conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Safra 2019/2020: Atraso na soja não tira otimismo, mas poderá refletir no milho e no algodão

Publicado

A demora da chegada das chuvas em Mato Grosso provocou o atraso no plantio da soja em todo o estado. Foram cerca de 12 dias de atraso na semeadura que, embora não tenham influência na produtividade, poderão refletir diretamente nas áreas de cultivo do algodão e da ‘safrinha’ de milho.

A falta de chuvas impediu que o plantio iniciasse imediatamente após o vazio sanitário, em 15 de setembro. Até a última sexta-feira (25), o plantio da safra 2019/2020 no estado chegou a 64,5%, de uma área de 9,7 milhões de hectares estimado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Para se ter uma ideia deste atraso, na semana anterior o percentual era de 41,8%, ante um índice de 73,25% no mesmo período do ano passado.

Expectativa de produtividade nas lavouras de soja na região é de, pelo menos, 60 sacas/hectare.

Segundo o engenheiro agrônomo Edivandro Piccini, da PA Consultoria, o atraso não deverá refletir da produtividade da oleaginosa. “Mas poderá trazer reflexos na safrinha de milho e no algodão quanto às áreas de plantio”, observou o agrônomo, em entrevista ao Enfoque Business.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Já o agrônomo e consultor Ricardo Manoel Arioli Silva não vê influência na produtividade da soja com o atraso e acredita que o impacto sobre a safrinha de milho – se ocorrer – não será significativo. “Ainda será possível plantar o milho numa boa época”, disse à reportagem do portal.

Quanto à produtividade da safra de soja, as expectativas são otimistas. Enquanto Ricardo Arioli aposta numa média de 60 sacas/hectare, Edivandro Piccini projeta numa média de 60 sacas/hectare, Edivandro Piccini projeta uma produtividade acima da média do estado, que na safra passada foi de 56 sacas/hectare. “Na safra anterior alcançamos para nossos clientes um acréscimo de oito sacas por hectare sobre a média do estado. Pretendemos manter esta performance nesta safra”, disse.

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana