TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Economia & Mercado

Intenção de Consumo das Famílias sobe 1,8% em agosto

Publicado em

O índice que mede a Intenção do Consumo das Famílias (ICF) teve alta de 1,8% em agosto, após cinco meses seguidos de quedas. A pesquisa foi divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou 18 mil questionários aplicados em todas as unidades da federação.

O crescimento em comparação a julho interrompeu a tendência de queda iniciada em março e aproximou o indicador do patamar de dezembro do ano passado. Em relação a agosto de 2018, houve alta de 6,8%.

Presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que há um maior otimismo das famílias na programação dos seus gastos.

Segundo a confederação, o avanço do ICF está ligado às variações positivas nos subíndices de Perspectivas de Consumo, que subiu 4%, e de Momento para Aquisição de Bens Duráveis, com alta de 2,4%.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que há um maior otimismo das famílias na programação dos seus gastos, o que tem relação com uma possível melhora no nível de endividamento e a possibilidade dos saques nas contas do FGTS e PIS/Pasep.

Apesar da melhora, o ICF de agosto permaneceu em 91,4 pontos, abaixo do patamar de 100 pontos, o que indica um cenário de insatisfação. A última vez que ICF esteve acima dos 100 pontos foi em abril de 2015.

A insatisfação das famílias com o consumo se dá principalmente no Momento para Duráveis (62,6 pontos) e no Nível de Consumo Atual (71,9 pontos). Mais alta, a Perspectiva de Consumo também permaneceu abaixo dos 100 pontos, com 91.

Os indicadores ligados à renda e ao emprego, entretanto, apresentam resultados acima dos 100 pontos, com 108,8 e 116,1, respectivamente, o que indica um quadro de mais otimismo, segundo a CNC. A estabilidade de preços e a melhora gradual do mercado de trabalho foram as causas apontadas.

(Fonte: Agência Brasil)

Comentários Facebook
Advertisement

Economia & Mercado

Febraban: Mutirão nacional para renegociação de dívidas bancárias vai até 31 de março

Published

on

Está em vigor desde o último dia 1º o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma ação nacional desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. A promoção é voltada à negociação de dívidas bancárias, que poderão ser renegociadas até 31 de março.

Até a data limite, bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito

A iniciativa envolve mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras e permite ao consumidor durante todo o mês negociar as dívidas em produtos que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas. São eles:

– Cartão de crédito

– Cheque especial

– Crédito consignado

– Demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras

Os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito.

As negociações podem ser feitas de maneira remota, diretamente com a instituição financeira credora, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br. Também é possível buscar o Procon participante da cidade/localidade do devedor.

O Mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos e as campanhas acontecem em março (Mês do Consumidor) e novembro, desde 2019 e já somaram 33 milhões de contratos renegociados. Na última edição, realizada em novembro de 2024, os bancos repactuaram 1.750.038 milhão de contratos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.

“O Mutirão traz ao consumidor a oportunidade de renegociar suas dívidas de maneira mais favorável, com condições especiais de pagamento, prazos e possíveis descontos. A ação também ajuda a prevenir o superendividamento e serve como um canal para a educação financeira dos consumidores, por meio da disponibilização de cursos e conteúdo gratuito”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.

As informações completas sobre o Mutirão, o passo a passo para negociar, assim como a lista das entidades participantes, podem ser encontradas na página do Mutirão no Meu Bolso em Dia Febraban.

(Fonte: Febraban – Federação Brasileira de Bancos / Diretoria de Comunicação)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana