TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Sem chuvas, semana será de muito calor e umidade crítica; Na zona rural, queimadas e alimentação de animais preocupam

Publicado em

O clima segue sofrível em todo o estado de Mato Grosso. Calor de 40 graus, umidade relativa do ar em níveis críticos e as queimadas pintam o quadro de um dos mais severos e graves períodos de estiagem já vivenciados nas últimas décadas.

Segundo os sites especializados em meteorologia, na região de Tangará da Serra a semana será de calor intenso todos os dias, com máximas chegando aos 40 graus com facilidade e mínimas não baixando dos 20 graus nas madrugadas. O sol predomina e haverá pouca nebulosidade durante a semana.

A umidade relativa do ar estará nos níveis mais críticos deste período seco, podendo descer aos 7% entre quarta e sexta-feira.

Apreensão

O clima extremamente seco e o calor intenso causam apreensão na zona rural. No último final de semana, um grande incêndio assustou, causou prejuízos e danos ambientais numa área junto à beira da serra de Tapirapuã, na Fazenda Paraíso.

Risco de ocorrência de queimadas em razão da aridez do clima preocupa especialmente na zona rural.

O fogo já foi controlado, mas causou desespero nas propriedades das imediações, ameaçando as sedes das propriedades, criações, aviários, demais benfeitorias e até mesmo equipamentos. Uma caminhonete foi queimada na ocorrência.

Leia mais:  Redes sociais estão repletas de “Fake News” sobre rompimentos em barragens [áudio]

Em outras regiões, como no Assentamento Antônio Conselheiro, a apreensão é grande e também há preocupação quanto à alimentação dos animais. “Agora, o que me preocupa é que o gado já não tem quase o que comer de tão seco”, disse um produtor da Agrovila 28. Ele disse que teve de soltar o gado para comer numa roça de banana. “Foi o que sobrou de verde pro gado comer. Não tem o que fazer”, completou.

Já são quase quatro meses sem chuvas na região. A última precipitação foi registrada no dia 13 de maio.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Published

on

Em Tangará da Serra, a Feira do Produtor do Centro é de uma diversidade singular quando se trata de alimentos. E esta variedade de produtos pode ser conferida neste domingo (19), a partir das 05h00.

(*) Veja série de fotos a seguir.

No maior mercado público de Mato Grosso, o consumidor encontra o melhor da agricultura familiar local, com inúmeras opções em hortifrutis, carnes e embutidos, produtos coloniais, leite e derivados, pães e doces, temperos e condimentos, além da praça de alimentação.

“Mas, na Feira do Centro não tem só alimentos. Tem a arte, tem o artesanato, tudo de bom gosto”, destaca o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino.

No box 49-C, Dª Eva Rodrigues da Silva comercializa pilões, tábuas de corte, pás de cozinha e outras utilidades artesanais que ela mesmo produz. “É no bambu e na garapeira”, diz Dª Eva, que faz o seu trabalho no sítio localizado na Agrovila 01, do Assentamento Antônio Conselheiro.

Leia mais:  Previsão de continuidade das chuvas até a próxima semana deixa região em alerta

Ali perto, num dos corredores centrais da Feira, do lado para a rua José Cândido Melhorança (Rua 24), a arte chama atenção. Trata-se da artista plástica Gloria Borges, que mostra e oferece arte sobre tela e artesanato, uma riqueza em cores para decoração de ambientes.

Glória mostra seu talento ao retratar em arte os pássaros da região de Tangará da Serra, figuras humanas e outras inspirações. Também apresenta adornos, como pinturas em pedras e artesanatos, como cestos feitos com fibra de bananeira.

Vale à pena conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana