TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Chico Guarnieri leva a Campo Novo debate sobre criação de consórcio intermunicipal de tecnologia

Publicado em

Reunião da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação discute formas de fortalecer a cooperação entre municípios e ampliar o acesso a ferramentas tecnológicas

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) leva para Campo Novo do Parecis a reunião da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI). O encontro será na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quinta-feira (30.10), a partir das 14 horas, e terá como pauta a criação de um consórcio intermunicipal de Tecnologia e Inovação.

Para o deputado, a iniciativa busca garantir que os municípios tenham condições de investir de forma competitiva e segura em inovação, ampliando o acesso a recursos e fortalecendo a cooperação regional.

“Em nosso estado, já contamos com experiências consolidadas de consórcios intermunicipais em diferentes áreas. Na Saúde, por exemplo, são 16 consórcios que reúnem 137 municípios. Os dados evidenciam que a cooperação regional é um instrumento eficaz para racionalizar recursos, ampliar resultados e viabilizar soluções que, de forma isolada, muitos municípios não conseguiriam alcançar”, destaca Chico Guarnieri, coordenador da Frente Parlamentar.

Entre os exemplos de aplicação prática, o parlamentar citou o uso de tecnologia na segurança pública, como o botão do pânico da Lei Maria da Penha, já utilizado em cidades como Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande, e que pode ser expandido a outras regiões por meio do consórcio. Outra proposta é a utilização de câmeras em caminhões de transporte de carga pesada, para monitoramento e prevenção de roubos.

Chico Guarnieri reforça que a inovação tecnológica é uma realidade mundial, e o objetivo do consórcio é assegurar que os pequenos municípios também tenham acesso a ferramentas modernas.

“Nosso propósito é que a tecnologia seja um instrumento de desenvolvimento e segurança para todos, e que Mato Grosso avance de forma integrada nesse processo”, conclui.

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Chico Guarnieri dá voz à região Sul e cobra melhorias da Energisa em audiência pública

Published

on

Deputado estadual reuniu autoridades e moradores em Rondonópolis para discutir falhas no fornecimento de energia e cobrar mais investimentos no sistema elétrico de Mato Grosso

Moradores e autoridades da região Sul de Mato Grosso participaram, em Rondonópolis, de audiência pública sobre os serviços prestados pela Energisa. O encontro, realizado na quinta-feira (16), foi requerido pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), integrante da Comissão Especial que acompanha o contrato da concessionária de energia.

“Essas audiências são fundamentais para ouvir a população e levar as demandas à Aneel. A concessionária que atende Mato Grosso precisa dar respostas concretas”, afirmou Guarnieri. A primeira reunião sobre o tema ocorreu em Tangará da Serra, em 2 de outubro.

Momento da audiência em Rondonópolis: Reclamações de falhas constantes, rompimento de cabos e prejuízos.

Reclamações e prejuízos

Durante a audiência, moradores relataram constantes quedas de energia, demora no restabelecimento do serviço, manutenção precária das redes, fios acumulados em postes e cobrança de tarifas.
“Não pode ventar que a energia cai. Tivemos que parar nossa produção de leite. Além disso, cabos rompidos têm provocado incêndios em nossa propriedade. A rede não suporta a demanda”, denunciou a produtora rural Eliene Oliveira, de Itiquira.

A promotora Joana Maria Bortoni Ninis, da 1ª Promotoria Cível de Rondonópolis, informou que o Ministério Público já moveu ações contra a empresa. “Ingressamos com processos questionando a interrupção do fornecimento e o tempo excessivo para restabelecer a energia”, disse.

Rede trifásica e investimentos

Guarnieri destacou a necessidade urgente de substituir a rede monofásica pela trifásica.
“Dois terços da rede de Mato Grosso ainda é monofásica. Queremos que a Energisa cumpra sua concessão e invista na modernização. Só em nosso estado a empresa fatura mais de R$ 13 bilhões por ano, é preciso devolver em investimentos”, reforçou.

O parlamentar citou casos recentes, como em Porto Estrela, que ficou quase 12 horas sem energia. “Escolas, postos de saúde e famílias inteiras foram prejudicados. Não dá mais para aceitar esse cenário”, afirmou.

Posição da Energisa

O assessor institucional da Energisa, Luís Carlos Moreira Júnior, defendeu que a empresa vem investindo.
“Nesses últimos 11 anos foram mais de R$ 9 bilhões aplicados. O tempo médio de interrupção caiu pela metade. Sabemos onde investir e nosso objetivo é ouvir a população para aprimorar os serviços”, declarou.

Participação

A audiência contou ainda com os deputados estaduais Nininho (Republicanos) e Marildes Ferreira (PSB); o procurador-geral de Rondonópolis, Luis Henrique Nucci Vacaro (representando o prefeito Claudio Ferreira – PL); Laerte Costa, diretor-presidente da Coder; vereadores; representantes da Ager, do Sindicato Rural, da CDL e da Associação Comercial de Rondonópolis.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana