conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Peste suína africana chega à Europa e poderá causar novo impacto no mercado

Publicado

Autoridades sanitárias da Europa estão preocupadas com o avanço da peste suína africana (PSA) pelo continente. Pelo menos 55 focos da doença foram identificados desde dezembro na Polônia, sendo pelo menos um deles nas proximidades da fronteira com a Alemanha, país de maior produção e principal fornecedor de carne suína no velho continente.

Um dos vetores do alastramento da doença é o javali, animal selvagem numeroso em toda a Europa. Em razão disso, o governo alemão está incentivando a caça e procedendo na instalação de cercas em pontos considerados críticos em suas fronteiras, na tentativa de conter o trânsito dos javalis.

A notícia de focos da PSA na Europa deixa o mercado internacional em alerta. Afinal, nos dois últimos meses do ano passado a doença dizimou a população de porcos em quase toda a Ásia e continua se espalhando pelo continente. (Abaixo, mapa da PSA no mundo)

De acordo com recente relatório do Rabobank – multinacional holandesa bancária e de serviços financeiros -, a gravidade na Europa não é tão grande como na China, por exemplo, mas mesmo assim preocupa, já que poderá haver novo e encarecedor impacto no mercado internacional da carne e derivados.

Leia mais:  Agricultura familiar: Sustentabilidade e comercialização serão temas de minicurso virtual promovido pela Unemat

Segundo o relatório do Rabobank, “enquanto contemplamos o impacto na produção em 2020, é claro que muitos países estarão competindo pelos escassos fornecimentos de carne de porco comercializável.  Na Europa, a doença continua em movimento, auxiliada por negligência de atividades humanas, ameaçando a produção e potencialmente interrompendo o comércio global”, diz o texto.

Ainda segundo a instituição europeia, o gerenciamento da doença deve ser priorizada em 2020, já que impacta fortemente o mercado, forçando os preços para cima. “Os altos preços da carne suína na China e nas principais regiões exportadoras estão criando desafios significativos para clientes e consumidores. Todo o setor perde se os preços altos persistirem por muito tempo”, conclui.

 

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Polêmica no STF, máxima produtividade, preservação e entrevistas são destaques

Publicado

A segunda edição de junho de 2021 do Momento Agrícola traz uma série de abordagens relevantes sobre o agronegócio. De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business (ao final do texto), também aos finais de semana.

Decisão polêmica

Tem sido motivo de muita polêmica a questionável decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que determinou semana passada a suspensão por seis meses de ordens ou medidas de desocupação de áreas que já estavam habitadas antes de 20 de março do ano passado, quando foi aprovado o estado de calamidade pública em razão da pandemia da covid-19.

O ministro considerou que a crise sanitária e o “risco real” de uma terceira onda de contágio justificam as medidas.

De acordo com a decisão, não serão permitidas “medidas administrativas ou judiciais que resultem em despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posse de natureza coletiva em imóveis que sirvam de moradia ou que representem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar de populações vulneráveis”.

Leia mais:  Governo anuncia descoberta de novos depósitos de potássio para uso na agricultura

Ricardo Ario abre o Momento Agrícola desse final de semana comentando o assunto.

Máxima Produtividade

As maiores produtividades de soja do país serão celebradas no próximo dia 17, durante o 13º Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 20/21. O evento irá reconhecer os campeões do 13º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, que teve sua edição mais concorrida, com a participação de mais de 6 mil produtores, e com a expectativa da possível superação do número atingido na safra passada.

O formato será online e apresentará o grande campeão nacional e, também, os vencedores das regiões Sul, Norte/Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e da categoria Irrigada, além de propiciar um grande momento de confraternização entre produtores e consultores.

Soja e preservação

Lavoura de soja no Brasil: Produção de alimentos com equilíbrio ambiental.

Ao contrário do que apregoam os pseudo-ambientalistas europeus (de que a soja é vetor do desmatamento), é possível (e legítimo) afirmar que a soja é uma grande aliada da preservação ambiental.

As novas práticas produtivas – como a integração lavoura-pecuária-floresta, as inovações no manejo de solo e as novas tecnologias de combate a doenças e pragas tem proporcionado produtividades maiores sem a necessidade de ampliar as áreas de lavouras, contendo o desmatamento.

Leia mais:  Momento Agrícola: Auxílio aos pequenos, influência do dólar, carne, algodão e etanol de milho são os destaques

Tudo isso ante a exigência cada vez maior por alimentos no mundo, que demanda cada vez mais soja e milho, a exemplo da própria União Europeia, que importa gigantescas quantidades de grãos e carnes do Brasil.

Sempre é bom lembrar que os europeus acabaram, ao longo dos séculos, com o meio ambiente de seus países. Esses mesmos europeus, hoje, ousam falar em ‘degradação e desmatamento’, apontando seus dedos sujos de carbono para quem produz alimentos.

O Momento Agrícola traz uma reflexão sobre esse tema.

Outros

Nos blocos seguintes, o Momento Agrícola aborda outros assuntos de relevância para o Agro. No segundo bloco, Ricardo Arioli conduz diálogo com Renato Buranello sobre ‘O Aperfeiçoamento dos Contratos Rurais’.

No terceiro bloco, o Momento Agrícola aborda ‘A Comissão de Relações Internacionais do Instituto Pensar Agro’, com Ibiapaba Neto.

Finalizando a edição deste sábado, Arioli fala sobre ‘As Novidades de Aniversário do IMEA’, com Daniel Latorraca Ferreira;

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana