Dinheiro do FGTS, 13º salário, maior confiança do consumidor, campanhas natalinas e sinais de recuperação na economia. Estes cinco fatores embasam o otimismo dos empresários do comércio de Tangará da Serra em relação às vendas do Natal deste ano de 2019.
Vestuário, calçados, eletroeletrônicos, games, perfumaria, joias e utilidades surgem no imaginário de quem quer presentear e/ou ser presenteado. E, em meio a sonhos e realidades, o horário especial adotado pelo comércio local – funcionamento até às 19h30 esta semana e até às 21hs na próxima – e o clima de Natal criado pela tradicional iluminação natalina se incorporam aos fatores financeiros e ao cenário de tímido otimismo que clareia um horizonte precedido por pelo menos quatro anos de crise econômica aguda no país.
Nestes últimos dias que antecedem o Natal, movimentação é notória no centro de Tangará da Serra.
Em Tangará da Serra, a expectativa de incremento nas vendas entre os comerciantes varia de 5% a 10%. “Ano passado não tivemos resultados satisfatórios, mas este ano esperamos um avanço entre 8% e 10% nas vendas”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra, Alessandro Rodrigues Chaves. Segundo ele, a expectativa entre os comerciantes locais é superar a média nacional. Alessandro cita, ainda, a campanha ‘Natal Premiado’, lançada em novembro e que sorteará prêmios como um veículo Jeep Renegade zero quilômetro entre os consumidores que comprarem nos estabelecimentos credenciados pela entidade. (Abaixo, áudio do presidente da CDL)
A Associação Comercial Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), por sua vez, realizou pesquisa entre seus associados e constatou uma projeção de incremento de até 5% nas vendas neste Natal em relação ao ano passado. “Tivemos variadas opiniões, mas no geral a gente mantém esta faixa de crescimento de 5%. É uma expectativa positiva, considerando que vivemos um ano tumultuado, com novo governo… Vamos ver como finaliza, mas acreditamos que será bem positivo”, afirma o presidente da ACITS, Junior Rocha. A entidade conta com sua tradicional ‘Campanha de Natal ACITS”, também com um carro Chevrolet Onix zero km como premiação principal. (Na sequência, áudio do presidente da ACITS)
No estado
Pelo estado de Mato Grosso, as expectativas de incremento nas vendas são semelhantes. Em Rondonópolis, a imprensa local registra entre os comerciantes expectativas entre 3% e 5% de aumento nas vendas em relação ao ano passado.
Na capital, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) aposta na confiança entre os comerciantes desde a Black Friday. Para o presidente da ACC e Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (FACMAT), Jonas Alves, a estimativa boa é puxada pelo 13º e liberação dos saques do FGTS. “O cenário econômico está favorável para este fim de ano em todos os segmentos do comércio e a nossa expectativa é que permaneça no próximo ano”, diz.
Segundo a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, 53% dos empresários entrevistados pela empresa demonstraram otimismo quanto à expectativa de crescimento do faturamento para este fim de ano. O número representa um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2018, quando 46% tinham essa percepção. Outros 27% disseram que o faturamento seguirá igual neste último trimestre; enquanto 15% esperam uma diminuição; e 5% afirmaram não ter opinião.
Levantamento feito pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso, aponta que o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, vai muito além de uma data comemorativa para casais.
Em 2025, cerca de 46% da população no estado devem ir às compras na última grande data comercial do primeiro semestre e a estimativa de movimentação financeira é de R$ 137 milhões na economia mato-grossense.
Especialistas destacam que os setores de comércio varejista e serviços serão os mais impactados.
Dois terços dos consumidores indicaram que vão adquirir presentes. Perfumes, com 63%, chocolates, 35%, roupas e acessórios representam 27%, e flores, com 16%, estão no topo das preferências.
Outros 13% dos entrevistados vão investir em jantares, cinema e viagens com seus companheiros.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Mato Grosso, Marielly Fonseca, o apelo emocional do Dia dos Namorados é fundamental para alavancar a captura de clientes e o faturamento.
Embora o ticket médio de gastos com produtos e serviços relacionados ao dia 12 de junho seja de R$ 430, mais da metade dos consumidores vai destinar cerca de R$ 350.
A pesquisa foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre os dias 1º e 30 de abril de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 996 residentes, maiores de 18 anos.