TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Tangará da Serra tem média de 12 novos casos por dia em junho; Variação de 621% supera índice do MT e do país

Publicado em

Tangará da Serra registrou uma média de 12,7 novos casos diários de Covid-19 nos 17 primeiros dias deste mês de junho. A média de aumento no número de casos em relação à média de maio – que foi 1,77 novos casos por dia – representa um avanço proporcional diário de 621% em relação ao mês anterior. O levantamento é do Enfoque Business. (Veja quadro e gráfico abaixo)

O município registrou ontem, segundo boletim diário oficial, 280 casos acumulados desde o início da pandemia. Mato Grosso somava, até ontem, 7.361 casos, enquanto o país acumulava ontem um total de 955.377 casos da doença.

Entre o primeiro registro de caso de infecção pelo novo coronavírus, em 1º de abril, e o dia 30 do mesmo mês, houve registro de oito casos no total, uma média diária de 0,27 casos. Em maio, estes números subiram de 09 casos no dia 1º para 63 casos no último dia do mês, representando uma evolução de 555% ante à média diária de novos casos (0,27) registrada em abril. (Veja quadro e gráfico abaixo)

O avanço proporcional de casos no município, no mês de junho, supera as médias de Mato Grosso e do Brasil. No estado, a variação da média diária de novos casos em maio em relação à média diária de abril foi maior em relação ao município (638%). Porém, a média estadual de novos casos diários neste mês junho (5.717 novos casos em 17 dias) é de 342%.

No país, o mês de abril teve uma média diária de 2.655 novos casos. Em maio, este número saltou para 13.840,7 novos casos por dia, representando um incremento de 421% sobre a média diária do mês anterior. Neste mês de junho, o país registra uma média diária de 25.905 novos casos, uma média 73% superior à do mês passado. (Veja quadro e gráfico acima e, abaixo, gráfico representativo com a evolução da média diária de casos)

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Published

on

A elevação dos casos de Influenza A em Tangará da Serra nas últimas duas semanas provocou aumento na demanda por atendimentos na rede pública de saúde, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que registra superlotação.

Diante do cenário, o município anunciou medidas para ampliar a capacidade de atendimento. As ações foram informadas pelo prefeito Vander Masson (União) na última quinta-feira (09), após recebimento de relatório da Secretaria Municipal de Saúde indicando o crescimento dos casos de gripe e a pressão sobre a UPA.

Como medida emergencial, o município prevê a ampliação do horário de atendimento até as 23h, de segunda a sexta-feira, no Posto Central e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Cohab e Jardim Presidente. A implementação depende de autorização da Câmara Municipal para a contratação de médicos. Para isso, o Executivo encaminhou projeto de lei ao Legislativo.

Também foi anunciada a ampliação do número de leitos hospitalares contratados junto à rede privada. O total passará de 20 para 28 leitos disponíveis nos dois hospitais particulares do município.

Situação de alerta

Mato Grosso apresenta cenário de alerta para aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026, com a Influenza A entre os principais vírus em circulação. O estado registra crescimento nas internações e nas notificações da doença.

Dados recentes indicam elevação no número de casos suspeitos de influenza e aumento da pressão sobre os serviços de saúde. Em Cuiabá, também há registro de crescimento das infecções respiratórias.

Entre os vírus identificados nos casos de SRAG, a Influenza A aparece com frequência, ao lado do vírus sincicial respiratório (VSR) e do rinovírus.

A Fundação Oswaldo Cruz monitora a evolução da doença no país e aponta avanço da influenza em 18 estados e no Distrito Federal. Mato Grosso está entre as unidades da federação com maior impacto.

Os casos de SRAG associados ao VSR seguem em alta, principalmente entre crianças de até dois anos, com registros em estados do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a influenza ocorre entre 28 de março e 30 de maio, voltada aos grupos prioritários.

Em Tangará da Serra, a aplicação das doses está prevista para o dia 25. A vacinação será realizada em todas as USFs, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, destinada ao público prioritário. (Veja quadro abaixo)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana