A regionalização da estrutura do Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Tangará da Serra é uma possibilidade admitida pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. O gestor confirmou ao Enfoque Business que manteve conversas sobre o assunto com o deputado estadual Paulo Araújo e também com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e com o próprio governador Mauro Mendes.
Junqueira informou que o secretário Gilberto Figueiredo havia visitado o CHM antes ainda da visita do deputado Paulo Araújo. “O secretário manifestou a intenção de tornar nosso hospital como de referência regional”, disse, acrescentando que o próprio governador Mauro Mendes havia mantido contato, por telefone, para marcar uma reunião sobre esses assuntos. O encontro só não aconteceu ainda por motivo de viagem do secretário de Saúde. Contudo, uma agenda deverá ser confirmada amanhã (quarta, 06). “Quarta-feira irei a Cuiabá e vou passar pelo Paiaguás para fazer uma agenda”, confirmou.
Fábio Junqueira, durante visita com deputado Paulo Araújo ao CHM: “Para uma parceria nesse sentido tem que se esclarecer todas essas situações”
Apesar de admitir a possibilidade de regionalização do CHM, Junqueira avisa que não houve qualquer proposta concreta e que, em acontecendo isso, há ‘situações pontuais’ que precisam ser observadas. “Não houve proposta concreta, só conjecturas. E há algumas situações peculiares fora das nossas condições, como por exemplo o custeio da folha de pagamento (…) Não podemos aumentar mais nada, pois é muito elevado o custo e os repasses de governo, bem como as PPI’s do SUS, não comportam financiar folha com hora extra a 100%, com insalubridade incidente sobre a remuneração total”, disse o prefeito, que deixa claro que uma eventual proposta será analisada a fundo, em todos os seus aspectos. “Tem outras situações pontuais, e para uma parceria nesse sentido tem que se esclarecer todas essas situações”, completou.
Barra do Bugres
O governo do Estado anunciou ao final da semana passada que assumirá a administração do Hospital Regional Roosevelt Figueiredo Lira, em Barra do Bugres. A decisão, segundo fontes do Paiaguás, aconteceu após reunião entre o governador Mauro Mendes, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que atualmente responde pela gestão da unidade hospitalar. “Nos reunimos e ficou definido que o Estado assume a gestão de Barra do Bugres, ficou acertado”, confirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado.
A transferência da administração para o Estado se dará por um processo de transição que durará pelos próximos meses. “Me fizeram proposta de transição de mais ou menos noventa dias. Ficará a equipe de gestores de Barra do Bugres junto com a do Estado”, explicou Machado, ao destacar que o Governo do Estado realizará um levantamento de todo patrimônio para assim assumir a administração da unidade. (informações: Diário da Serra)