TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Infraestrutura & Logística

Agenda Cáceres: MT-339 aguarda retomada das obras através de PPP; MT-343 com pavimentação em andamento

Publicado em

Duas das rodovias mais importantes da macrorregião oeste-sudoeste de Mato Grosso se encontram em situações distintas. Enquanto a MT-339 (Tangará – Panorama) ainda aguarda a implantação do asfalto, a MT-343 (Cáceres – Porto Estrela – Barra do Bugres) encontra-se plenamente em obras de pavimentação.

MT-339 conta apenas com um pequeno trecho pavimentado de 03 km.

As condições das duas rodovias estaduais foram verificadas pela equipe da Agenda Cáceres, expedição realizada nos dias 03 e 04 passados. Os dois trechos foram percorridos pelo engenheiro civil, economista e especialista em logística Silvio Tupinambá, pelo cientista de dados Jose Valdeci Cardoso e pelo jornalista Sergio Roberto Reichert, do Enfoque Business.

Obras em ponte da MT-343: Estrada liga Cáceres a Barra do Bugres, via Porto Estrela.

As condições das duas rodovias e suas importâncias constarão em relatório técnico a ser entregue a entidades representativas dos diversos segmentos econômicos, às lideranças políticas (Governo do Estado e Assembleia Legislativa; bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional e Ministério da Infraestrutura).

Situações

MT-339, na região do Assentamento/Curva da Calcário.

A MT-339 tem um diminuto trecho de apenas três quilômetros pavimentados, obra que aconteceu ainda no governo de Pedro Taques (PSDB), sendo paralisada logo em seguida por inconsistências no contrato. Ainda faltam 119 quilômetros de pavimentação, incluindo quase duas dezenas de pontes e bueiros e a travessia da Vila São Jorge (Salto do Céu), até o entroncamento com a MT-170, distrito de Panorama, no município de Rio Branco.

Aspecto da MT-339, entre Salto do Céu e Panorama, em Rio Branco.

Dali até Cáceres, a MT-170 segue em bom estado de conservação, passando pelas cidades de Lambari do Oeste e Curvelândia, até entroncamento com a BR-174, na localidade de Caramujo, já muito próximo da periferia de Cáceres.

A MT-343, por sua vez, já tem pavimentados cerca de 60 quilômetros divididos em cinco partes no seu trecho total de 149 quilômetros. A estrada possui vários pontos com obras de terraplenagem. Ao todo, são 20 pontes, algumas em construção, além de pequenos bueiros em regiões alagadiças ou de pequenos córregos.

Hinterlândia

As duas rodovias se inserem integralmente no contexto do sistema logístico proporcionado pelas unidades portuárias em Cáceres. Destas, o Terminal Portuário da APH (Associação Pró-Hidrovia) está operacional, totalmente reformado e organizado, aguardando apenas o sinal verde da Marinha para entrar em operação.

Trecho pavimentado da MT-343, nas cercanias de Cáceres.

Além deste terminal, há outros dois que serão implantados: o Barranco Vermelho e o Paratudal (ver matéria neste site: “Agenda Cáceres: Com requerimento já protocolado na Marinha, porto deverá entrar em operação a partir de dezembro”).

A 339 e a 343 estão intimamente ligadas ao sistema intermodal que envolve o Terminal Portuário de Cáceres e, também, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE/MT) que está em construção no município do oeste. Ou seja, as duas rodovias servem à hinterlândia (terra de trás) na macrorregião oeste-sudoeste, congregando as realidades socioeconômicas dos seus principais municípios: Cáceres, Barra do Bugres e Tangará da Serra.

Obras de terraplenagem na MT-343, proximidades da localidade de “Saloba”.

Comentários Facebook
Advertisement

Infraestrutura & Logística

Aeroporto de Tangará da Serra pode ser incluído no AmpliAR. Prazo é até dia 15

Published

on

Gestores estaduais, municipais e representantes de concessionárias e companhias aéreas têm até o dia 15 de janeiro de 2025 para participar de consulta pública sobre o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais, o AmpliAR. O Ministério de Portos e Aeroportos abriu, na última terça-feira (17), a consulta para colher contribuições da sociedade sobre a estrutura do programa, o modelo proposto e os investimentos previstos para cada aeroporto.

Com o AmpliAR, o ministério pretende atrair investimentos privados para a malha aeroportuária regional e conectar áreas remotas aos principais aeroportos brasileiros. A estimativa do governo é que o programa gere mais de R$ 5 bilhões em investimentos privados, beneficiando diretamente até uma centena de aeroportos regionais.

O modelo permitirá que as concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários por meio de processo competitivo simplificado. Na primeira fase do programa, o foco será em 50 aeródromos situados na Amazônia Legal e no Nordeste (ver lista abaixo). A expectativa é de que o leilão de blocos de aeroportos deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025.

Aeroporto Regional de Tangará da Serra está inserido no Bloco 10 das unidades contempladas.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o modelo do AmpliAR é inédito e visa incorporar blocos de aeroportos aos contratos de concessão existentes. As concessionárias devem investir na modernização e gestão dos terminais até o fim do contrato. Em troca, segundo Costa Filho, as concessionárias poderão ter os contratos reequilibrados. “Estamos criando um caminho sólido para garantir uma solução duradoura para os aeroportos regionais estratégicos. O modelo atrai investidores pela oportunidade de aprimorar seus contratos atuais enquanto ajudam a conectar o país de forma mais eficiente”, concluiu.

AmpliAR: lista dos aeródromos contemplados 

Bloco 1: AC/AM – Marechal Thaumaturgo (AC), Tarauacá (AC), Carauari (AM), Eirunepé (AM), Lábrea (AM), Santo Antônio do Içá (AM), São Paulo de Olivença (AM).

Bloco 2: AM1 – Barcelos (AM), Fonte Boa (AM), Manicoré (AM), Santa Isabel do Rio Negro (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM).

Bloco 3: AM2 – Apuí (AM), Borba (AM), Itacoatiara (AM), Maués (AM), Parintins (AM).

Bloco 4: AP/PA – Almeirim (PA), Breves (PA), Salinópolis (PA).

Bloco 5: PA1 – Itaituba (PA), Jacareacanga (PA), Novo Progresso (PA), Oriximiná (PA).

Bloco 6: PA2 – Paragominas (PA), Redenção (PA), São Félix do Xingu (PA), Tucuruí (PA).

Bloco 7: RO – Cacoal (RO), Costa Marques (RO), Guajará-Mirim (RO), Vilhena (RO),

Bloco 8: Nordeste – Guanambi (BA), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Serra Talhada (PE), São Raimundo Nonato (PI).

Bloco 9: MA/TO – Bacabal (MA), Balsas (MA), Araguaína (TO).

(*) Bloco 10: MT1 – Aripuanã (MT), Cáceres (MT), Juína (MT), Tangará da Serra (MT).

Bloco 11: MT2 – Canarana (MT), Porto Alegre do Norte (MT), Primavera do Leste (MT).

Em roadshow com as concessionárias que atuam no país para apresentar o programa, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, explicou que a primeira fase do AmpliAR se concentrará em aeródromos de áreas que enfrentam um déficit de infraestrutura aeroportuária. Esses terminais foram selecionados com base no Plano Aeroviário Nacional (PAN), um documento que direciona os investimentos para os locais com maior custo-benefício social.

“Em parte dessas cidades só há acesso por barcos, por onde chegam produtos de saúde, alimentos e combustível. Com estiagem, que ocorre com maior frequência na região Norte, alguns municípios acabam ficando completamente isolados. Baseado em uma análise técnica reconhecida pelo TCU, que sugeriu usar a metodologia do PAN como referência para planejamento, a implantação do AmpliAR resulta em múltiplos impactos para o desenvolvimento regional e traz benefícios para diversas áreas”, afirmou.

AmpliAR: consulta pública

A página para o envio de contribuições para a consulta pública pode ser acessada no portal do Governo Federal, Participa + Brasil.https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-ampliar.

A consulta pública apresenta duas minutas de documentos para receber contribuições da sociedade:

Portaria que institui o AmpliAR – Estabelece as diretrizes gerais do programa e os objetivos de fomentar investimentos privados em aeroportos regionais deficitários;

Primeiro edital do processo competitivo – Regulamenta o processo inicial de concessão, incluindo a sugestão de blocos de aeroportos que compõem a primeira rodada do AmpliAR.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos

(Brasil 61)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana