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Infraestrutura & Logística

Por segurança e acessibilidade, empresários pedem intervenções em avenida

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Correções em rotatórias e implantação de travessia para pedestres e ciclistas na Avenida Lions Internacional, em Tangará da Serra. Esta foi a pauta de reunião entre empresários e o Executivo Municipal na manhã desta terça-feira (27/08).

O encontro foi organizado pelo empresário Alfredo Nuernberg, que cedeu o auditório da sua empresa – Tratortecmaq – para o encontro. Participaram representantes da empresa anfitriã e também do Grupo Piva, Granja Ziani, Frigorífico JBS, Fort Construções, Freicar e Supremax. Pelo poder público estiveram presentes o prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB), o secretário municipal de Infraestrutura, José Bernadino, e o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, além do vereador Carlinho da Esmeralda (PSC).

Reunião foi realizada na manhã desta terça-feira, no auditório da Tratortecmaq.

Durante a reunião, o engenheiro civil designado pelo grupo de empresários, Marcelo Albuquerque Bastos, da MAB Engenharia e Projetos, realizou explanação sobre a atual realidade e as correções propostas para as rotatórias da Lions Internacional junto à entrada da via lateral de acesso aos frigoríficos JBS e Marfrig (proximidades córrego Queima Pé) e na saída para a Serra dos Parecis, na retomada da MT-358.

Nestas duas rotatórias, segundo os empresários, há erros que precisam de correções urgentes em razão de manobras irregulares e, consequentemente, os grandes riscos de acidentes graves.

De acordo com Marcelo Bastos, no caso da entrada da via lateral de acesso aos frigoríficos, nas proximidades do Queima Pé, simples trabalhos de sinalização podem resolver os problemas. Por outro lado, no ponto de conversão da avenida com a MT-358 há necessidade de intervenção física, com alongamento da rotatória e adequação das alças de acesso a duas vias laterais existentes.

Rotatória junto à via de acesso aos frigoríficos: Erros de planejamento e riscos de acidentes.

Já no ponto da avenida em frente aos frigoríficos, há necessidade de implantação de redutores de velocidade e faixa de pedestres, além de escada e rampa de acesso para pedestres e ciclistas para a via lateral.

Atribuição

O prefeito Fábio Martins Junqueira destacou que o município se dispõe a avaliar as intervenções junto à Sinfra, mas advertiu sobre a responsabilidade do governo estadual, já que a Lions Internacional é uma atribuição do estado. O gestor também considerou as limitações de recursos do município ante às demandas priorizadas em outros bairros da cidade, que ainda contam com ruas não asfaltadas. “Não temos autorização para intervir em obras de responsabilidade do estado e, também, temos demandas em bairros e limitações orçamentárias”, disse.

Independente de análise pelo município, Junqueira sugeriu aos empresários uma comissão para apresentar as intervenções pretendidas diretamente junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT).

Em projeção, a rotatória junto à conversão da Lions Internacional com MT-358, saída para a Serra dos Parecis: Veículos de carga na contra mão oferecem graves riscos.

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Infraestrutura & Logística

Aeroporto de Tangará da Serra pode ser incluído no AmpliAR. Prazo é até dia 15

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Gestores estaduais, municipais e representantes de concessionárias e companhias aéreas têm até o dia 15 de janeiro de 2025 para participar de consulta pública sobre o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais, o AmpliAR. O Ministério de Portos e Aeroportos abriu, na última terça-feira (17), a consulta para colher contribuições da sociedade sobre a estrutura do programa, o modelo proposto e os investimentos previstos para cada aeroporto.

Com o AmpliAR, o ministério pretende atrair investimentos privados para a malha aeroportuária regional e conectar áreas remotas aos principais aeroportos brasileiros. A estimativa do governo é que o programa gere mais de R$ 5 bilhões em investimentos privados, beneficiando diretamente até uma centena de aeroportos regionais.

O modelo permitirá que as concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários por meio de processo competitivo simplificado. Na primeira fase do programa, o foco será em 50 aeródromos situados na Amazônia Legal e no Nordeste (ver lista abaixo). A expectativa é de que o leilão de blocos de aeroportos deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025.

Aeroporto Regional de Tangará da Serra está inserido no Bloco 10 das unidades contempladas.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o modelo do AmpliAR é inédito e visa incorporar blocos de aeroportos aos contratos de concessão existentes. As concessionárias devem investir na modernização e gestão dos terminais até o fim do contrato. Em troca, segundo Costa Filho, as concessionárias poderão ter os contratos reequilibrados. “Estamos criando um caminho sólido para garantir uma solução duradoura para os aeroportos regionais estratégicos. O modelo atrai investidores pela oportunidade de aprimorar seus contratos atuais enquanto ajudam a conectar o país de forma mais eficiente”, concluiu.

AmpliAR: lista dos aeródromos contemplados 

Bloco 1: AC/AM – Marechal Thaumaturgo (AC), Tarauacá (AC), Carauari (AM), Eirunepé (AM), Lábrea (AM), Santo Antônio do Içá (AM), São Paulo de Olivença (AM).

Bloco 2: AM1 – Barcelos (AM), Fonte Boa (AM), Manicoré (AM), Santa Isabel do Rio Negro (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM).

Bloco 3: AM2 – Apuí (AM), Borba (AM), Itacoatiara (AM), Maués (AM), Parintins (AM).

Bloco 4: AP/PA – Almeirim (PA), Breves (PA), Salinópolis (PA).

Bloco 5: PA1 – Itaituba (PA), Jacareacanga (PA), Novo Progresso (PA), Oriximiná (PA).

Bloco 6: PA2 – Paragominas (PA), Redenção (PA), São Félix do Xingu (PA), Tucuruí (PA).

Bloco 7: RO – Cacoal (RO), Costa Marques (RO), Guajará-Mirim (RO), Vilhena (RO),

Bloco 8: Nordeste – Guanambi (BA), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Serra Talhada (PE), São Raimundo Nonato (PI).

Bloco 9: MA/TO – Bacabal (MA), Balsas (MA), Araguaína (TO).

(*) Bloco 10: MT1 – Aripuanã (MT), Cáceres (MT), Juína (MT), Tangará da Serra (MT).

Bloco 11: MT2 – Canarana (MT), Porto Alegre do Norte (MT), Primavera do Leste (MT).

Em roadshow com as concessionárias que atuam no país para apresentar o programa, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, explicou que a primeira fase do AmpliAR se concentrará em aeródromos de áreas que enfrentam um déficit de infraestrutura aeroportuária. Esses terminais foram selecionados com base no Plano Aeroviário Nacional (PAN), um documento que direciona os investimentos para os locais com maior custo-benefício social.

“Em parte dessas cidades só há acesso por barcos, por onde chegam produtos de saúde, alimentos e combustível. Com estiagem, que ocorre com maior frequência na região Norte, alguns municípios acabam ficando completamente isolados. Baseado em uma análise técnica reconhecida pelo TCU, que sugeriu usar a metodologia do PAN como referência para planejamento, a implantação do AmpliAR resulta em múltiplos impactos para o desenvolvimento regional e traz benefícios para diversas áreas”, afirmou.

AmpliAR: consulta pública

A página para o envio de contribuições para a consulta pública pode ser acessada no portal do Governo Federal, Participa + Brasil.https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-ampliar.

A consulta pública apresenta duas minutas de documentos para receber contribuições da sociedade:

Portaria que institui o AmpliAR – Estabelece as diretrizes gerais do programa e os objetivos de fomentar investimentos privados em aeroportos regionais deficitários;

Primeiro edital do processo competitivo – Regulamenta o processo inicial de concessão, incluindo a sugestão de blocos de aeroportos que compõem a primeira rodada do AmpliAR.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos

(Brasil 61)

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