TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Mind Makers: IPES oportuniza aos alunos o conhecimento da tecnologia computacional

Publicado em

A qualidade na educação é alcançada através de diferenciais. No Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (IPES), de Tangará da Serra, os diferenciais estão no sistema Anglo, na equipe pedagógica e em atividades que oportunizam os alunos a explorarem os seus potenciais da melhor forma e com a maior produtividade possível.

IPES: Atividades que oportunizam os alunos a explorarem os seus potenciais da melhor forma e com a maior produtividade possível.

Para esse ano letivo de 2025, o IPES implantou uma novidade para os alunos do ensino fundamental e educação infantil: o Espaço de Tecnologia, através do Programa Mundo Computacional, “Estamos oportunizando aos alunos conhecer a tecnologia e a melhor forma de usá-la no dia a dia como aliada do saber”, anuncia o diretor da escola, Wesley Lopes Torres.

O Programa Mundo Computacional engloba o conceito Mind Makers, uma disciplina que une conceitos e técnicas da Ciência da Computação, tecnologias digitais e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.

Diretor Wesley Lopes Torres com Felipe Martins, em um bate papo no estúdio do IPES-POD.

Nessa atividade inovadora, os alunos desenvolvem conhecimento através de tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker que viabilizam soluções.

Leia mais:  IPES recebe prêmio “Leão de Ouro” por 30 anos de parceria com o Sistema Anglo

Na semana anterior, o IPES contou com a presença do assessor Mind Makers Felipe Martins, que coordenou o treinamento presencial das atividades. Segundo ele, o objetivo da disciplina é oportunizar o aprendizado da manipulação da tecnologia. “Nossa meta é orientar o aluno a utilizar a tecnologia de modo ativo e não somente de maneira passiva. Ou seja: o aluno vai entender que a tecnologia existe para resolver os problemas do dia a dia”, explicou Martins.

Conceito

Na disciplina, os alunos desenvolverão conhecimento através de tecnologias digitais como programação, robótica, inteligência artificial e práticas Maker.

O conceito de Pensamento Computacional ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Apresenta fundamentos da Ciência da Computação e desenvolve habilidades socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.

As aulas são baseadas em projetos, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uso de técnicas de gamificação para desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.

Na semana anterior, o IPES contou com a presença do assessor Mind Makers Felipe Martins, que coordenou o treinamento presencial das atividades.

Comentários Facebook
Advertisement

Educação

IPES recebe prêmio “Leão de Ouro” por 30 anos de parceria com o Sistema Anglo

Published

on

O Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (IPES), de Tangará da Serra, recebeu nesta semana um dos principais reconhecimentos concedidos a instituições da rede privada de ensino no Brasil. A escola foi homenageada com o prêmio “Leão de Ouro” durante a Convenção Anglo 2026, realizada entre os dias 18 e 20 de maio, no Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia.

A premiação é exclusiva pelos 30 anos de parceria entre o IPES e o Sistema Anglo, destacando a trajetória da instituição tangaraense na área educacional e, em especial, os resultados obtidos ao longo dessas três décadas.

O troféu foi entregue ao diretor do IPES, Wesley Lopes Torres, acompanhado das professoras/coordenadoras Dulce Fávaro, Luimar Torres e Souza e Silvana Lopes da Silva*, representantes da instituição durante a convenção.

A simbologia do prêmio faz referência ao leão, marca tradicional do Sistema Anglo, associado a valores como liderança, determinação e excelência acadêmica. Entre os critérios considerados para a premiação estão desempenho pedagógico, resultados em vestibulares e processos seletivos como o SISU, tempo de parceria com o sistema de ensino, além de iniciativas de inovação pedagógica, integração tecnológica e qualificação do corpo docente.

Leia mais:  IPES recebe prêmio “Leão de Ouro” por 30 anos de parceria com o Sistema Anglo

Segundo a direção do Sistema Anglo, a Convenção Nacional 2026 reuniu instituições parceiras de diversas regiões do país e teve ampla participação do setor educacional.

“Mais uma vez consolidamos nosso compromisso em fortalecer a parceria com instituições de ensino em todo o Brasil. A presença do IPES foi determinante para o sucesso desta edição”, afirmou o diretor executivo do Sistema Anglo, Daniel Perry.

Durante os três dias de programação, os participantes acompanharam debates e apresentações sobre temas ligados à educação contemporânea, entre eles inteligência artificial aplicada à pedagogia, desafios da escola na atualidade, formação continuada de professores e utilização de dados educacionais da plataforma Plurall como ferramenta de apoio às decisões acadêmicas.

Também foram apresentadas novidades editoriais e metodológicas voltadas ao aprimoramento do ensino.

Para o diretor Wesley Lopes Torres, o reconhecimento simboliza o fortalecimento da proposta educacional construída pela instituição ao longo dos anos. Nesse contexto, vale salientar o Sistema Anglo como o de melhor performance em aprovações em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no país.

Leia mais:  IPES recebe prêmio “Leão de Ouro” por 30 anos de parceria com o Sistema Anglo

“O resultado superou as expectativas e fortaleceu nossa missão de unir tradição e inovação na construção de futuros sólidos”, afirmou.

Torres também confirmou a participação do IPES na Convenção Anglo 2027.

“Daremos continuidade a esse processo de ampliação do compartilhamento de práticas e reafirmação do nosso compromisso com uma educação transformadora, dentro dessa parceria com o Sistema Anglo”, concluiu.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana