conecte-se conosco

Cidades & Geral

Unemat e parceiros produzem material de limpeza destinado a povos indígenas e comunidades carentes

Publicado

A ação surgiu da parceria entre o campus de Tangará da Serra, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Operação Amazônia Ativa (OPAN), resultando na produção de 1000 litros de sabão artesanal, 100 litros de Água Sanitária e 500 litros de sabonete líquido. Nesta quinta-feira (28/05), houve a entrega simbólica de 2500 litros de material de limpeza.

O objetivo da ação é colaborar com a higienização e prevenção no enfrentamento da Covid-19. Os recursos para compra de insumos foram fornecidos pela OPAN, sendo que a Unemat e o IFMT, em ação conjunta, ficaram responsáveis pela fabricação por meio da atuação de profissionais especializados. Na fabricação, foi utilizado os espaços e tecnologias disponíveis no laboratório de Química, do campus de Tangará da Serra, sob coordenação do professor Adley Bergson Gonçalves de Abreu.

Para o Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do campus de Tangará, o professor Magno Alves Ribeiro, a contribuição da universidade está atrelada também a uma preocupação ambiental. “Assim, aplicamos o conhecimento dos nossos químicos e técnicos de laboratório, que vão fazendo as dosagens e testes, além de contribuir com a questão ambiental, já que utilizamos óleo usado de cozinha na confecção do sabão artesanal”, ressalta.

Leia mais:  Meteorologia prevê tempo firme com queda na umidade relativa do ar para a região de Tangará da Serra

Parte da produção de material de limpeza será entregue para comunidades carentes indígenas da região do Vale do Araguaia, Ribeirão Cascalheira e Barra do Bugres, por meio da organização indigenista OPAN e da Fundação Nacional do Índio (Funai).  Segundo o Diretor Geral do campus Avançado do IFMT de Tangará da Serra, Gilcelio Luiz Peres, um dos grupos mais visados nessa ação. “Nós sabemos que os povos indígenas, por questões culturais, possuem outros hábitos, tem acesso mais demorado a alguns produtos e informações que nós temos. Por isso, resolvemos dar essa atenção maior aos povos indígenas carentes”, afirma Gilcelio.

Outra parte do material será destinada a instituições que atendem a outras comunidades carentes da região de Tangará da Serra.

publicidade

Cidades & Geral

Executivo autoriza reabertura do Camelódromo e bebidas alcoólicas poderão ser vendidas sem consumo no local

Publicado

O Executivo Municipal anunciou agora, no início da tarde, a autorização para reabertura do Camelódromo em Tangará da Serra, assim como a permissão para venda de bebidas alcoólicas, porém sem estarem geladas e não podendo serem consumidas no local. (Veja pronunciamento do prefeito Fábio Martins Junqueira no link ao final da matéria)

As flexibilizações constam no Decreto 307, com data desta terça-feira (14) e se somam às já anunciadas permissões de retomada das atividades em academias e cultos e missas presenciais em igrejas.

Veja decreto no link abaixo:

https://www.tangaradaserra.mt.gov.br/fotos_downloads/38703.pdf

O decreto flexibiliza setores comerciais mediante a adoção obrigatória de medidas de segurança, fundamentais no combate ao novo coronavírus, estabelecendo dessa forma, nesses estabelecimentos, planos de contingenciamento para o seu devido funcionamento, a fim de evitar contágio por COVID-19.

A proibição de consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes, lanchonetes e bares, porém, perdura, mas a comercialização fica autorizada no âmbito municipal, em supermercados ou distribuidoras, desde que não seja consumida no local e nem vendida gelada.

Leia mais:  Tangará da Serra: Cultos e missas presenciais voltam a ser suspensos em razão de aumento dos casos de Covid-19

Atividades em ginásios, estádios e academias ao ar livre, assim como circulação de pessoas em parques – como o Borque Municipal – também seguem vedadas.

O Prefeito Fábio Junqueira anunciou a flexibilização de setores comerciais, permitindo a reabertura do camelô e de…

Posted by Prefeitura Municipal de Tangará da Serra on Tuesday, July 14, 2020

 

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana