TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Auxílio aos pequenos, influência do dólar, carne, algodão e etanol de milho são os destaques

Publicado em

O Momento Agrícola desta semana traz um conteúdo recheado de informações relevantes para o ambiente do Agro. O programa produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo, produtor rural e consultor Ricardo Arioli é veiculado pela rede de rádios do Agro e repercutido aos finais de semana pelo Enfoque Business.

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (05.08) o projeto de Lei 735/2020, que estabelece medidas para ajudar agricultores familiares durante o estado de calamidade pública relacionado ao coronavírus. Estão previstas medidas como benefício especial, recursos para fomento da atividade e prorrogação de condições para o pagamento de dívidas. A matéria já está no Planalto para sansão presidencial.

Agrônomo e produtor rural Ricardo Arioli produz e apresenta o Momento Agrícola.

Arioli também comentou a tragédia em Beirute, com a explosão de 7 mil toneladas de nitrato de amônia que estavam estocados de forma irregular no porto da cidade árabe. O apresentador do Momento Agrícola citou acidentes envolvendo nitrato de amônia no Brasil (porto de São Francisco – SC, em 2013) e em outros países, como na China, em 2015. Ou seja, a explosão no Líbano – que destruiu metade da capital, Beirute, e deixou mais de 100 mortos e 4 mil feridos – deve ser encarado como uma trágica lição.

Dólar

A influência do dólar nas finanças do Agro difere entre os países. Enquanto no Brasil a desvalorização do real frente à moeda americana gera efeitos financeiros positivos para os produtores brasileiros, no Paraguai o câmbio penaliza. “Acontece que a venda dos produtos no Paraguai é feita em dólares. Com o dólar mais alto, os preços internos ficaram mais caros e acabaram derrubando os preços das commodities”, explica Ricardo Arioli.

Mesmo assim, a área de soja no Paraguai deverá aumentar cerca de 2,8% nesta próxima safra (2020/2021), podendo chegar a 3,5 milhões de hectares plantados, igual à área plantada em Goiás, o quarto estado brasileiro em área de soja.

Carnes

Outro destaque do Momento Agrícola desta semana está relacionado à carne de laboratório. O produto, que tinha previsão de chagada ao mercado em 2021, poderá demorar mais tempo para chegar aos consumidores. O problema é o alto custo de produção de um único quilo de carne produzida a partir de células-tronco de músculos de vacas. Arioli discorre com muita propriedade sobre esse tema no programa (ouça no link abaixo).

Ainda sobre a carne, Ricardo Arioli destaca a recuperação dos preços da arroba da carne bovina e a melhora nos preços das carnes de aves e suínos. Para se ter uma ideia, os preços da arroba do boi gordo estão subindo a ponto de voltar ao patamar dos R$ 200. “As cotações estão firmes e também está em alta o mercado de animais para reposição, o que de certa forma neutraliza os ganhos da arroba por conta da relações de trocas”, observa o apresentador, que cita análise setorial que aponta para alta também dos preços da carne no atacado e também para os produtores.

Outros

O 13º Congresso Brasileiro do Algodão, programado para acontecer na Bahia de 17 a 19 de agosto de 2021 e que já conta com 70% dos espaços reservados, é outro destaque do Momento Agrícola desta semana.

O crescimento de 56% da produção do etanol de milho para a safra 2020/2021, a composição dos preços deste combustível e suas vantagens ambientais em relação à gasolina também perfazem um bom assunto abordado por Ricardo Arioli no Momento Agrícola.

E mais: As inovações da Embrapa Soja, o patrimônio rural em afetação como garantia e o ‘Pinga Fogo’ com Eduardo Lima Porto também estão entre os destaques desta edição do programa.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Dr. João quer linha de crédito para elevar padrão genético do gado de pequenos produtores

Published

on

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Doutor João, do MDB, apresentou, recentemente, um projeto de lei que cria uma linha de crédito específica para impulsionar a melhoria genética da bovinocultura no estado.

A proposta, resultado dos debates da Câmara Setorial Temática dos Zebuínos, instalada na Casa de Leis por iniciativa do próprio parlamentar em 31 de março último, altera a Lei que define as diretrizes para o orçamento de 2025, incluindo um inciso que prevê recursos para aquisição de touros de seleção, custeio de insumos, treinamentos e assistência técnica.

A medida visa modernizar a pecuária mato-grossense, com foco nos pequenos e médios produtores, e reforça o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

Dr. João: “Cerca de 56% das propriedades rurais de Mato Grosso tem até 100 cabeças de gado”.

O projeto estabelece que os touros adquiridos com a linha de crédito devem ser avaliados por entidades ou associações de melhoramento genético oficialmente reconhecidas, com certificação de desempenho e conformação genética.

A iniciativa busca garantir que os reprodutores utilizados elevem a qualidade do rebanho, promovendo maior produtividade e rentabilidade.

De acordo com o deputado, cerca de 56% das propriedades rurais de Mato Grosso tem até 100 cabeças de gado.

Ele lembrou que esses pequenos e médios produtores muitas vezes utilizam touros sem avaliação genética, o que limita o potencial econômico do rebanho.

A proposta nasceu de discussões técnicas que reuniram representantes de entidades de classe, órgãos públicos e especialistas na Câmara Setorial.

Durante os debates, foi apontado que aproximadamente cinco milhões de fêmeas no estado são cobertas por touros sem procedência genética, resultando em perdas de oportunidade produtiva.

Doutor João disse ainda que a utilização de touros melhoradores pode gerar um ganho de até 400 reais por animal, além de elevar o padrão de qualidade do rebanho.

(Redação EB, com Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana