conecte-se conosco


Feiras & Eventos

Na Feira do Empreendedor, governo lança projeto de incentivo a pequenos negócios

Publicado

Para levar informação aos empreendedores de Mato Grosso e incentivar seus negócios, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) lança nesta quinta-feira (26.09), às 19h30, o projeto Pensando Grande para os Pequenos. Durante a 11ª Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, haverá a assinatura do Protocolo de Intenções entre Governo e instituições parceiras. Antes, às 17h30, haverá uma palestra sobre o projeto.

Os pequenos negócios representam 89% das empresas, contribuem com 35% do Produto Interno Bruto (PIB), geram 66% dos empregos e 60% dos salários pagos, mas ainda não participam ativamente dos negócios nas cadeiras globais de valor do Estado.

“Este projeto é uma política pública de desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado. Atualmente, há quase 80 mil micro e pequenas empresas e mais de 155 mil empreendedores individuais em Mato Grosso. Com uma política pública poderemos fazer crescer ainda mais a economia com desenvolvimento social”, ressalta César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Pequenos negócios representam 89% das empresas e contribuem com 35% do PIB, gerando 66% dos empregos e 60% dos salários pagos.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Celso Banazeski, acredita que após o lançamento, o projeto será muito procurado por empresários e pessoas que querem empreender em Mato Grosso.

“Estamos em um momento propício para levar qualificação e informação para os empreendedores do Estado. Temos a aprovação da Lei da Liberdade Econômica, que vai desburocratizar a abertura de empresas, e ainda com a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) muitos empreendedores poderão expandir seus negócios”, afirma.

Feira

A Feira do Empreendedor inicia hoje (26) e vai até o próximo sábado (28), das 15h às 21h, com uma série de palestras e cursos. A entrada é gratuita para todas as atividades, porém o acesso às salas de palestras e oficinas será feito por ordem de chegada, conforme o limite de vagas estabelecido e capacidade das salas e auditórios. A expectativa de público é de 4,5 mil pessoas por dia.

Estão programadas 33 palestras, 25 oficinas, 27 palestras/TED (modelo com no máximo 20 minutos), sete painéis, cinco sessões de cine empreendedor, seguidas de painel sobre o mercado de audiovisual. São ao todo, 90 modalidades de capacitação como palestras, oficinas e pitchs nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, recursos humanos, entre outros.

publicidade

Feiras & Eventos

Laboratório de Agrotecnologias: Famato Embrapa Show começa nesta quarta-feira

Publicado

A partir de quarta-feira (22), o Cenarium Rural, em Cuiabá, se tornará um grande laboratório de agrotecnologias com a abertura do Famato Embrapa Show. O evento reúne mais de 60 soluções desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apoiar agricultores e pecuaristas a terem mais eficiência e sustentabilidade na produção.

Dois ambientes compõem o Famato Embrapa Show com atrações simultâneas. A Mostra de Tecnologia é um verdadeiro show room de aplicativos, equipamentos, produtos, cultivares e protocolos de produção. A exposição é feita de forma interativa (em totens informatizados ou via QR Code), ou como pôsteres, minipalestras ou na exibição propriamente dita de cada inovação.

Cenário do evento: Cenarium Rural sediará o Famato Embrapa Show.

Já a programação técnica ocorre no auditório principal, com painéis de debate compostos por palestras de meia hora e um momento para perguntas e respostas. Além disso, haverá apresentações e palestras magnas.

“Desde que a ideia do evento surgiu, em 2018, realizamos um grande trabalho de seleção. Identificamos as tecnologias que seriam mais úteis para os desafios atuais e futuros do agro de Mato Grosso. O resultado é essa grande vitrine de inovações”, afirma o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral.

Laurimar Vendrusculo, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), observa que um dos critérios adotados foi priorizar soluções prontas para serem adotadas pelo produtor rural em sua propriedade. “O papel da Embrapa é produzir ciência e conhecimento para otimizar a produção no campo. O evento será um grande portfólio de tecnologias já projetadas, desenvolvidas, testadas e disponíveis para contribuir para as atividades mais relevantes da agricultura e pecuária de Mato Grosso”, pondera.

Cerca de 60 profissionais da Embrapa, entre pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias e analistas de transferência de tecnologia estarão presentes no evento para explicar sobre os ativos e tirar dúvidas do público. Além deles, representantes de empresas licenciadas para comercialização de sementes e de produtos desenvolvidos pela Embrapa também estarão no evento, gerando possibilidade de aquisição futura das tecnologias que são comercializadas. Muitas das tecnologias, como os aplicativos e recomendações de manejo, são gratuitas.

Alguns temas receberam destaque na programação devido a seu caráter estratégico para o futuro do agro mato-grossense. São eles: solos sustentáveis, agroenergia, sistemas integrados de produção e manejo integrado de pragas. Os quatro serão foco central dos painéis de debate que ocorrem nos dias 23 e 24 de junho.

Guy de Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, fará a palestra magna na abertura do Famato Embrapa Show. Ele falará sobre como a Embrapa entrega valor à sociedade brasileira, na noite desta quarta-feira (22).

Anderson Galvão, CEO da consultoria Céleres, traçará um painel com projeções da agricultura brasileira para os próximos anos na tarde de sexta (24). Em seguida, será a vez do ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebello se apresentar realizando um balanço dos dez anos de implantação do Código Florestal Brasileiro e o estado de sustentabilidade da agropecuária do Brasil.

Confira a programação na íntegra clicando em https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/.

(Fonte: Ascom Famato/Embrapa)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana