Uma área de 77 hectares destinada exclusivamente às atividades industrial, comercial, serviços e logística. Sete empresas já instaladas, quatro em processo de instalação e outras 11 com processos em tramitação no âmbito administrativo do município para concessão.
Este é o Núcleo Industriário do Alto da Boa Vista, em Tangará da Serra, localizado entre o bairro Alto da Boa Vista e o Centro de Detenção Provisória (CDP), com chegada e saída pela Avenida Alvadi Monticelli, entroncamento com Avenida das Américas. O local se credencia na condição urbana privilegiada, com espaço e facilidades para acesso à área central e deslocamento a outras cidades.
Secretário Bezerra, da SICS: “Já temos um ganho importante pro município e vamos assistir a uma agregação de atividades e empregos muito maior nos próximos anos”
Com incentivo do município, o local tem atraído empresas de vários portes e segmentos. Os empreendimentos já instalados ocupam uma área total de aproximadamente 120 mil m² e respondem por mais de uma centena de empregos diretos, segundo informações levantadas pelo Enfoque Business. As que estão em processo de instalação poderão render outros 500 empregos. “Já temos um ganho importante pro município e vamos assistir a uma agregação de atividades e empregos muito maior nos próximos anos”, diz o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do município, Wellington Bezerra, que está à frente do já consolidado processo de fomento à iniciativa privada.
Como toda área nova para o setor empresarial, o núcleo ainda aguarda obras de infraestrutura. O Enfoque Business apurou que a administração municipal conta com um cronograma de obras voltadas a pavimentação asfáltica (duplicação da Avenida das Américas), drenagem e saneamento.
O secretário tem mantido contatos diários com empresas locais e de fora do município. Para as que já estão inseridas na economia local, ele indica as áreas disponíveis e explica todos os trâmites para pleiteá-las. Para potenciais investidores externos, Bezerra argumenta sobre a existência do Núcleo Industriário do Alto da Boa Vista como um dos atrativos. “Nosso potencial está aí, para quem quiser ver e comprovar. É uma questão de ‘vender’ Tangará da Serra, não apenas para os investidores que podem chegar, mas também para os empresários que já estão aqui”, destaca.
Localização do Núcleo Industriário do Alto da Boa Vista, em Tangará da Serra.
O Núcleo Industriário já conta com empresas instaladas nos segmentos de industrialização de produtos florestais, cerâmica e olaria, reciclagem, logística, cereais e carvão. Outras empresas dos segmentos de carnes e derivados, gelo e bebidas (entre elas uma cervejaria) estão em processo de instalação. Empreendimentos voltados à agropecuária, transportes, erva-mate, entre outros segmentos, já protocolaram processos e aguardam suas respectivas tramitações.
Empresa beneficiada realiza terraplanagem para construção da sua sede.
O processo para requerer uma área no local é simples e está ancorado na Lei Municipal nº 3.445, de 27 de outubro de 2010, que dispõe sobre incentivos fiscais e econômicos para empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços.
A empresa interessada deve procurar a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), que fornecerá uma lista de exigências onde constam projeto, documentação e demais requisitos. Com o processo em mãos, basta anexá-lo a um requerimento e aguardar o trâmite, que passa pelos conselhos, entre eles o COMURD (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano). Os telefones para contato da SICS são (65) 3311-4884 e 99963-3029.
(*) Veja galeria de fotos do Núcleo Industriário do Alto da Boa Vista no link abaixo:
Galeria de fotos do Núcleo Industriário do Alto da Boa Vista