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Economia & Mercado

Natal: Expectativa dos comerciantes varia entre 5% e 10% de incremento nas vendas

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Dinheiro do FGTS, 13º salário, maior confiança do consumidor, campanhas natalinas e sinais de recuperação na economia. Estes cinco fatores embasam o otimismo dos empresários do comércio de Tangará da Serra em relação às vendas do Natal deste ano de 2019.

Vestuário, calçados, eletroeletrônicos, games, perfumaria, joias e utilidades surgem no imaginário de quem quer presentear e/ou ser presenteado. E, em meio a sonhos e realidades, o horário especial adotado pelo comércio local – funcionamento até às 19h30 esta semana e até às 21hs na próxima – e o clima de Natal criado pela tradicional iluminação natalina se incorporam aos fatores financeiros e ao cenário de tímido otimismo que clareia um horizonte precedido por pelo menos quatro anos de crise econômica aguda no país.

Nestes últimos dias que antecedem o Natal, movimentação é notória no centro de Tangará da Serra.

Em Tangará da Serra, a expectativa de incremento nas vendas entre os comerciantes varia de 5% a 10%. “Ano passado não tivemos resultados satisfatórios, mas este ano esperamos um avanço entre 8% e 10% nas vendas”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra, Alessandro Rodrigues Chaves. Segundo ele, a expectativa entre os comerciantes locais é superar a média nacional. Alessandro cita, ainda, a campanha ‘Natal Premiado’, lançada em novembro e que sorteará prêmios como um veículo Jeep Renegade zero quilômetro entre os consumidores que comprarem nos estabelecimentos credenciados pela entidade. (Abaixo, áudio do presidente da CDL)

A Associação Comercial Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), por sua vez, realizou pesquisa entre seus associados e constatou uma projeção de incremento de até 5% nas vendas neste Natal em relação ao ano passado. “Tivemos variadas opiniões, mas no geral a gente mantém esta faixa de crescimento de 5%. É uma expectativa positiva, considerando que vivemos um ano tumultuado, com novo governo… Vamos ver como finaliza, mas acreditamos que será bem positivo”, afirma o presidente da ACITS, Junior Rocha. A entidade conta com sua tradicional ‘Campanha de Natal ACITS”, também com um carro Chevrolet Onix zero km como premiação principal. (Na sequência, áudio do presidente da ACITS)

No estado

Pelo estado de Mato Grosso, as expectativas de incremento nas vendas são semelhantes. Em Rondonópolis, a imprensa local registra entre os comerciantes expectativas entre 3% e 5% de aumento nas vendas em relação ao ano passado.

Na capital, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) aposta na confiança entre os comerciantes desde a Black Friday. Para o presidente da ACC e Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (FACMAT), Jonas Alves, a estimativa boa é puxada pelo 13º e liberação dos saques do FGTS. “O cenário econômico está favorável para este fim de ano em todos os segmentos do comércio e a nossa expectativa é que permaneça no próximo ano”, diz.

Segundo a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, 53% dos empresários entrevistados pela empresa demonstraram otimismo quanto à expectativa de crescimento do faturamento para este fim de ano. O número representa um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2018, quando 46% tinham essa percepção. Outros 27% disseram que o faturamento seguirá igual neste último trimestre; enquanto 15% esperam uma diminuição; e 5% afirmaram não ter opinião.

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Mato Grosso recebeu mais de 27 mil novas indústrias em 2024, aponta Jucemat

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Políticas públicas e ações estratégicas de atração de investimentos resultaram na abertura de 27.594 novas indústrias no Estado em 2024. Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam que o segmento com mais indústrias abertas foi o de transformação, com 13.776 unidades, seguidos do setor de construção, com 12.906.

Os programas de incentivos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) têm sido o principal chamariz para novas indústrias, conforme explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Um exemplo é a indústria de refino de óleo vegetal de algodão, Icofort. A empresa é a primeira do estado com essa atividade e foi inaugurada no mês de setembro, em Nova Mutum. A Icofort inaugurou como beneficiária do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), a partir do início do seu funcionamento. Ao todo, a empresa gerou 156 empregos diretos e 600 indiretos.

Segundo a SEDEC-MT, incentivos fiscais têm sido o principal chamariz para novas indústrias.

César Miranda ressalta que essa crescente é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos.  “Mato Grosso é o Brasil que dá certo e a gestão do governador Mauro Mendes tem trabalhado para atrair investimentos que mudam a vida dos mato-grossenses. A Icofort exemplifica esse trabalho. Começamos as tratativas em 2021, até que a indústria se instalasse e começasse a operar este ano, gerando empregos e renda. Nós temos a segunda menor taxa de desemprego do país, sendo um reflexo de tantas oportunidades que apresentamos e construímos no Estado”, afirma o secretário.

O secretário ainda destaca que Mato Grosso detém o maior rebanho bovino e o maior produtor de grãos. “Desta forma, a Sedec tem atuado para estimular a industrialização no Estado, para que as commodities tenham seus produtos transformados no Estado”, diz.

O último dado divulgado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou Mato Grosso entre os cinco estados do país com maior avanço na produção industrial, com 0,8% de crescimento.

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