conecte-se conosco

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Lentidão da SEMA, gafanhotos, feijão, novidades sobre Dicamba e Roundup são destaques

Publicado

A edição deste sábado do Momento Agrícola reserva um leque de assuntos que estão em alta no ambiente do Agro em Mato Grosso e no Brasil.

A aceitação da China para a soja resistente ao Dicamba, os processos que o herbicida ‘Roundap’ renderam contra à Bayer depois que esta multinacional comprou a Monsanto e o crônico problema da ineficiência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) são os principais destaques do programa veiculado semanalmente pela rede de rádios do Agro e pelo Enfoque Business.

Produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, consultor e produtor rural Ricardo Arioli, o Momento Agrícola também discorre sobre a produção de feijão no Brasil e a boa produtividade da variedade ‘caupi’ em Mato Grosso, que chega a ser três vezes superior à produtividade do Piauí, o estado com maior produção do grão no Brasil.

Outras abordagens do Momento Agrícola tratam sobre a nuvem de gafanhotos que ainda está na Argentina, mas que poderá vir para o sul do Brasil; a história das cooperativas nos anos 1970 e um relato histórico sobre o Agro no Rio Grande do Sul, berço da produção de soja no Brasil.

Leia mais:  Peste suína africana chega à Europa e poderá causar novo impacto no mercado

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no ‘play’ abaixo.

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: PIB do Agro, Green Bonds e homenagens a Morricone, Vinícius e Ringo Starr são os destaques

Publicado

O programa Momento Agrícola, transmitido semanalmente pela rede de rádios do Agro, relatado e reproduzido aos finais de semana pelo Enfoque Business, traz, como de costume, vários destaques do setor produtivo brasileiro.

Logo no primeiro bloco, o apresentador e produtor do programa, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, aborda os números do PIB do Agro, que em abril fechou com crescimento de 0,3% e acumulado de 3,78% no quadrimestre. O crescimento registrado em abril foi o menor do quadrimestre, reflexo direto da pandemia do novo coronavírus, segundo o Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Na sequência, Arioli fala sobre os ‘Green Bonds”, os chamados títulos verdes que destinam créditos com juros mais baixos ao setor produtivo. Os recursos são concedidos pelos Fundos Financeiros Verdes mediante transparência e atitudes ambientais por parte dos tomadores. Arioli fala sobre como os Títulos Verdes estão entrando, aos poucos, no Agro brasileiro.

Diferente

Ainda no primeiro bloco do Momento Agrícola desta semana, Ricardo Arioli inova abrindo espaço para a boa música através de homenagens ao maestro Ennio Morricone – falecido esta semana -, ao poeta brasileiro Vinícius de Moraes – falecido há 40 anos, em 09 de julho de 1980 – e ao baterista Richard Starkey, o ‘Ringo Starr’, dos Beatles, que no último dia 07 comemorou 80 anos de vida.

Leia mais:  Novos princípios de adubação em culturas com microrganismos ‘on farm’ serão diferenciais, diz pesquisador

Outras

Nos blocos seguintes, Ricardo Arioli destaca o Fórum de Máxima Produtividade do CESB, a Reforma Tributária – que tramita no Congresso -, e notícias de Brasília.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

 

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana