conecte-se conosco


História & Tradição

Família Nuernberg: Das origens da antiga Prússia à integração em solo brasileiro

Publicado

A presença de descendentes de alemães no Brasil é o resultado de uma saga iniciada em meados do século XIX e que teve continuidade no século seguinte até o período pós-Segunda Guerra Mundial.

Brasão Nuernberg

Os graves problemas sociais na Europa, especialmente no século XIX, combinadas com a necessidade de povoamento do território brasileiro e a grande oferta de terras, foram fatores determinantes para que os europeus – em sua maioria alemães, italianos e poloneses – se estabelecessem no Brasil e participassem ativamente do desenvolvimento do país.

Nesse contexto histórico, se encaixa a família Nuernberg. Tudo começou com o jovem Joseph Henrich Nürnberg, na Prússia (reino que compunha o Império Alemão, até o século XIX). Corria o ano de 1862, e Joseph queria escapar das atrocidades da Guerra dos Ducados do Elba, envolvendo a antiga Prússia e a Dinamarca.

Anton Nuernberg (ao centro, de chapéu), o primogênito de Joseph e Anna Gertrud, em foto de família.

Joseph Henrich Nürnberg embarcou no porto de Bremen e foi transportado pela  companhia Steinmann de Antuérpia com destino ao Rio de Janeiro. Chegou ao lado de Anna Gertrud Kestring.

O casal se estabeleceu no Sul do Brasil, na recém-criada colônia alemã de Teresópolis (proximidades de Florianópolis) e, junto a outras 27 famílias, foram instalados em localidade ao longo do Rio Salto, hoje município de Águas Mornas, em Santa Catarina. Ali nasceu Anton, o primeiro Nuernberg brasileiro, e os outros filhos do casal, Johann Gerhard e Augustus. Foi de Anton a inspiração para a logomarca da família no Brasil (imagem à esquerda).

Os filhos constituíram famílias e prosperaram. Na década de 1940 dois deles – José (Juca) e Henrique – migraram para a região de Pato Branco, no Paraná, onde hoje se situam os municípios de Dois Vizinhos e Verê.

No Brasil, vele observar, o sobrenome Nürnberg foi adotado sem o trema e com grafia “Nuernberg”.

Do Sul para o Centro-Oeste

Família de Djalma (camisa listrada) recepcionando descendentes Nuernberg (em pé), em Mato Grosso.

Começava ali uma bela história que se estendeu ao Mato Grosso, a partir dos anos de 1980. O filho de Juca, Djalma Nuernberg, sua esposa e quatro filhos, migraram para o estado, para a cidade de Cláudia, onde a família prosperou no cultivo da soja e milho e na pecuária.

O sobrinho de Djalma, Alfredo Acácio Nuernberg – filho de Dário Nuernberg e Salute Minotto Nuernberg – migrou solteiro para o Mato Grosso, onde, em Tangará da Serra, conheceu a esposa Marisa Dolce dos Santos Nuernberg. Com ela, teve os filhos Karla e Kaique.

Em Tangará da Serra

Alfredo e família, com a primeira neta.

Alfredo criou uma pequena oficina – Tratortec – nos fins dos anos 1990, tendo o apoio da irmã mais nova, Zeni Nuernberg, e o irmão mais velho, Alirio Nuernberg, que também havia migrado para Mato Grosso, onde hoje desfruta de aposentadoria.

A pequena empresa Tratortec cresceu e evoluiu para a Tratortecmaq, tradicional empresa do agronegócio com sede na avenida Lions Internacional. (Assista vídeo institucional, na sequência)

Além de gerar empregos e renda com sua sólida empresa, Alfredo Acácio Nuernberg se destaca na filantropia e na preservação do meio ambiente. Exerce cargos diretivos no Rotary Club (Águas do Sepotuba) e no Lar do Idoso de Tangará da Serra.

Além disso, tem preocupação com o resgate histórico da família Nuernberg. Criou grupos em aplicativos nas redes sociais de resgate dos inúmeros descendentes de Joseph Henrich Nürnberg e Anna Gertrude Kestring.

Visita

Descendentes Nuernberg, em reunião festiva no início de novembro, em Tangará da Serra.

Em novembro, Tangará da Serra foi contemplada com uma visita da Expedição Nuernberg, com acolhida por Alfredo, em sua residência. Vieram Luís Nuernberg Michels, Walter Nuernberg Conti, Névio João Nuernberg, Ruy Nuernberg, Newton Nuernberg, Luiz Jair Baldessar e Nivaldo Nicodemos Nuernberg, todos do Sul do Brasil.

O vídeo a seguir conta a história da Família Nuernberg no Brasil:

publicidade

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana