TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde reforça ideia de instabilidade no governo e reflete na bolsa

Publicado em

As trocas sucessivas na equipe de governo e as relações difíceis entre o Planalto e os governos dos estados em meio à pandemia do novo coronavírus e à crise econômica estão fazendo o país enveredar para um caminho no mínimo duvidoso.

O pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich, refletiu no desempenho do Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, nesta sexta-feira. Depois de oscilar sem direção definida no período da manhã, o indicador iniciou uma trajetória de queda. Às 12h16min, o Ibovespa caía 1,79% e marcava 77.594, 44 pontos. Às 12h38min, o dólar sinalizou queda e chegou a R$ 5,80.

Nelson Teich havia assumido o ministério há menos de um mês.

Nelson Teich havia assumido o ministério há menos de um mês, em 17 de abril, após a demissão de Luiz Henrique Mandetta. Segundo nota do Ministério da Saúde, uma coletiva de imprensa foi marcada para a tarde de hoje para tratar do assunto.

Teich chegou ao cargo de ministro da Saúde a partir de um desejo do presidente Jair Bolsonaro em modificar a ideia de isolamento social propagada pelo antecessor. O que se esperava era uma mudança drástica do discurso vindo da pasta. No entanto, não foi isso que aconteceu.

Teich não defendeu o uso irrestrito da cloroquina, remédio citado por Bolsonaro como uma possível solução para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Nesta sexta, o presidente disse que irá alterar o protocolo para aplicação do medicamento em casos de Covid-19.

Um episódio que marcou o descompasso entre o presidente e o ministro foi quando Jair Bolsonaro decidiu publicar um decreto liberando academias e salões de beleza, tratando as atividades como essenciais. A medida ocorreu no final da tarde de terça-feira passada (12), justamente durante a coletiva de Teich sobre a pandemia. O ministro foi pego de surpresa pela decisão quando questionado por um jornalista e negou que tenha participado da elaboração do decreto.

Pazuello ou Terra 

De acordo com fontes, o secretário executivo da pasta, general Eduardo Pazuello, foi convidado para substituir Teich. Ele assumirá a Pasta interinamente. O ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra também é cotado, mas depende da resposta de Pazuello ao convite.

(Redação EB, com R7/CP)

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Vander Masson oficializa secretariado nesta sexta. Grapeggia assume na SEAPA

Published

on

A composição do secretariado para o segundo mandato do prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson – agora com o ex-vereador Eduardo Sanches (PL) no posto de vice -, acontecerá na manhã desta sexta-feira (10), a partir das 08h00, no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, na sede do Executivo. Vander terá como vice o ex-vereador Eduardo Sanches (PL).

O primeiro escalão inclui, além dos secretários, o diretor do Samae e a Superintendência de Governo. Até o momento, o que se sabe é que as mudanças serão poucas. No secretariado as únicas alterações confirmadas são nas pastas da Fazenda – Laura Pereira substituiu, ainda em dezembro, Ângela Nascimento – e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), onde Alceu Grapeggia assumirá em lugar de Rogério Rio.

Nas demais pastas, permanecem Arielzo da Guia e Cruz (Administração), Márcia Kiss (Assistência Social), Wellington Rondon (Cultura e Turismo), Vagner Constantino Guimarães (Educação), Luciano da Silva Góis (Esportes), Sílvio Sommavilla (Indústria, Comércio e Serviços), Magno César Ferreira (Infraestrutura), Vinícius Lançone (Meio Ambiente), Adão Leite (Planejamento), Wellington Bezerra (Saúde) e Marcos Scolari como diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana