TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Há dois meses sem chuvas, região de Tangará da Serra terá semana de calor e umidade do ar em 15%

Publicado em

A estiagem está se mostrando intensa em Tangará da Serra neste mês de julho. O calor durante o dia, a secura, a poeira e nenhuma previsão de chuva para os próximos dias pintam o típico quadro meteorológico do inverno mato-grossense, em especial na região do cerrado.

A última chuva considerável que caiu sobre a região foi entre os dias 13 e 14 de maio. De lá para cá, apenas pequenas precipitações isoladas e garoa foram registradas.

Para a semana, os principais sites de meteorologia apontam, a partir desta segunda-feira (13.07), para temperaturas máximas entre 32 e 35 graus celsius e mínimas entre 18 e 20°C.

O que mais preocupa é a umidade relativa do ar, que poderá descer aos críticos 15% entre a quarta e a quinta-feira, nas horas mais quentes do dia. Os níveis máximos de umidade não deverão superar os 58 %, sempre nas madrugadas. O ideal para a saúde humana é entre 40% e 70%.

Esta baixa umidade inspira cuidados com a saúde, como evitar exposição aos raios solares, beber muita água e usar nebulizadores ou recipientes com água dentro de casa para garantir a hidratação do organismo.

Leia mais:  Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Os riscos também se estendem ao meio ambiente, já que o período se caracteriza pela ocorrência de queimadas. O consumo de água em atividades domésticas também deve ser reduzido para evitar medidas de racionamento por parte do poder público.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Published

on

Em Tangará da Serra, a Feira do Produtor do Centro é de uma diversidade singular quando se trata de alimentos. E esta variedade de produtos pode ser conferida neste domingo (19), a partir das 05h00.

(*) Veja série de fotos a seguir.

No maior mercado público de Mato Grosso, o consumidor encontra o melhor da agricultura familiar local, com inúmeras opções em hortifrutis, carnes e embutidos, produtos coloniais, leite e derivados, pães e doces, temperos e condimentos, além da praça de alimentação.

“Mas, na Feira do Centro não tem só alimentos. Tem a arte, tem o artesanato, tudo de bom gosto”, destaca o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino.

No box 49-C, Dª Eva Rodrigues da Silva comercializa pilões, tábuas de corte, pás de cozinha e outras utilidades artesanais que ela mesmo produz. “É no bambu e na garapeira”, diz Dª Eva, que faz o seu trabalho no sítio localizado na Agrovila 01, do Assentamento Antônio Conselheiro.

Leia mais:  Redes sociais estão repletas de “Fake News” sobre rompimentos em barragens [áudio]

Ali perto, num dos corredores centrais da Feira, do lado para a rua José Cândido Melhorança (Rua 24), a arte chama atenção. Trata-se da artista plástica Gloria Borges, que mostra e oferece arte sobre tela e artesanato, uma riqueza em cores para decoração de ambientes.

Glória mostra seu talento ao retratar em arte os pássaros da região de Tangará da Serra, figuras humanas e outras inspirações. Também apresenta adornos, como pinturas em pedras e artesanatos, como cestos feitos com fibra de bananeira.

Vale à pena conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana