TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

AGRICULTURA ORGÂNICA

Especialista falará sobre controle biológico em evento na Acits, nesta quinta-feira

Publicado em

Qualidade, produtividade e sustentabilidade na produção de alimentos através do controle biológico. Este será o tema central da palestra a ser ministrada pelo especialista Carlos Alberto Scapini no evento “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”, nesta quinta, a partir das 14h00, no auditório da Associação Comercial (Acits), em Tangará da Serra.

O evento – “Fortalecendo a Agricultura Local” – é promovido pela Hectar, em parceria com a Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet) e é voltado não apenas aos agricultores familiares, mas também aos produtores de médio e grande porte.

O Palestrante

O palestrante, Carlos Alberto Scapini (foto acima), é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e é especialista em agricultura orgânica reconhecido nacionalmente, com trabalhos realizados nas cinco regiões do Brasil. Também tem atuação destacada em parcerias internacionais sobre bioinsumos na Europa (Espanha e Itália) e Mercosul (Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai).

Scapini é proprietário da Fotossíntese Biologic, empresa especializada em tecnologia de bioinsumos e bioengenharia, com sede em Tangará da Serra. A empresa produz meios de cultura para multiplicação de bactérias para controle biológico de pragas e doenças, indutores de resistência e estimuladores de plantas, além de biofábricas e biorreatores para produção de bioinsumos on farm (na fazenda).

Conteúdo

O conteúdo terá como base diagnóstico de problemas fitossanitários detectados e estudados por Scapini em muitas propriedades de Tangará da Serra e região. “Vamos apontar os problemas e as soluções”, disse o especialista, citando culturas como alface, rúcula, cebolinha,  abobrinha, tomate, quiabo, banana, limão, café, batata-doce, entre outras desenvolvidas pelos produtores da região.

Também integram o conteúdo da palestra temas como o uso de bioinsumos na fruticultura e na horticultura, a filosofia do controle biológico, os conceitos sobre agricultura sustentável e bioinsumos que estão na legislação, as vantagens do controle biológico e seus ganhos econômicos, ambientais, de solo e de produtividade. “Vamos discorrer sobre como se faz, como se usa, como é a interação do biológico com o agroquímico (agrotóxico) e o que ocorre quando os resultados esperados não são alcançados”, disse Scapini.

Comentários Facebook
Advertisement

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana