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Infraestrutura & Logística

Logística: MT-343 deverá ter conexão com BRs 070 e 174 para servir área da ZPE, em Cáceres

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A integração de rodovias estaduais e federais favorecerá o sistema logístico da região Oeste-Sudoeste de Mato Grosso. Ao menos, é esta realidade que começa a ser desenhada, com a conexão que haverá entre a MT-343 e as rodovias federais BRs 070 e 174, em Cáceres.

Da parte do governo do Estado, o órgão que está à frente desses trabalhos é a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Pelo governo federal, quem coordena as atividades é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério da Infraestrutura.

Conexão com BR-174 favorecerá operações da ZPE, em Cáceres.

A ideia é dotar a região de uma logística condizente para escoar o que será produzido na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso. Em curto e médio prazos, essa logística incluirá a Hidrovia do rio Paraguai (Cáceres-Corumbá) e a operacionalização de ao menos três terminais portuários fluviais.

Vistoria

Esta semana, o titular da Sinfra-MR, secretário Marcelo de Oliveira, vistoriou o andamento das obras de pavimentação da MT-343 e da ZPE, ambas em Cáceres. Essas obras são fundamentais para o desenvolvimento econômico das 22 cidades que compõem a região Oeste do Estado.

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Na MT-343, o secretário fiscalizou especificamente a obra que é executada no trecho entre os municípios de Porto Estrela e Cáceres, totalizando 64,4 quilômetros. Marcelo de Oliveira esteve acompanhado dos deputados estaduais Valmir Moretto e Dr. Gimenez, prefeitos municipais e demais autoridades da região.

Oliveira destaca que, somente na MT-343, o governo estadual pretende pavimentar quase 120 quilômetros nos municípios de Cáceres, Porto Estrela e Barra do Bugres. Dessa extensão, o trecho de 24,6 quilômetros entre Cáceres e o KM 46,5 da rodovia já foi concluído.

Ainda segundo o secretário, a MT-343 é considerada uma das principais rodovias da região, pois permite a interligação das BR-070 e BR-364, além de garantir a ligação asfáltica entre os municípios. “Essa pavimentação vai interligar a região produtora do Médio-Norte, em Barra do Bugres, diretamente à Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso, que está em obras”, disse.

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Infraestrutura & Logística

Governo publica edital para licitar pavimentação da MT-426, na região da Calcário, em Tangará

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O governo do Estado publicou no início deste mês de julho o edital de abertura de certame licitatório para obras de pavimentação da MT-426, na região da Calcário Tangará/São Jorge e Fazenda Netolândia, em Tangará da Serra.

O edital (RDC 059/2022) foi publicado com data de 01 de julho e prevê, em regime diferenciado, contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de implantação e pavimentação de 21,36 quilômetros da MT-426, desde a entrada da empresa Calcário Tangará até o entroncamento com a MT-358, proximidades da Serra dos Parecis, e, também, 17,24 quilômetros na MT-170, a partir da bifurcação com a 426, em direção ao distrito de São Jorge. Neste trecho, o projeto inclui a substituição da ponte de madeira existente sobre o rio Formoso, naquele distrito, por uma ponte de concreto. Extensão total, portanto, é de 38,60 quilômetros, com o governo estadual executando com a conclusão prevista até final de 2024, sem necessidade de parceria com associação de produtores.  (Veja, na imagem abaixo, trajeto a ser pavimentado)

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O projeto, no entanto, foi custeado com recursos privados de R$ 381 mil, através da Associação dos Produtores da MT-426/170, com aprovação pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) em março deste ano.

Região produtora

Um dos articuladores das obras que serão licitadas é Edilson Sampaio, que coordena as obras de pavimentação da MT-339, como superintendente da Associação dos Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339. Ele, que foi informado da licitação durante uma visita à Sinfra-MT na semana passada, destaca a importância da pavimentação daquela rodovia, que atende a uma região que responde por importantes atividades econômicas – como produção de calcário e pecuária. “É preciso enaltecer a proatividade do governo do Estado, que dará uma solução definitiva para um problema que se arrasta a décadas. A pavimentação vai impulsionar a economia daquela região, que sempre contribuiu em alta conta para o município e ao próprio estado”, disse.

Segundo estimativas da associação dos produtores da localidade, somente em calcário a região produziu em 2021 um total de 1,18 milhão de toneladas, o que representou cerca de 40 mil viagens de caminhões carregados, cada um, com uma média de com 30 toneladas de carga do insumo.

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Há, também, uma intensa movimentação de gado de corte na região, advinda de um grande confinamento. Segundo informações repassadas por produtores da região, a pecuária de corte movimentou, por sua vez, cerca de 15 mil cargas vivas em 2021.

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