TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Feiras & Eventos

Tendências, comercialização e novas tecnologias são destaques da 2ª Feira Estadual MT Horticultura

Publicado em

Mais expositores, inúmeras tecnologias, palestras, minicursos, presença do governador e bom público. Estes ingredientes já credenciam a 2ª edição da Feira Estadual MT Horticultura a superar o sucesso da edição do ano passado.

A feira foi aberta ontem, quinta-feira (22/08) e se encerra nesta sexta-feira, no Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimentos Agroambientais da Unemat, em Tangará da Serra. Muitas autoridades municipais e estaduais prestigiaram o evento ao longo do dia.

2ª Feira Estadual MT Horticultura foi organizada através de parceria entre Unemat, setores público e privado.

Com mostras da atividade típica da agricultura familiar e seus segmentos correlatos, o evento também teve presenças de entidades ligadas ao setor e órgãos do poder público. O evento é uma realização da UNEMAT, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Associação dos Engenheiros Agrônomos, Sindicato Rural e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT). O patrocínio é da Fort Agrícola, Fort Construções, Ideal Agroveterinária, Sicredi, Áster Máquinas, Senar-MT. A feira tem, ainda, apoio do Sebrae, UFMT, EMPAER, Parque Tecnológico, FAPEMAT, SECITEC, SAMAE, SEAF, Secretaria de Industria e Comércio, e Secretaria Municipal de Turismo de Tangará da Serra.

Evento conta com presença de 52 expositores e público que poderá chegar a 3 mil pessoas até o encerramento, nesta sexta-feira.

Movimentação e presença do governador

A movimentação foi intensa já no primeiro dia (quinta,22) nos 52 estandes e no giro tecnológico das estações de frutas, flores e hortaliças. Movimento bom também foi verificado no Encontro de Negócios da Agricultura Familiar (Sebrae/Nupes/Necomt) e na carreta do MT Ciências montada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC).

Ponto alto do evento na quinta-feira foi a presenta do governador Mauro Mendes, que esteve à tarde no local da feira.

Ponto alto do evento na quinta-feira foi a presenta do governador Mauro Mendes, que esteve à tarde no local da feira. Mendes destacou a importância da agricultura familiar na economia de Mato Grosso. “É da agricultura familiar que vem à nossa mesa a maior parte dos alimentos do nosso dia-a-dia”, disse, em discurso na tenda de palestras.

O gestor estadual também destacou o crescimento da agricultura familiar em todo o estado e assegurou a presença do governo na trajetória de crescimento do setor. “Estamos quebrando barreiras aqui em Mato Grosso para facilitar a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Estamos vendo novas tecnologias e mais produção nas pequenas propriedades, estamos vendo empresas industrias e comerciais ampliando sua linha de produtos, máquinas e equipamentos destinados ao setor. Certamente assistiremos já a partir deste ano a um aumento importante no nível de geração de emprego e renda na economia familiar e na horticultura”, afirmou.

Difusão

Segundo o presidente da comissão organizadora, Professor William Krause, a feira tem como meta promover a difusão de tecnologia em horticultura a produtores rurais, técnicos extensionistas, estudantes e a comunidade em geral, e também abrir discussões sobre as limitações do setor. “É importante (a feira) para abrir discussões sobre a comercialização e o mercado de frutas, hortaliças e flores tropicais como alternativa de renda para agricultores e empresas do segmento”, disse, observando que a horticultura mato-grossense ainda se ressente da falta de um maior aprimoramento da extensão e assistência ao pequeno produtor.

Neste contexto, o evento proporciona discussões tanto sobre os gargalos como a divulgação de resultados de pesquisas científicas e experiências de sucesso do setor de flores, frutas e hortaliças desenvolvidas e adaptadas ao ambiente mato-grossense. Os participantes também tiveram oportunidade de conhecer novas práticas de cultivo, entre outras atividades essenciais à horticultura.

Além da área de estandes com exposição de produtos de hortifrúti, floricultura, insumos, máquinas e equipamentos, o evento conta com minicursos, giro tecnológico pelas estações de demonstração de frutas, flores e hortaliças, bem como a visitação aos estandes de instituições ligadas ao setor.

Programação

Para esta sexta-feira, a 2ª Feira Estadual de Horticultura terá a continuidade no giro tecnológico e no Encontro de Negócios da Agricultura Familiar, assim como nas atividades nos estandes dos expositores e na Oficina de Aproveitamento de Alimentos.

A novidade para o segundo e último dia serão as palestras, que versarão sobre tecnologia, pesquisa e extensão, aspectos econômicos e potenciais (veja programação desta sexta-feira ao final da matéria). O encerramento está previsto para às 17hs.

Na sequência, mais fotos do evento.

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

Encontro de Assessores de Imprensa de Mato Grosso contará com Caco Barcellos em 2025

Published

on

Redes sociais, gestão de crises e a construção de confiança com a população estão entre os temas que serão debatidos no 4º Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso, que acontece nos dias 13 e 14 de março de 2025, no Hotel Inter, em Cuiabá. O evento terá a participação do jornalista investigativo Caco Barcellos, apresentador do programa “Profissão Repórter” e referência nacional na área.

Com as inscrições já abertas e vagas limitadas, o encontro é uma oportunidade para profissionais da comunicação pública se aprofundarem em estratégias essenciais para a gestão governamental. Caco Barcellos, que comandará a Palestra Magna no segundo dia do evento, trará uma visão estratégica sobre como a comunicação pode fortalecer a transparência, a confiança e o engajamento entre governos e a sociedade.

Outro destaque da programação é o jornalista e relações públicas Hernandes Cruz, coordenador de comunicação da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Em sua palestra, Hernandes apresentará estratégias de conteúdo para prefeituras, com exemplos práticos de ações realizadas durante a gestão de Léo Bortolin, em Primavera do Leste.

Confira os palestrantes também já confirmados:

▪️Hélio Taques (MT): Técnicas de redação oficial para a gestão pública.
▪️Antonio Garcia (SP): Estratégias de comunicação assertiva e desenvolvimento de habilidades profissionais.
▪️Joe Marcolino (PR): O impacto da inteligência artificial no trabalho das assessorias de imprensa.
▪️PV Bispo (BA): Estudo de caso da Prefeitura de Salvador, integrando comunicação pública e engajamento social.

Organizado pela Academy Brasil, empresa especializada em cursos e treinamentos na área pública, o encontro já alcançou 91,1% de aprovação nas edições anteriores. Com aulas dinâmicas, materiais de apoio e momentos de troca de experiências, o evento é reconhecido como uma das principais iniciativas de capacitação para profissionais de comunicação pública do estado de Mato Groso.

Para garantir a participação acesse o site oficial da Academy Brasil e faça sua inscrição.

(Assessoria AMM)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana