conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: RU pós-Brexit, BloombergNEF e a inovação disruptiva da Agropecuária são destaques

Publicado

A primeira medida de destaque do Reino Unido após o ‘Brexit’, o relatório BloombergNEF, as inovações tecnológicas da Agropecuária brasileira e seus avanços em produtividade são os principais destaques nas notícias comentadas no programa Momento Agrícola deste final de semana.

O Momento Agrícola é veiculado pela cadeia de rádios do Agro aos finais de semana e repercutido pelo Enfoque Business aos domingos. A produção e apresentação é do produtor rural, engenheiro agrônomo e consultor Ricardo Arioli.

A primeira medida de destaque adotada pelo Reino Unido após sua saída da Comunidade Europeia é a antecipação para 2035 da proibição das vendas de veículos zero quilômetro a diesel. O prazo anterior era até 2040. Com a medida, o RU pretende acelerar suas metas para alcançar o conceito de ‘Carbono Neutro’. Mas, segundo Ricardo Arioli, ainda há um longo caminho a percorrer pelos britânicos até chegar a esta marca. “É preciso plantio de árvores e redução dos índices de emissão de gases de efeito estufa”, observou o apresentador.

Ricardo Arioli produz e apresenta o Momento Agrícola

Outro destaque abordado no Momento Agrícola é o relatório BloombergNEF, que aponta o Brasil como um dos mercados mais promissores para investimentos em energias renováveis. O país está em terceiro lugar neste quesito, atrás apenas da Índia e do Chile, que, por sua vez, pode perder esta posição em razão de turbulências internas, com protestos e enfrentamento entre população civil e as forças de segurança.

Leia mais:  MÁQUINA LETÁRGICA: SEMA-MT levaria 35 anos para zerar fila de espera por CAR’s; Burocracia emperra negócios

Há também, no programa, uma análise sobre o atual momento da Agropecuária brasileira. Arioli destaca que o presidente da Embrapa, Celso Moretti, disse que o setor é o mais disruptivo da economia nacional em razão das pesquisas e da tecnologia empregada. Para se ter uma ideia, desde 1970, o Brasil ampliou em cinco vezes a sua produção de alimentos apenas dobrando a área de plantio. A produção de carne de frango, por exemplo, saltou de 200 mil toneladas em 1970 para 12 milhões de toneladas em 2019. Ou seja, a cadeia da avicultura cresceu 60 vezes no país no período de cinco décadas.

Outros

O Momento Agrícola deste final de semana também traz informações sobre o AgriHUB da Famato, uma análise sobre a pecuária de corte para o ano de 2020 e o ritmo da colheita e plantio em Mato Grosso.

Para ouvir o programa na íntegra, é só clicar abaixo.

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Greenpeace desvirtua informações em escola e promove direcionamento ideológico contra o Agro brasileiro

Publicado

O direcionamento ideológico, as informações desvirtuadas e a campanha contra o Agro brasileiro são práticas sórdidas que agora começam a chegar às escolas para alunos do ensino fundamental. (veja imagens na sequência)

Uma escola particular da região de Barra do Garças distribuiu entre alunos da 3ª série (crianças de 08 e 09 anos) uma cartilha em que a personagem europeia Chapeuzinho Vermelho é figura central numa história de flagrante demonização da principal atividade econômica do Brasil: a agropecuária.

Por coincidência, Chapeuzinho Vermelho é um personagem criado na Europa, justamente o continente que praticamente exterminou suas florestas naturais.

Editado pela ong estrangeira Greenpeace (imagens acima), o conteúdo da cartilha leva às crianças uma mensagem que denigre o Agro e aponta o produtor rural brasileiro como um grande vilão que atua criminosamente na degradação ambiental, com derrubada de florestas e outras agressões contra a natureza. (Ouça áudio ao final da matéria, quarto bloco, com abordagem sobre o assunto)

A ação nociva do Greenpeace contra a principal atividade econômica brasileira foi denunciada por uma veterinária que paga para manter seus filhos na referida escola. “A escola está jogando os filhos contra os pais. Dali a pouco, nossos filhos vão chegar pra nós e nos dizer: ‘Vocês estão acabando com o mundo!’… E isso não podemos admitir, não podemos deixar que isso continue acontecendo! É injusto, pois, em primeiro lugar, é com o dinheiro que ganho do Agro que pago as mensalidades da escola!”, relatou a veterinária.

Leia mais:  Pecuaristas podem fazer comunicação de vacinação contra aftosa por e-mail; Projeção é imunizar 30 milhões de cabeças

O depoimento da profissional consta na edição do último final de semana do Momento Agrícola, apresentado por Ricardo Arioli e repercutido semanalmente pelo Enfoque Business.

Para Arioli, a campanha difamatória que vem do exterior contra o Agro brasileiro é condenável. “Vejo que as crianças sabem que o Greenpeace existe, mas não sabem da existência da Embrapa e suas pesquisas, não sabem do esforço que o Brasil faz para produzir alimentos, não sabem que o produtor rural é, na verdade, um grande produtor do meio ambiente”, observa ele, que também é produtor rural e editor e apresentador do Momento Agrícola.

Ricardo Arioli acrescenta que é preciso que os pais fiquem atentos à grade curricular e aos conteúdos dos materiais fornecidos pela escola. “É preciso prestar atenção no que está sendo ensinado aos filhos na escola. Se for preciso, troquem de escola”.

Exemplo

No dia 06 de fevereiro deste ano, o Enfoque Business publicou matéria sobre a visita de um grupo de produtores rurais da América do Norte na região de Tangará da Serra para conhecer a dinâmica do Agro em Mato Grosso.

Leia mais:  Demanda de leite supera oferta, mas mercado regional poderá mudar com genética e logística

O zelo ambiental foi o destaque. “Não fazíamos ideia do cuidado que os produtores brasileiros tem com o meio ambiente”. A frase é do norte-americano Brent Rupiper, empresário do setor turístico de Yankton, cidade do condado de Dakota do Sul, localizado na porção norte dos Estados Unidos da América.

O aprendizado do Agro brasileiro aos visitantes serve como contraponto à campanha nociva e difamatória empreendida pelo Greenpeace. Leia no link a seguir. Na sequência, link com áudio (Momento Agrícola, quarto bloco) sobre o assunto.

http://enfoquebusiness.com.br/visitantes-norte-americanos-se-impressionam-com-cuidados-ambientais-nas-propriedades-de-mato-grosso/

 

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana