas de pontes e bueiros e a travessia da Vila São Jorge (Salto do Céu), até o entroncamento com a MT-170, distrito de Panorama, no município de Rio Branco.

Aspecto da MT-339, entre Salto do Céu e Panorama, em Rio Branco.

Dali até Cáceres, a MT-170 segue em bom estado de conservação, passando pelas cidades de Lambari do Oeste e Curvelândia, até entroncamento com a BR-174, na localidade de Caramujo, já muito próximo da periferia de Cáceres.

A MT-343, por sua vez, já tem pavimentados cerca de 60 quilômetros divididos em cinco partes no seu trecho total de 149 quilômetros. A estrada possui vários pontos com obras de terraplenagem. Ao todo, são 20 pontes, algumas em construção, além de pequenos bueiros em regiões alagadiças ou de pequenos córregos.

Hinterlândia

As duas rodovias se inserem integralmente no contexto do sistema logístico proporcionado pelas unidades portuárias em Cáceres. Destas, o Terminal Portuário da APH (Associação Pró-Hidrovia) está operacional, totalmente reformado e organizado, aguardando apenas o sinal verde da Marinha para entrar em operação.

Trecho pavimentado da MT-343, nas cercanias de Cáceres.

Além deste terminal, há outros dois que serão implantados: o Barranco Vermelho e o Paratudal (ver matéria neste site: “Agenda Cáceres: Com requerimento já protocolado na Marinha, porto deverá entrar em operação a partir de dezembro”).

A 339 e a 343 estão intimamente ligadas ao sistema intermodal que envolve o Terminal Portuário de Cáceres e, também, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE/MT) que está em construção no município do oeste. Ou seja, as duas rodovias servem à hinterlândia (terra de trás) na macrorregião oeste-sudoeste, congregando as realidades socioeconômicas dos seus principais municípios: Cáceres, Barra do Bugres e Tangará da Serra.

Obras de terraplenagem na MT-343, proximidades da localidade de “Saloba”.

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Com nova diretoria, Associação Vale do Jauru busca melhorias na MT-175, no Oeste

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Após eleger a nova diretoria na última sexta-feira (09.05), a Associação Vale do Jauru segue com seu empenho no sentido de viabilizar melhorias na rodovia MT-175, importante via que serve parte da região compreendida entre o Chapadão do Rio Verde, em Tangará da Serra, até o perímetro urbano de Reserva do Cabaçal (com MT-170), no oeste de Mato Grosso.

A entidade realiza importante trabalho de apoio na manutenção da MT-175, em seus 101 quilômetros de extensão. O trajeto da estrada tem 36 quilômetros dentro do município de Tangará da Serra e outros 65 em Reserva do Cabaçal.

Segundo informações repassadas à redação, a estrada está em condições precárias em decorrência das fortes chuvas que caíram na região no último período chuvoso. A associação já realizou manutenção através de parceria com as duas prefeituras e o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Jauru, que reúne, também, os municípios de Jauru, Curvelândia, Porto Esperidião, Figueirópolis D´Oeste, Indiavaí, Araputanga, Rio Branco, Vale do São Domingos e Salto de Céu.

A prefeitura de Tangará da Serra, por determinação do prefeito Vander Masson (UNIÃO), colaborou com a doação do projeto de pavimentação dos 36 quilômetros atribuídos ao município. O projeto, já pronto, se encontra em fase de aprovação no governo estadual, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA-MT).

Quanto ao trecho de reponsabilidade de Reserva do Cabaçal, o prefeito Jonas Campos Vieira (PP) busca parcerias para custear o projeto, havendo, aí, possibilidade de emendas parlamentares junto à Assembleia Legislativa.

Estrada vem recebendo manutenção através da associação desde 2022.

No último dia 26 de março, representantes da associação estiveram na SINFRA-MT para protocolar um pedido de manutenção mais robusta. Através da pasta estadual, houve intermediação para manutenção imediata da estrada para reparar os danos causados pelas fortes chuvas. Os trechos, de Reserva do Cabaçal e de Tangará da Serra, receberão manutenção, respectivamente, através do Consórcio Complexo das Nascentes do Pantanal (que alcança a região) e a própria SINFRA-MT, através de um convênio já existente.

Além disso, a Associação Vale do Jauru busca de consolidar, entre o final desse ano e início de 2026, um convênio para manutenção, com alocação significativa de recursos oriundos do governo do Estado, ou, como alternativa, licitação direta pelo próprio Paiaguás.

Nova diretoria

Nova diretoria da Associação Vale do Jauru foi escolhida na última sexta-feira (09).

A eleição da nova diretoria da Associação Vale do Jauru, ocorrida na última sexta-feira (09.05), manteve na presidência o produtor rural José Carlos Scolaro Junior para o próximo triênio. Ao seu lado foram eleitos Valdir Soares de Andrade (Vice-Presidente), Lorenzo Tiso (Primeiro Tesoureiro), Suetoshi Matsumura (Segundo Tesoureiro), Cleando Malaquias Fernandes (Primeiro Secretário) e Kael Marllon Marques Coinete.

O Conselho Fiscal tem como membros efetivos os produtores Luiz da Silva, Clibas Clementi e Cássio Rodrigo dos Santos Caramori. Como membros suplentes foram escolhidos José Henrique Rockenbach, Nestor Joberte Garcia Marques e Clóvis Felix de Paula.

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