TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Unemat e parceiros produzem material de limpeza destinado a povos indígenas e comunidades carentes

Publicado em

A ação surgiu da parceria entre o campus de Tangará da Serra, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Operação Amazônia Ativa (OPAN), resultando na produção de 1000 litros de sabão artesanal, 100 litros de Água Sanitária e 500 litros de sabonete líquido. Nesta quinta-feira (28/05), houve a entrega simbólica de 2500 litros de material de limpeza.

O objetivo da ação é colaborar com a higienização e prevenção no enfrentamento da Covid-19. Os recursos para compra de insumos foram fornecidos pela OPAN, sendo que a Unemat e o IFMT, em ação conjunta, ficaram responsáveis pela fabricação por meio da atuação de profissionais especializados. Na fabricação, foi utilizado os espaços e tecnologias disponíveis no laboratório de Química, do campus de Tangará da Serra, sob coordenação do professor Adley Bergson Gonçalves de Abreu.

Para o Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do campus de Tangará, o professor Magno Alves Ribeiro, a contribuição da universidade está atrelada também a uma preocupação ambiental. “Assim, aplicamos o conhecimento dos nossos químicos e técnicos de laboratório, que vão fazendo as dosagens e testes, além de contribuir com a questão ambiental, já que utilizamos óleo usado de cozinha na confecção do sabão artesanal”, ressalta.

Leia mais:  Tangará da Serra: Dados da PM mostram queda de 15% ao ano nas ocorrências de trânsito

Parte da produção de material de limpeza será entregue para comunidades carentes indígenas da região do Vale do Araguaia, Ribeirão Cascalheira e Barra do Bugres, por meio da organização indigenista OPAN e da Fundação Nacional do Índio (Funai).  Segundo o Diretor Geral do campus Avançado do IFMT de Tangará da Serra, Gilcelio Luiz Peres, um dos grupos mais visados nessa ação. “Nós sabemos que os povos indígenas, por questões culturais, possuem outros hábitos, tem acesso mais demorado a alguns produtos e informações que nós temos. Por isso, resolvemos dar essa atenção maior aos povos indígenas carentes”, afirma Gilcelio.

Outra parte do material será destinada a instituições que atendem a outras comunidades carentes da região de Tangará da Serra.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Published

on

Os termômetros voltarão a cair a partir da madrugada entre quinta e sexta-feira próximas em Tangará da Serra e boa parte de Mato Grosso. A previsão é dos sites especializados em meteorologia, como o Climatempo.

Segundo o portal, as mínimas previstas caem de cerca de 14 °C nesta quarta-feira (16) para cerca de 12 °C na madrugada de quinta para sexta-feira. A máxima não deverá superar os 28 °C no último dia útil da semana. Essa leve friagem se estenderá no fim de semana, com mínimas na faixa dos 12 °C nas noites de quinta e sexta, e máximas diurnas entre 24 °C e 28 °C .

Queda na temperatura deverá ser observada na madrugada de quinta para sexta-feira.

Meteorologistas apontam que essa queda de temperatura é resultado da chegada de uma incursão de ar mais frio, ainda que sem a formação de uma frente fria organizada. No entanto, o padrão de friagem — característico da Amazônia e Centro‑Oeste no inverno — está em curso, influenciado por fluxos de massa polar via Bacia do Paraguai.

Leia mais:  Literatura de Mato Grosso brilhou na Bienal com a obra “Ela por Elas”, de Sueli Batista

Nova friagem

A próxima quinta-feira marcará o início de uma fase mais fria na região de Tangará da Serra, com friagem característica do inverno regional. E os efeitos dessa fase poderão ser sentidos ao longo das próximas duas semanas.

As projeções indicam a possibilidade de uma nova frente fria, mais intensa, entre os dias 29 e 31 de julho, com chance de leve chuvisco e certa instabilidade antes da incursão do ar frio. Embora ainda sem confirmação total, essa previsão deriva de tendências observadas no modelo de 15 dias do Climatempo e corroboradas pelo AccuWeather, que indica queda gradual nas máximas após o dia 29.

Atenção necessária

  • Quinta (17/7): queda térmica já desde a madrugada, com mínimas caindo para ~12 °C e máximas entre 26–28 °C.
  • Sexta e sábado: continuidade da friagem, sem perspectiva de chuva significativa.
  • Final de julho: atenção para possível frente fria com leve instabilidade entre os dias 29 e 31, com nova queda nas temperaturas e chance de chuviscos.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana