conecte-se conosco


Defesa & Segurança Pública

Estrada da Serrinha: PM prende trio que abatia gado no pasto para furtar carne (Vídeo e fotos)

Publicado

A Polícia Militar flagrou na madrugada da última sexta-feira (28), três homens tentando abater gado numa pastagem localizada na região da “Serrinha”, na divisa de Tangará da Serra e Nova Olímpia. Os homens detidos podem integrar uma quadrilha que vem atuando na região abatendo gado nos pastos, sempre à noite/madrugada, para comercialização ilegal da carne.

Animais do pasto abordado pelos bandidos. Vaca com cria ao pé seria abatida.

Esse tipo de crime, vale lembrar, tem sido frequente na região e tem causado seguidos prejuízos a produtores rurais, além de representar crueldade aos animais, abatidos a tiros e ‘carneados’ ainda vivos no pasto. Os bandidos furtam as partes mais nobres do animal abatido (partes traseiras e dianteiras), deixando os restos no local.

Ação

Segundo boletim de ocorrência, uma guarnição do Patrulhamento Rural da 12ª CIPM de Barra do Bugres – composta pelo Subtenente PM Ferreira, pelo 3º Sargento Josué e pelo soldado PM Garcia – realizava rondas na área rural de Nova Olímpia, na Estrada da Serrinha, quando avistou um veículo suspeito. A guarnição permaneceu em barreira fixa discreta e os policiais flagraram a ação criminosa.

Veículo tripulado pelos criminosos foi apreendido pela PM.

O veículo dos infratores parou a cerca de 150 metros da viatura policial, sem perceber a presença dos PMs. Os ocupantes desceram do veículo e começaram a ‘lanternar’ no pasto na direção do gado, efetuando um disparo e acertando um dos animais. A movimentação provocou a dispersão dos outros animais do rebanho. Nesse momento, os criminosos foram abordados pelos policiais, recebendo voz de prisão.

Os homens detidos foram revistados, assim como o veículo, sendo com eles encontradas uma espingarda calibre 22 adaptada, com uma munição deflagrada, e uma pistola calibre 22. Também foram encontradas cinco facas, além de lonas e sacos que seriam usados para o acondicionamento da carne dos animais abatidos. (Imagem no cabeçalho da matéria)

Indiciamento e investigação

Os criminosos foram conduzidos à delegacia de Nova Olimpia. “Tivemos alguns furtos de gado  neste ano nesta modalidade, de serem abatidos na beira da estrada”, disse o Subtenente Ferreira, em vídeo enviado pela assessoria da PM.

Com a prisão, a Polícia Judiciária Civil abrirá investigação para apurar os vários crimes de abate clandestino e furto de carnes que vem ocorrendo há meses na região. Os três criminosos – que deverão ser indiciados por furto e porte ilegal de arma de fogo – podem integrar uma quadrilha que vem agindo nesta modalidade de delito.

publicidade

Defesa & Segurança Pública

Em Sapezal, PM interrompe grandes aglomerações com menores e homens armados

Publicado

A irresponsabilidade não tem limites para muitas pessoas. Em plena pandemia e com determinação oficial clara de proibição de aglomerações e eventos festivos, a Polícia Militar teve de agir e interromper, ao mesmo tempo, uma festa com grande público e presença de menores e uma grande aglomeração em um bar na cidade de Sapezal.

As ocorrências foram registradas na noite do último domingo (31/01), em ação denominada ‘Operação Dispersão III’. Uma delas tratava-se de um bailão promovido na área conhecida como ZBM, periferia da cidade.

No bailão, pessoas não usavam máscara e menores consumiam álcool.

Segundo o boletim de ocorrência, no local havia presença de menores e aglomeração de centenas de pessoas. Na chegada das viaturas policiais, dezenas de pessoas começaram a sair do local. Ao adentrar no bailão, foi constatada centenas de pessoas em aglomeração, quase todas sem o uso de máscaras de proteção facial. Menores ingeriam bebidas alcoólicas, sendo que três deles foram detidos.

“Considerando o descumprimento do decreto estadual n° 783/2021, decreto Municipal de Sapezal n° 09/2021, e a lei estadual n° 11.110/2020 quanto às medidas de prevenção aos riscos de disseminação do coronavírus, bem como a presença de menores fazendo uso de bebida alcoólica, o proprietário e os menores deslocaram até o quartel da PM para a confecção do B.O.”, constou na ocorrência.

Bar lotado

Grande aglomeração, com pessoas fortemente armadas também foi registrada na mesma noite.

Noutra ocorrência, a PM foi acionada para intervir num bar localizado também na ZBM, onde havia grande aglomeração de pessoas. Durante a abordagem a dezenas de pessoas foram encontradas quatro pistolas calibre 380, nas cinturas de quatro homens.

No interior de dois veículos foram encontradas duas carabinas calibre 12, além de 160 unidades de munição das armas 380 e 27 das carabinas.

Armas e munições foram apreendidas com quatro homens.

Ao questionar os suspeitos, os homens relataram que trabalham em uma empresa de escolta armada de SP, e que deixaram as carretas carregadas de defensivo no pátio de um posto de combustível e deslocaram até a Zona para se divertirem juntamente com os motoristas das carretas.

Os quatro suspeitos foram conduzidos para o quartel para a confecção do boletim de ocorrência. Tanto as armas como as munições foram apreendidas.

(Fotos: 6ª CIA PM – Sapezal)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana