TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Feiras & Eventos

Promotor na Exposerra: “Corrupção gera insegurança jurídica e recurso natural é para ser usado”

Publicado em

“O recurso natural é do povo brasileiro, é para ser usado para o desenvolvimento, para a dignidade humana, pra reafirmação da soberania nacional, para promover a educação, a saúde, o saneamento básico”. A afirmação é do promotor de Justiça Joelson de Campos, da 16ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Cuiabá e um dos palestrantes dos Debates Jurídicos do AgrOAB, nesta sexta-feira (06), na Exposerra.

No mesmo dia, palestraram Frederico Alves, advogado, mestre em Direito e presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB de Goiás; e o juiz federal do Rio de Janeiro Marcelo Bretas, da Operação Lava Jato. O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que era esperado para palestrar no evento, cancelou sua participação por motivos de agenda.

Joelson: “Está lá, na Constituição, que é bem clara: O recurso natural do Brasil é do povo brasileiro, é pra usar para o desenvolvimento, para a dignidade humana, para a reafirmação da soberania nacional”.

Questionamento

Na palestra que ministrou, Joelson de Campos discorreu exclusivamente sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Porém, antes da palestra, a reportagem do Enfoque Business questionou o promotor sobre o quadro negativo proporcionado pela insegurança jurídica que atravanca empreendimentos de importância direta no desenvolvimento do país justamente no aspecto da logística, como hidrelétricas, ferrovias e hidrovias.

No caso de Mato Grosso, especificamente na região de Tangará da Serra, a insegurança jurídica se fez observar nos anos de 2017 e 2018 em três audiências públicas para apresentação de projetos de geração de energia. Os eventos foram inviabilizados por manifestações e atos de vandalismo cometidos por manifestantes.

Mal da corrupção

Joelson afirmou que a insegurança jurídica decorre de problemas do passado, provocados por ações de corrupção. “Vêm, daí, as dificuldades para os licenciamentos, pois em tempos passados plantava-se dificuldades para colher facilidades, como se pode ver na Lava Jato através dos relatos dos delatores da Odebrecht, por exemplo”, observou, acrescentando que no caso específico dos empreendimentos de geração de energia, é preciso realizar todos os levantamentos prévios e se antecipar em todas as circunstâncias, que incluem questões envolvendo comunidades tradicionais e indígenas, fauna, ictiofauna, flora, etc. “É preciso seguir rigorosamente tudo isso para que o licenciamento seja concedido”, completou.

(No áudio acima, Joelson de Campos fala sobre a insegurança jurídica e os recursos naturais)

Para ser usado

Por outro lado, Joelson defende o uso dos recursos naturais e cita a Constituição Federal para embasar sua argumentação. “Nossos recursos naturais estão aí para serem usados… Está lá, na Constituição, que é bem clara: O recurso natural do Brasil é do povo brasileiro, é pra usar para o desenvolvimento, para a dignidade humana, para a reafirmação da soberania nacional, para promover a educação, a saúde, o saneamento básico”, disse o promotor.

(No áudio acima, ouça o que diz o Promotor sobre empreendimentos de geração de energia)

No mesmo dia, palestraram Frederico Alves, advogado, mestre em Direito e presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB de Goiás; e o juiz federal do Rio de Janeiro Marcelo Bretas, da Operação Lava Jato

Para Joelson de Campos, os empreendedores e o próprio poder público devem ter um norte claro. “Tem que ser tudo baseado na constituição, onde consta que o desenvolvimento com uso dos recursos naturais é regra. Não é usando os recursos naturais que vão arrebentar com o meio ambiente… O que arrebenta com o meio ambiente é a corrupção, a malversação dos recursos públicos, a falta de transparência”, completou.

(*) Texto e fotos: Amanda Reichert e Sergio Roberto

(*) Para mais fotos/imagens do ciclo AGROAB/EXPOSERRA, clique abaixo:

Fotos do ciclo de palestras AgroOAB, na Exposerra, sexta-feira (06/09)

 

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

Encontro de Assessores de Imprensa de Mato Grosso contará com Caco Barcellos em 2025

Published

on

Redes sociais, gestão de crises e a construção de confiança com a população estão entre os temas que serão debatidos no 4º Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso, que acontece nos dias 13 e 14 de março de 2025, no Hotel Inter, em Cuiabá. O evento terá a participação do jornalista investigativo Caco Barcellos, apresentador do programa “Profissão Repórter” e referência nacional na área.

Com as inscrições já abertas e vagas limitadas, o encontro é uma oportunidade para profissionais da comunicação pública se aprofundarem em estratégias essenciais para a gestão governamental. Caco Barcellos, que comandará a Palestra Magna no segundo dia do evento, trará uma visão estratégica sobre como a comunicação pode fortalecer a transparência, a confiança e o engajamento entre governos e a sociedade.

Outro destaque da programação é o jornalista e relações públicas Hernandes Cruz, coordenador de comunicação da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Em sua palestra, Hernandes apresentará estratégias de conteúdo para prefeituras, com exemplos práticos de ações realizadas durante a gestão de Léo Bortolin, em Primavera do Leste.

Confira os palestrantes também já confirmados:

▪️Hélio Taques (MT): Técnicas de redação oficial para a gestão pública.
▪️Antonio Garcia (SP): Estratégias de comunicação assertiva e desenvolvimento de habilidades profissionais.
▪️Joe Marcolino (PR): O impacto da inteligência artificial no trabalho das assessorias de imprensa.
▪️PV Bispo (BA): Estudo de caso da Prefeitura de Salvador, integrando comunicação pública e engajamento social.

Organizado pela Academy Brasil, empresa especializada em cursos e treinamentos na área pública, o encontro já alcançou 91,1% de aprovação nas edições anteriores. Com aulas dinâmicas, materiais de apoio e momentos de troca de experiências, o evento é reconhecido como uma das principais iniciativas de capacitação para profissionais de comunicação pública do estado de Mato Groso.

Para garantir a participação acesse o site oficial da Academy Brasil e faça sua inscrição.

(Assessoria AMM)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana