TANGARÁ DA SERRA

Setor Público & Agentes

Mato Grosso terá plano especial de segurança na fronteira

Publicado em

O governo federal, através do Ministério da Justiça e Segurança, terá um plano específico de segurança na fronteira para Mato Grosso. A informação veio do próprio titular da pasta, ministro Sergio Moro, durante entrevista a uma emissora de televisão, na última terça-feira (17).

A informação já cria expectativas positivas para a população local e, também, para a comunidade empresarial, que sofre com constantes assaltos e outros golpes.

Moro não deu detalhes, mas anunciou a instalação de uma central de inteligência na fronteira ainda neste ano. Segundo ele, haverá fortalecimento nas ações de combate ao tráfico de armas e drogas para o Brasil. “Entre outras medidas, planos específicos para as fronteiras do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas a cereja do bolo será o escritório a ser lançado ainda neste ano”, disse, na entrevista.

A informação veio do próprio titular da pasta, ministro Sergio Moro, durante entrevista a uma emissora de televisão, na última terça-feira (17).

Segundo o ministro, será criado um escritório de operações e inteligência integrado nos principais pontos de trânsito das fronteiras, entre eles o estado de Mato Grosso, que possui 902 quilômetros de fronteira com a Bolívia, sendo mais de 750 quilômetros de fronteira seca.

O escritório será um centro de segurança pública, reunindo agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Forças Armadas, além de representantes das polícias locais. O projeto-piloto será implantado em Foz do Iguaçu, no Paraná, que faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. Os bancos de dados das diversas instituições, inclusive de agências internacionais, serão compartilhados.

O escritório será também o responsável por articular operações conjuntas com os países vizinhos. Em março passado, ao falar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Moro citou operações conjuntas com o Paraguai para erradicar plantações de maconha no território vizinho e afirmou que a cooperação Brasil-Paraguai vai incluir o aumento no intercâmbio de efetivo policial entre os dois países. “Se o projeto piloto der certo, vai ser reproduzido em outras fronteiras e poderemos potencializar o uso de recursos nessa área”, disse o ministro, acrescentando que o projeto não precisa, necessariamente, passar pelo Congresso, já que a maior parte das medidas são no âmbito do Executivo.

A fronteira de Mato Grosso com a Bolívia é uma área de difícil controle da criminalidade. A condição de rota do narcotráfico significa grandes volumes de drogas (cocaína e pasta-base) oriundos do país vizinho com destino a traficantes brasileiros e estrangeiros. Esta condição também cria condições para furto de veículos e um trânsito de bandidos de alta periculosidade, oferecendo grandes riscos à população das regiões oeste, noroeste e sudoeste do estado.

Comentários Facebook
Advertisement

Setor Público & Agentes

Marcia Kiss assume pasta de Assistência Social em Tangará; Ana Lúcia alega surpresa

Published

on

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, apresentou e empossou na manhã desta segunda-feira, dia 08, a nova secretária municipal de Assistência Social.

A professora Marcia Regina Kiss Siqueira de Castro Cardoso foi empossada em ato ocorrido no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPM), da Prefeitura Municipal.

Ela assume no lugar de Ana Lúcia Adorno de Souza, que ocupou o cargo entre janeiro e outubro de 2021. “Quero agradecer a Ana Lúcia pelo trabalho, empenho e esforço que dedicou à Secretaria ao longo desses 10 meses, deu o seu melhor e somos muito gratos a ela por isso”, disse o Prefeito Vander.

Márcia Kiss assumiu a pasta na manhã desta segunda-feira.

Marcia Kiss, como é mais conhecida no meio social, é casada com Arnaldo, mãe de 2 filhos: Matheus e Ana Clara. Nasceu em São Paulo/SP no dia 25/10/1972 e foi criada no Paraná.

Formada em Ciências Exatas e Pedagogia. É residente em Tangará da Serra desde março de 1995. Durante esses 26 anos em Tangará da Serra, trabalhou em várias escolas, dentre elas o Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez, a Escola Acalanto, a Escola Objetiva, o Colégio Ideal, o Centro Infantil Caracol Kids e a Avance Colégio e Cursos, nas quais atuou como professora, no setor financeiro, como coordenadora pedagógica e como diretora.

Já foi Conselheira Tutelar e Coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Vila Esmeralda.

Em 2016 e em 2020, Marcia Kiss foi candidata a vereadora em Tangará da Serra.

Ao ser empossada, Marcia assegurou que irá conduzir a Secretaria com dedicação. “Agradeço a oportunidade dada a mim pelo prefeito Vander Masson. Buscarei conduzir a Secretaria com sabedoria, com união e empenho de todos os servidores para conduzir a pasta”, disse, destacando que as ações serão com planejamento e atuando ao lado das demais secretarias.

Surpresa

Ana Lúcia Adorno atuou pela pasta desde janeiro, no início da atual gestão.

Comunicada de sua exoneração na última sexta-feira (05), Ana Lúcia Adorno de Souza, disse estar surpresa com a decisão do Executivo. Em entrevista veiculada pela rádio Serra FM nesta manhã de segunda-feira, Ana Lúcia relatou que, ao ser informada que deixaria a pasta de Assistência Social, ouviu o gabinete do Executivo que sua atuação não estava afinada com a gestão e que seu desempenho não foi o esperado pelo prefeito Vander Masson.

Ela disse, porém, que fez o possível para atender as expectativas da administração municipal e que, apesar das limitações estruturais e orçamentárias que enfrentou, buscou desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Ana Lúcia agradeceu a oportunidade de compor a gestão municipal e disse torcer pelo êxito dos projetos em andamento na pasta.

(Redação EB, com Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana