TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Tangará da Serra tem oito casos confirmados e oito pacientes curados; Município descarta 84% das notificações

Publicado em

O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus divulgou agora pela manhã mais um boletim epidemiológico com números atualizados da pandemia em Tangará da Serra.

Segundo o boletim, o município soma 161 notificações de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus desde o início da epidemia, em 26 de fevereiro. De lá par cá, 135 destes casos suspeitos foram descartados por apontamento negativo após análise do Laboratório Central do Estado (Lacen). Os descartes perfazem um índice de 83,8% sobre as notificações. Há, ainda, 18 casos suspeitos de Ciovid-19 que estão em análise no Lacen.

Dado positivo

Em meio ao temor imposto pela pandemia, há um aspecto positivo que é a cura clínica nos 08 pacientes que tiveram infecção confirmada pelo vírus no município.

Tangará da Serra chegou a ficar 20 dias neste mês de abril sem confirmações da doença. Porém, de ontem para hoje, três novos casos foram avalizados pelo Lacen, todos com os pacientes evoluindo para cura.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Lei prevê acesso a resultados de exames da rede pública por QR-Code em Mato Grosso

Published

on

Pacientes atendidos pela rede pública de saúde de Mato Grosso poderão consultar resultados de exames laboratoriais por meio de QR-Code. A medida está prevista na Lei nº 13.394/2026, que determina a disponibilização do código no protocolo entregue ao paciente no momento da coleta.

Pela legislação, caberá à Secretaria de Estado de Saúde (SES) exigir dos laboratórios a implantação e a adequação do sistema. O QR-Code deverá permitir o acesso digital ao laudo, por meio de celular ou outro dispositivo compatível, dispensando, nos casos em que o paciente optar pelo acesso eletrônico, a necessidade de retornar ao laboratório apenas para retirar o resultado impresso.

A medida também prevê a possibilidade de consulta dos laudos por profissionais de saúde, facilitando o acesso às informações durante o atendimento e reduzindo a necessidade de impressão dos documentos.

O acesso digital a resultados de exames, entretanto, não é uma novidade no setor de diagnóstico. Na rede privada, laboratórios de diferentes portes já disponibilizam laudos pela internet, por meio de portais, aplicativos e outros canais digitais. Algumas redes também oferecem serviços de armazenamento do histórico de exames e notificações por aplicativos de mensagens.

No caso da rede pública de Mato Grosso, a legislação estabelece a utilização do QR-Code como mecanismo adicional para acesso aos resultados. A adoção do sistema poderá reduzir deslocamentos dos pacientes e o uso de documentos impressos, desde que a infraestrutura necessária esteja disponível e o acesso digital seja efetivamente implementado pelos laboratórios.

A lei é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

(Com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana